Criação do pneumoperitônio mediante punção com agulha de Veress no hipocôndrio esquerdo: ensaio clínico prospectivo e randomizado. Jorge Luís Wilson Jr.,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM
Advertisements

Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Funções Prof. Márcio.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
Inferência Estatística
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES – CINEMÁTICA DOS FLUIDOS
Lembre-se: Os apontamentos em sala de aula e os comentários nesse arquivo digital devem ser complementados pela leitura dos livros preconizados e indicados.
I NFLUÊNCIA DA FORÇA NO PRENSA - CHAPAS NA CONFORMABILIDADE DO AÇO MULTIFÁSICO CPW 800.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
DOENÇAS DA TIREOIDE e O PACIENTE IDOSO
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Teste t de medidas INDEPENDENTES Estatística Aplicada - Componente Prática.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
Fixação de cateteres venosos periféricos em crianças: estudo comparativo Ana Cristina Guerra, MSc, RN; Luís Batalha, PhD, RN; Luísa Costa, RN; Dulce Almeida,
AUTODEPURAÇÃO NATURAL EM CURSOS D’ÁGUA
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
Testes de Hipóteses Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas Programa de Pós-Graduação.
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
AAHPERD Youth Fitness Test
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
STUDY OF THE MECHANICAL PROPERTIES OF THE HOT DIP GALVANIZED STEEL AND GALVALUME® N. Coni; M. L. Gipiela; A. S. C. M. D’Oliveira; P. V. P. Marcondes ESTUDO.
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
TRATAMENTO PRELIMINAR DE ESGOTOS GRADEAMENTO E CAIXA DE AREIA
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Natália de Azevedo Modesto; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.. TRATAMENTO.
E E.C.P.P.A Ensaios Clínicos Condução e Análise Estatística Álvaro Nagib Atallah.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
Aulas Multimídias – Santa Cecília
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
BDAM INTERMITENTE ESFORÇO INDUZIDO EM PACIENTE COM LESÃO CRÍTICA DA DA BDAM INTERMITENTE ESFORÇO INDUZIDO EM PACIENTE COM LESÃO CRÍTICA DA DA BLOQUEIO.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Osteotomia com Ressecção Vertebral no Tratamento na Cifoescoliose em Neurofibromatose (NF1) RODRIGO AUGUSTO DO AMARAL 1, RUBENS JENSEN 1, LUIS MARCHI 1,
Revisão de Estatística Parte II J M Fernandes. Amostras estatísticas para parâmetros populacionais Assumir que a distribuição é normal X~N(µ(σ 2 )) Gerar.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
Reconhecimento de Padrões Introdução David Menotti Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Programa de Pós-Graduação em Ciência.
Planejamentos com Múltiplos Blocos Delineamento em blocos completos casualizados Um fator de perturbação é um fator que provavelmente tem um efeito sobre.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
DACRIOCISTORRINOSTOMIA TRANSCUTÂNEA
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Quais são os principais grupos de plantas que existem na actualidade?
Hemorragia Enfª Roberta Almeida.
Sistema para agendamento e controle de pacientes para a Clínica Escola de Fisioterapia (CEF) da Unisul Ciências Exatas e da Terra Johannes S Silveira Ferreira.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Caso Clínico Cintilografia de Esforço do Miocárdio com
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 6 – Resultante das Cargas.
EFEITO DO TRATAMENTO CRÔNICO COM LÍTIO NA ATIVIDADE MOTORA DE RATOS WISTAR. 1BOING, L.S., 1GRALA, C.G., 1DAL-BÓ, M.B., 1MEDEIROS, V.S., 1AGNOLETTO, G.J.,
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Aula 1 – Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2 Prof. Julio C. J. Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências.
Scuba Dive Tracker Diogo Lopes | Luís Duarte | Mónica Carvalho | Pedro Rodrigues | Rúben Leite.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
Desenho Arquitetônico
Séries Estatísticas Aula 2. Aula passada Variável Discreta:só assume valores pertencentes ao um conjunto enumerável. (Inteiros) Variável Discreta:só assume.
Mestrado Profissional em Física Médica
Transcrição da apresentação:

Criação do pneumoperitônio mediante punção com agulha de Veress no hipocôndrio esquerdo: ensaio clínico prospectivo e randomizado. Jorge Luís Wilson Jr., João Luiz Moreira Coutinho de Azevedo, Otávio Cansanção de Azevedo Departamento de Cirurgia, Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, Unifesp-EPM, São Paulo, SP. INTRODUÇÃO A criação do pneumoperitônio é o primeiro passo para a realização da videolaparoscopia. A maioria das complicações associadas a esse procedimento ocorre durante a sua etapa mais crítica, o acesso à cavidade peritoneal, em razão do risco significativo de lesões vasculares e viscerais. Apesar de não existir consenso quanto ao melhor método para o acesso à cavidade peritoneal visando à instauração do pneumoperitônio, a punção com agulha de Veress é a técnica mais freqüentemente utilizada. O local clássico da punção com agulha de Veress é a linha média do abdome, junto à cicatriz umbilical. Nessa região, a punção apresenta riscos de lesão de grandes vasos, em função da pequena distância da parede anterior do abdome com essas estruturas vasculares retroperitoneais. Por outro lado, a punção no hipocôndrio esquerdo tem sido mencionada como sendo segura, sem risco maior de lesão iatrogênica. MÉTODOS Sessenta e dois pacientes distribuídos aleatoriamente em dois grupos foram estudados prospectivamente: Grupo HE: punção no hipocôndrio esquerdo (n = 30) Grupo LM: punção na linha média do abdome (n = 32) Foram avaliados os testes de posicionamento da agulha, o número de tentativas frustradas e a duração da instalação do pneumoperitônio. Os fluxos correntes, as pressões intraperitoneais e os volumes injetados foram registrados a cada 20 segundos, até 12mmHg. RESULTADOS CONCLUSÃO Dessa forma, a punção com agulha de Veress no hipocôndrio esquerdo para o estabelecimento do pneumoperitônio é uma alternativa segura e eficaz, devendo ser a preferida. Apoio Financeiro: PCE – Pró-Cirurgia Especializada Ltda, CNPq-PIBIC OBJETIVO O objetivo desta pesquisa é avaliar se a punção com agulha de Veress no hipocôndrio esquerdo, visando à criação do pneumoperitônio, é uma alternativa segura e eficaz em relação à habitualmente realizada na linha média em região periumbilical. Figura 1 – Esquema representativo da punção com agulha de Veress na linha média do abdome, ao nível da cicatriz umbilical, constituído por corte sagital do abdome e pelve, podendo-se observar a incisão da pele e tela subcutânea, através da qual foi introduzida pinça para tração superior da aponeurose anterior do músculo reto abdominal e introdução da agulha de Veress na cavidade peritoneal, notando-se a proximidade com os grandes vasos retroperitoneais. Figura 2 - Esquema representativo da localização da punção com agulha de Veress no hipocôndrio esquerdo, junto ao rebordo costal, a 8 cm da linha média. Observa-se o ponto em que deve ser realizada a punção, notando-se o distanciamento dos grandes vasos retroperitoneais. Gráfico 1 – Proporção e respectivos Intervalos de Confiança (95%) dos fracassos nas diferentes provas realizadas nos grupos LM e HE. Nota-se que para as proporções de fracassos em cada uma das provas realizadas os intervalos de confiança dos dois grupos se sobrepõem e dessa forma há evidência estatística de que os grupos são equivalentes quanto às proporções de fracassos encontradas nas diferentes provas. Gráfico 2 – Médias e respectivos limites superior (LS) e inferior (LI) dos Intervalos de Confiança (IC95%) para o tempo necessário para atingir a pressão de 12mmHg nos grupos punção na linha média (grupo LM) e no hipocôndrio esquerdo (grupo HE). Não há evidência estatística de diferença significante entre as médias devido à sobreposição dos intervalos de confiança dos dois grupos. Gráfico 6 – Médias e respectivos limites superior (LS) e inferior (LI) dos intervalos de confiança (IC95%) para as áreas sob as curvas de pressão nos pacientes com punção na linha média (grupos LM) e no hipocôndrio esquerdo (HE). Não há evidência estatística de diferença significante entre as médias devido à sobreposição dos intervalos de confiança. Gráfico 7 – Médias e respectivos intervalos de confiança (IC95% ) para as áreas sob as curvas de fluxo nos pacientes submetidos à punção na linha média (grupo LM) ou no hipocôndrio esquerdo (grupo HE). Não há evidência estatística de diferença significante entre as médias de área sob as curvas de fluxo devido à sobreposição dos intervalos de confiança. Gráfico 8 – Médias e respectivos intervalos de confiança (IC95%) para as áreas sob as curvas de volume nos pacientes submetidos à punção na linha média (grupo LM) ou no hipocôndrio esquerdo (grupo HE). Não há evidência estatística de diferença significante entre as médias de área sob as curvas de volume devido à sobreposição dos intervalos de confiança.