DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,

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DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará, JANES KENED RODRIGUES DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará, METODOLOGIA RESULTADOS CONSIDERAÇÕES REFERÊNCIAS IEMCI/FEMCI INTRODUÇÃO  O presente trabalho trata-se de um relato de experiência;  Desenvolvido com estudantes de duas comunidades escolares da região metropolitana de Belém-Pará sobre o açaí;  Este estado é o maior produtor nacional deste fruto;  O açaí faz parte da cultura alimentar e econômica dos paraenses de forma muito intensa;  O trabalho foi desenvolvido para conhecer os sentidos subjetivos sobre o açaí apresentados por estudantes da zona urbana e ribeirinha;  À vista disso, este trabalho foi desenvolvido com duas turmas de 4º ano do ensino fundamental;  Totalizando 45 alunos, sendo 24 de uma escola localizada na zona urbana, e 21 de outra escola, localizada as margens do rio Guamá (área Ribeirinha);  Foi solicitado aos estudantes a produção de desenhos que representasse os significados do açaí em seu cotidiano e posteriormente foi realizado uma entrevista;  Os resultados foram agrupados conforme os eixos: Representação da árvore de açaí, Relação com o açaí: alimentação, subsistência familiar, trabalho e fonte de renda.  Esse conjunto de elementos corroborou para evidenciar os sentidos subjetivos sobre o fruto para os sujeitos das referidas comunidades.  Destacaram-se os aspectos que influenciam os significados atribuídos pelos estudantes ao açaí, evidenciando o caráter de sua relação com o mesmo: comercial, alimentar e cultural;  As representações sobre o fruto são densas e distintas mesmo dentro da própria cidade de Belém. Figura 1 – Síntese das principais representações gráficas do imaginário dos alunos de diferentes comunidades sobre a árvore de açaí. Fonte: elaborada pelas autoras, com base nos desenhos dos sujeitos.  Considerar a subjetividade e a complexidade dos processos simbólicos e representacionais se constituem como elementos essenciais para compreender as especificidades particulares do sujeito e sua expressão social;  Desse modo, tais informações podem ser consideradas na formação e desenvolvimento dos processos educativos e ações sociais, por exemplo.  À vista disso, vê- se a importância de reconstruir saberes a partir do meio em que o aluno vivencia, considerando os conhecimentos generalizados acerca de determinado objeto para, então, haver uma transposição desses conhecimentos generalizados para conhecimentos científicos. GONZÁLEZ REY, F. L. Psicologia e educação: desafios e projeções. Em RAYS, O. A. (org.). Trabalho pedagógico: realidade e perspectivas. Porto Alegre: Sulina ______Psicoterapia, subjetividade e pós-modernidade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo, Thomson IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Produção da Extração Vegetal e Silvicultura. Disponível em:. Acesso em: 20 de set vegetal2012 MARQUES, M. O. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 2. Ed. Ijuí: UNIJUÍ, MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, Figura 1 – Desenho dos alunos das escolas urbana e ribeirinhas sobre importância do açaí em suas vidas. Fonte: elaborada pelas autoras, com base nos desenhos dos sujeitos O VALOR SIMBÓLICO DO AÇAÍ PARA OS ESTUDANTES DA ZONA URBANA E RIBEIRINHA