Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
Histórico do Monitor.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Papel do Tutor em EAD.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
GAMIFICAÇÃO ERIC SANTOS DE PAULA GLAUCIMAR SIQUEIRA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
Interdisciplinaridade: o que é isso?
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
vídeo
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Encontro Pedagógico 2015 Metodologias Ativas: Os Desafios na Sala de Aula Prof. Denys Sales 1.
Abordagens Didático-Pedagógicas para o Ensino de Ciências
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Dr. Gilvandenys Leite Sales Learning Vectors (LV): Um Modelo Não-Linear de Avaliação da Aprendizagem em EaD online.
Coordenador Adjunto do Pacto do Ensino Médio (IFCE)
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
O Modelo LEARNING VECTORS Avaliação Formativa em EaD Online Prof Denys Sales
Transcrição da apresentação:

Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1

1º Desafio O ser aprendiz 2

Há um novo aprendiz que precisamos entender!

2º Desafio Metodologias 4

Fonte: Que modelo de educação tenho escolhido?

Nm2OxpNyHjU/ULp01fA7LKI/AAAAAAAAAQk/66C4bAlpfQQ/s1600/aulas.j pg 58f7f3c26ee/socrates_1_.jpg Aula expositiva tradicional X Aula expositiva dialogada

8

Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas

Experiência Exitosa Construção de Wiki no Moolde

Gamificação da Sala de Aula Primeiro workshop de gamificação 85% da sua vida será gamificada em 2020 Você já sabe o que é gamificação A inevitável gamificação da educação Infográfico: as 10 empresas interessadas em gamificação no Brasil Fontes: though-gamification-gamification/ 1. Tornar os estudantes parceiros na elaboração do design da gamificação; 2. Permitir segundas chances. E terceiras; 3. Prover feedback imediato; 4. Tornar o progresso visível; 5. Criar desafios ou missões; 6. Dar aos estudantes voz e escolha; 7. Oferecer badges e recompensas individuais; 8. Fazer com que os estudantes criem um sistema de conquistas; 9. Implementar tecnologia educacional; 10. Acolher os erros; enfatizar a prática.

Experiência Exitosa Divisão da sala em Times

Peer Instruction (PI) Aprendizado por colegas kers_cop/pedagogy/techniques/

Peer Instruction (PI) Aprendizado por colegas

Experiência Exitosa Fórum P & R do Moodle

Experiências Exitosas Quis Moodle

Flipped Classroom Sala de Aula Invertida invertida-e-tecnologias-emergentes ramal/post/sala-de-aula-invertida- educacao-do-futuro.html

emergentes aula-invertida-educacao-do-futuro.html Experiência Exitosa Fórum Geral do Moodle

3º Desafio Avaliação 20

Referenciais de Qualidade da Educação Superior a Distância no Brasil Na educação a distância, o modelo de avaliação da aprendizagem deve ajudar o aluno a desenvolver graus mais complexos de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos. Para tanto, esta avaliação deve comportar um processo contínuo, para verificar constantemente o progresso dos alunos e estimulá-los a serem ativos na construção do conhecimento. Desse modo, devem ser articulados mecanismos que promovam o permanente acompanhamento dos estudantes, no intuito de identificar eventuais dificuldades na aprendizagem e saná-las ainda durante o processo de ensino-aprendizagem (BRASIL, 2007). 21

Modelo Learning Vectors 22

Plugin LV 23

Referências 24 Brasil. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, p. Disponível em: FINAL.pdfhttp:// FINAL.pdf Acesso em 26/11/2015 _____ Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância Versão Preliminar. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília, Disponível em: Acesso em: 26/11/2015 SALES, G. L. Learning Vectors: Um Modelo de Avaliação da Aprendizagem em EaD Online Aplicando Métricas Não- Lineares. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática, Área de concentração: Eletromagnetismo, Orientador: Prof. Dr. Giovanni Cordeiro Barroso. Fortaleza, Ceará, Disponível em: Acesso em: 26/11/2015 MARKHAM, Thom; LARMER, John; RAVITZ, Jason. Aprendizagem Baseada em Projetos: Guia para professores de ensino fundamental e médio. Buck Institute for Education; tradução: Daniel Bueno. - 2.ed. Porto Alegre: Artmed, Plugin LV

Prof. Denys Sales Professor do IFCE