Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1
1º Desafio O ser aprendiz 2
Há um novo aprendiz que precisamos entender!
2º Desafio Metodologias 4
Fonte: Que modelo de educação tenho escolhido?
Nm2OxpNyHjU/ULp01fA7LKI/AAAAAAAAAQk/66C4bAlpfQQ/s1600/aulas.j pg 58f7f3c26ee/socrates_1_.jpg Aula expositiva tradicional X Aula expositiva dialogada
8
Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas
Experiência Exitosa Construção de Wiki no Moolde
Gamificação da Sala de Aula Primeiro workshop de gamificação 85% da sua vida será gamificada em 2020 Você já sabe o que é gamificação A inevitável gamificação da educação Infográfico: as 10 empresas interessadas em gamificação no Brasil Fontes: though-gamification-gamification/ 1. Tornar os estudantes parceiros na elaboração do design da gamificação; 2. Permitir segundas chances. E terceiras; 3. Prover feedback imediato; 4. Tornar o progresso visível; 5. Criar desafios ou missões; 6. Dar aos estudantes voz e escolha; 7. Oferecer badges e recompensas individuais; 8. Fazer com que os estudantes criem um sistema de conquistas; 9. Implementar tecnologia educacional; 10. Acolher os erros; enfatizar a prática.
Experiência Exitosa Divisão da sala em Times
Peer Instruction (PI) Aprendizado por colegas kers_cop/pedagogy/techniques/
Peer Instruction (PI) Aprendizado por colegas
Experiência Exitosa Fórum P & R do Moodle
Experiências Exitosas Quis Moodle
Flipped Classroom Sala de Aula Invertida invertida-e-tecnologias-emergentes ramal/post/sala-de-aula-invertida- educacao-do-futuro.html
emergentes aula-invertida-educacao-do-futuro.html Experiência Exitosa Fórum Geral do Moodle
3º Desafio Avaliação 20
Referenciais de Qualidade da Educação Superior a Distância no Brasil Na educação a distância, o modelo de avaliação da aprendizagem deve ajudar o aluno a desenvolver graus mais complexos de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos. Para tanto, esta avaliação deve comportar um processo contínuo, para verificar constantemente o progresso dos alunos e estimulá-los a serem ativos na construção do conhecimento. Desse modo, devem ser articulados mecanismos que promovam o permanente acompanhamento dos estudantes, no intuito de identificar eventuais dificuldades na aprendizagem e saná-las ainda durante o processo de ensino-aprendizagem (BRASIL, 2007). 21
Modelo Learning Vectors 22
Plugin LV 23
Referências 24 Brasil. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, p. Disponível em: FINAL.pdfhttp:// FINAL.pdf Acesso em 26/11/2015 _____ Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância Versão Preliminar. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília, Disponível em: Acesso em: 26/11/2015 SALES, G. L. Learning Vectors: Um Modelo de Avaliação da Aprendizagem em EaD Online Aplicando Métricas Não- Lineares. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática, Área de concentração: Eletromagnetismo, Orientador: Prof. Dr. Giovanni Cordeiro Barroso. Fortaleza, Ceará, Disponível em: Acesso em: 26/11/2015 MARKHAM, Thom; LARMER, John; RAVITZ, Jason. Aprendizagem Baseada em Projetos: Guia para professores de ensino fundamental e médio. Buck Institute for Education; tradução: Daniel Bueno. - 2.ed. Porto Alegre: Artmed, Plugin LV
Prof. Denys Sales Professor do IFCE