1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Chafic.com.br Palestra de Chafic Jbeili
Advertisements

FAMÍLIA HISTÓRICO.  .
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Família Professor: Cordeiro.
 EVOLUÇÃO LEGISLATIVA  CC 1916  CARATER INSTITUCIONAL  FAMÍLIA PATRIARCAL-HIERARQUIZADA  MATRIMONIALIZADA-HETEROPARENTAL  PATRIMONIALIZADA  INDISSOLÚVEL.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
Sociedade dos indivíduos
REINVENTANDO OS LAÇOS FAMILIARES
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
PILAR Nº 03 – APRENDER A CONVIVER   ESPÍRITOS E HOMENS INTEGRAM-SE NAS REALIDADES EXISTENTES   CONVIVER COM RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E HARMONICAMENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Família, a base para cidadania
KARL MARX HEGEL ALIENAÇÃO: O conceito de auto-alienação aplica-se ao absoluto. A Idéia Absoluta (Espírito Absoluto), que para ele é a única realidade,
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Capitalista Socialista Misto
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Atividade racional que transforma o meio natural
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Prof.: Eliandra Feitosa
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Indicadores de Saúde Conceito
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Transcrição da apresentação:

1 FAMÍLIA HISTÓRICO.

2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE PRIVADA. 1º Cenário Antiguidade

3 A FAMÍLIA EXISTENTE NA IDADE MÉDIA SÉCULOS XIV E XV ESTÁ IMPREGNADA DE AÇÕES PÚBLICAS. HÁ UMA EXTERIORIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E DA VIDA. 2º Cenário Idade Média

4 “MAS DE FATO ATÉ O FIM DO SÉCULO XVII, NINGUÉM FICAVA SOZINHO. A DENSIDADE SOCIAL PROIBIA O ISOLAMENTO E AQUELES QUE CONSEGUIAM SE FECHAR NUM QUARTO POR ALGUM TEMPO, ERAM VISTOS COMO FIGURAS EXCEPCIONAIS: RELAÇÕES ENTRE PARES, RELAÇÕES ENTRE PESSOAS DA MESMA CONDIÇÃO, MAS DEPENDENTES UMAS DAS OUTRAS, RELAÇÕES ENTRE SENHORES E CRIADOS - ESTAS RELAÇÕES DE TODAS AS HORAS E DE TODOS OS DIAS JAMAIS DEIXAVAM UM HOMEM SOZINHO. ESSA SOCIABILIDADE DURANTE MUITO TEMPO SE HAVIA OPOSTO À FORMAÇÃO DO SENTIMENTO FAMILIAR, POIS NÃO HAVIA INTIMIDADE.” (ARIÉ, P. HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA, P.264)

5 NO FIM DO SÉCULO XVI E DURANTE O SÉCULO XVII VAI SURGIR UM NOVO SENTIMENTO DE FAMÍLIA QUE VEM ACOMPANHADO DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM RELAÇÃO ÁS CRIANÇAS. “A CRIANÇA TORNOU-SE UM ELEMENTO INDISPENSÁVEL DA VIDA COTIDIANA, E OS ADULTOS PASSARAM A SE PREOCUPAR COM SUA EDUCAÇÃO, CARREIRA E FUTURO” (ARIÉ, P. HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA, P.270) 2º Cenário Idade Média

6 NO SÉCULO XVIII “A FAMÍLIA MODERNA, AO CONTRÁRIO, SEPARA-SE DO MUNDO E OPÕE À SOCIEDADE O GRUPO SOLITÁRIO DOS PAIS E FILHOS. TODA ENERGIA DO GRUPO É CONSUMIDA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, CADA UMA EM PARTICULAR, E SEM NENHUMA AMBIÇÃO COLETIVA: AS CRIANÇAS MAIS DO QUE A FAMÍLIA... ESSA EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA MEDIEVAL... DURANTE MUITO TEMPO SE LIMITOU AOS NOBRES... AINDA NO INICIO DO SÉCULO XIX, UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, A MAIS POBRE E MAIS NUMEROSA, VIVIA COMO AS FAMILIAS MEDIEVAIS, COM AS CRIANÇAS AFASTADAS DOS PAIS.” (ARIÉ, P. HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA, P.271) 4º Cenário Modernidade

7 A Europa como civilização mais avançada, promove/sofre guerras que vão alterar as formas de relações pessoais e sociais. Impondo um sentimento de urgência em viver todas as coisas já. Neste contexto a família também será alterada, a criança será entendida como esperança, há uma extensão da família pelo espírito da solidariedade, espírito de comunidade e de cuidado mútuo. 5º Cenário Pós- Guerra

8 DIVERSIDADE ESTRUTURAL MAIS COMUM FAMÍLIAS TRADICIONAIS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FAMÍLIAS RECASADAS FAMÍLIAS AMPLIADAS FAMÍLIAS NÃO CONVENCIONAIS FAMÍLIA HOJE

9 NÃO EXISTE UMA FAMÍLIA IDEAL OU UM MODELO PRÉ-DETERMINADO DE FAMÍLIA, EXISTEM FAMÍLIAS REAIS. INDEPENDENTE DE SUA CONFIGURAÇÃO, A FAMÍLIA CONTINUA SENDO A INSTITUIÇÃO SOCIAL RESPONSÁVEL PELOS CUIDADOS, PROTEÇÃO, AFETO E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS, OU SEJA, É O PRIMEIRO E IMPORTANTE CANAL DE INICIAÇÃO DOS AFETOS, DA SOCIALIZAÇÃO, DAS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM.

10 DADOS DO IBGE/1999: 30,5% DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS COM CRIANÇAS ATÉ SEIS ANOS VIVEM COM RENDA PER CAPITA MENSAL IGUAL OU INFERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO. RESULTA EM TODA ORDEM DE EXCLUSÃO E INFÂNCIA REDUZIDA. FAMÍLIA E DESIGUALDADE ECONÔMICA FAMÍLIA: DESIGUALDADE ECONÔMICA

11 AS CRIANÇAS DE FAMÍLIA RICA COSTUMAM TER UMA INFÂNCIA DE LONGA DURAÇÃO, RECEBENDO UMA PROFUSÃO DE BENS QUE NÃO LHES PERMITEM ENTENDER A DIFERENÇA DO TER E NÃO TER, NÃO APRENDEM A REPARTIR, E NÃO SABEM O QUE É REALMENTE DESEJAR CONFUNDINDO DESEJAR COM CONSUMIR POR CONSUMIR.

12 ACESSO AO CONHECIMENTO SOBRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, SOBRE SAÚDE, SOBRE DIREITOS ENTRE OUTROS SABERES, PODEM SER UM IMPORTANTE CONTRAPONTO ENTRE SABERES TÉCNICOS, SABERES COTIDIANOS, VALORES E AS REALIDADES DAS FAMÍLIAS. QUALIFICANDO E AMPLIANDO AS OPORTUNIDADES DE DIGNIDADE PARA FAMÍLIA BRASILEIRA. CONHECIMENTO E PROMOÇÃO DE JUSTIÇA SOCIAL

13 FAMILIA, NO LATIM IA É PLURAL. FAMULUS (SINGULAR) SIGNIFICA ESCRAVO, LOGO: FAMÍLIA É CONJUNTO DE ESCRAVOS FAMÍLIA CONCEITOS

14 A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE TEM ESPECIAL PROTEÇÃO DO ESTADO. (C.F capítulo VII, Art, ) FAMÍLIA

15 A RELAÇÃO MATRIMONIAL É O FULCRO DA ESTRUTURA FAMILIAR. A SUA PADRONIZAÇÃO EM TERMOS DE SOCIEDADE, QUE A INCLUI, DEPENDE DE UMA VARIEDADE DE FATORES AMBIENTAIS, ADMITINDO A COEXISTÊNCIA DE FORMAS PECULIARES A SETORES DISTINTOS DA SOCIEDADE. (LENHARD, R. IN SOCIOLOGIA EDUCACIONAL, VIII-P.50) FAMÍLIA

16 FAMÍLIA DE ORIGEM É AQUELA DE NOSSOS PAIS; FAMÍLIA DE REPRODUÇÃO É AQUELA FORMADA PELO INDIVÍDUO COM OUTRO ADULTO E OS FILHOS DECORRENTES. (PRADO, D. IN O QUE É FAMÍLIA, P.13) FAMÍLIA

17 FAMÍLIA UMA NOVA ÉTICA UM NOVO COMPROMISSO IDENTIDADE/VÍNCULO E DIREITO A DIFERENCIAÇÃO. FAMÍLIA

18 REGULAÇÃO SEXUAL REPRODUÇÃO SOCIALIZAÇÃO AFETO PROTEÇÃO EDUCAÇÃO... FUNÇÕES DA FAMÍLIA

19 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA SOCIALIZAR E PRODUZIR CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA QUALIFICAR A VIDA CIDADÃ