Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
Adição (sem reserva) utilizando o material dourado Exemplo 1) Utilizando as peças do material dourado efetue
Adição (com reserva) utilizando o material dourado Exemplo 2) Utilizando as peças do material dourado efetue
Subtração (sem empréstimo) utilizando o material dourado Exemplo 3) Utilizando as peças do material dourado efetue 478 – –
Subtração (com empréstimo) utilizando o material dourado Exemplo 4) Utilizando as peças do material dourado efetue 424 – 268. –
Propriedades da Adição I Propriedade Comutativa A ordem das parcelas não altera a soma ou total. Situação-problema 1) Mário tem 5 bolinhas azuis e ganhou 4 bolinhas vermelhas. Quantas bolinhas Mário possui ao todo? = 9 Situação-problema 2) Mário tem 4 bolinhas vermelhas e ganhou 5 bolinhas azuis. Quantas bolinhas Mário possui ao todo? = 9
Propriedades da Adição II Propriedade Associativa A ordem da adição das parcelas não altera a soma ou total. Situação-problema) Janaína tem 4 selos verdes, 2 selos amarelos e 3 selos rosas. Quantas selos Janaína possui ao todo? (4 + 2) + 3 = = 9 4 +(2 + 3) = = 9 (4 + 3) + 2 = = 9
Propriedades da Adição III Propriedade do Elemento Neutro Adicionar zero a uma parcela não altera seu valor. Situação-problema) Paulo tinha 6 maçãs. Não ganhou mais nenhuma. Com quantas maçãs Paulo ficou? = 6
Explorando as propriedades da adição Exercício) Efetue = = Propriedade Comutativa = ( ) = = Propriedade Associativa = 810 Propriedade Elemento Neutro
Incentivando o cálculo mental Exercício) Efetue 572 – = 183 Exercício) Efetue 631 – = 153
Quadrados Mágicos Um quadrado é considerado mágico quando a soma de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal resulta sempre no mesmo resultado
Triângulo Mágico Exercício) Disponha os números de 1 a 9 no diagrama abaixo, de forma que a soma de cada linha sempre resulte em
Estrela Mágica Exercício) Na estrela a seguir a soma de cada linha sempre resulta em 24. Desta forma, complete corretamente as lacunas
Para refletir 1)Escreva o procedimento necessário para efetuar uma adição sem reserva utilizando o material dourado. 2)Um aluno está com dificuldades em aprender a adição com reserva. Como o material dourado pode auxiliá-lo na superação desta dificuldade específica? 3)Numa determinada escola não há disponível material dourado para o professor. Como este poderá ensinar a subtração sem empréstimo para seus alunos usando os mesmos princípios? 4)Como a manipulação das peças do material dourado pode diminuir as dificuldades na aprendizagem da subtração com empréstimo perante os alunos? 5)Como um professor pode validar a propriedade comutativa da adição perante seus alunos? 6)Qual o significado dos parênteses numa expressão numérica? 7)Utilizando as propriedades da adição, efetue )Utilizando a reta numérica efetue 851 – )Qual a principal intenção em utilizar as chamadas “figuras mágicas” no ensino de adição?
Para refletir (Respostas 1) 1)Escreva o procedimento necessário para efetuar uma adição sem reserva utilizando o material dourado. O aluno agrupa 10 cubinhos(unidades) e troca por 1 barrinha (dezena). Depois ele agrupa 10 barrinhas (dezenas) e troca por 1 plaquinha (centena). 2)Um aluno está com dificuldades em aprender a adição com reserva. Como o material dourado pode auxiliá-lo na superação desta dificuldade específica? Agrupando as peças do material dourado e efetuando as trocas o aluno percebe o significado do “vai um” na adição com reserva. 3)Numa determinada escola não há disponível material dourado para o professor. Como este poderá ensinar a subtração sem empréstimo para seus alunos usando os mesmos princípios? O professor pode confeccionar as peças do material dourado com materiais recicláveis (isopor ou E.V.A.). Ele também pode desenhar as peças na lousa e ir apagando para fazer os desagrupamentos. 4)Como a manipulação das peças do material dourado pode diminuir as dificuldades na aprendizagem da subtração com empréstimo perante os alunos? Quando o aluno realiza o desagrupamento o aluno começa a perceber o significado do “empréstimo” na subtração.
Para refletir (Respostas 2) 5)Como um professor pode validar a propriedade comutativa da adição perante seus alunos? Utilizando a tabela dos fatos básicos o professor pode, por exemplo, pedir ao aluno a interseção da linha 3 e coluna 5 e, depois, da linha 5 com a coluna 3, mostrando que o resultado é o mesmo. 6)Qual o significado dos parênteses numa expressão numérica? Os parênteses significam que a operação dentro dele possui prioridade, ou seja, deve ser efetuada primeiro. 7)Utilizando as propriedades da adição, efetue (Resolvida em sala de aula) 8)Utilizando a reta numérica efetue 851 – 368. (Resolvida em sala de aula) 9)Qual a principal intenção em utilizar as chamadas “figuras mágicas” no ensino de adição? Motivar os alunos na aprendizagem das operações matemáticas elementares.