Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Advertisements

O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Prática de Ensino de Matemática I Aula 02
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 09
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
ADIÇÃO. Propriedades da adição
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 10
Módulo 10 Algoritmos tradicionais
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 13
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Estatística – Aula 08 IMES – Fafica Curso de Publicidade e Propaganda Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
Prática de Ensino em Matemática I Aula 08
Estatística – Aula 06 IMES – Fafica Curso de Publicidade e Propaganda
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 10
Trabalho Calculadora Giovanni Camargo Silva. Desenvolver uma calculadora Modelar primeiramente interface Desenvolver os métodos que executam as operações.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Funções Prof. Márcio.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
MATERIAL DOURADO OU MONTESSORIANO Prof.Sandra Prof.Grazielle.
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
INTRODUÇÃO AO MICROSOFT EXCEL 2007 Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
Somadores e Multiplicadores
Profª Kaline Souza. Matrizes são tabelas de números dispostos em linhas e colunas. Vamos agora considerar uma tabela de números dispostos em linhas e.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
GRASP: Projeto de Objetos com Responsabilidade. 2 Pauta Responsabilidades e métodos Responsabilidades e métodos Padrões Padrões GRASP: Padrões e princípios.
Professora: Elisabete Tomomi Kowata Acadêmica: Marcilene Costa da Silva.
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
LEITURA COMPARTILHADA VALE A PENA APRENDER Para muitos a Matemática é um problema Mas não é bem assim Aprendê-la vale a pena. Observem que em tudo ela.
IFRN Técnico em Informática para Internet Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Gilbert Azevedo.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO - MATEMÁTICA 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM MATERIAL CONCRETO
Algoritmos Grupos de Slides No 1. Prof. J. M. SIMÃO Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto LUCAS.
Números Racionais Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
1 Álgebra Linear Matrizes Prof. Paulo Salgado
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Diagramas de Sequência e Comunicação
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Algoritmos Grupos de Slides No 4. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão de múltipla escolha “escolha-caso” switch case Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II.
PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO EM ℚ
Subtratores e Comparadores
1)Observe e continue: A- B- C- d) e) Sistema de numeração decimal e operações. Exercitando.
Estruturas Homogêneas - Matrizes
PONTEIROS – MOVIMENTE O PONTEIRO NA PLANILHA E OBSERVE OS MODOS DE EXIBIÇÃO Dentro de uma planilha do Microsoft Excel, os ponteiros do mouse são exibidos.
S EQUÊNCIA D IDÁTICA. Karla e Sarah.. S EQUÊNCIA DOS NÚMEROS COM MÚSICAS. I-Apresentação da proposta: Com inspiração na música 1,2,3 indiozinhos realizaremos.
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 03
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05
Transcrição da apresentação:

Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

Adição (sem reserva) utilizando o material dourado Exemplo 1) Utilizando as peças do material dourado efetue

Adição (com reserva) utilizando o material dourado Exemplo 2) Utilizando as peças do material dourado efetue

Subtração (sem empréstimo) utilizando o material dourado Exemplo 3) Utilizando as peças do material dourado efetue 478 – –

Subtração (com empréstimo) utilizando o material dourado Exemplo 4) Utilizando as peças do material dourado efetue 424 – 268. –

Propriedades da Adição I Propriedade Comutativa A ordem das parcelas não altera a soma ou total. Situação-problema 1) Mário tem 5 bolinhas azuis e ganhou 4 bolinhas vermelhas. Quantas bolinhas Mário possui ao todo? = 9 Situação-problema 2) Mário tem 4 bolinhas vermelhas e ganhou 5 bolinhas azuis. Quantas bolinhas Mário possui ao todo? = 9

Propriedades da Adição II Propriedade Associativa A ordem da adição das parcelas não altera a soma ou total. Situação-problema) Janaína tem 4 selos verdes, 2 selos amarelos e 3 selos rosas. Quantas selos Janaína possui ao todo? (4 + 2) + 3 = = 9 4 +(2 + 3) = = 9 (4 + 3) + 2 = = 9

Propriedades da Adição III Propriedade do Elemento Neutro Adicionar zero a uma parcela não altera seu valor. Situação-problema) Paulo tinha 6 maçãs. Não ganhou mais nenhuma. Com quantas maçãs Paulo ficou? = 6

Explorando as propriedades da adição Exercício) Efetue = = Propriedade Comutativa = ( ) = = Propriedade Associativa = 810 Propriedade Elemento Neutro

Incentivando o cálculo mental Exercício) Efetue 572 – = 183 Exercício) Efetue 631 – = 153

Quadrados Mágicos Um quadrado é considerado mágico quando a soma de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal resulta sempre no mesmo resultado

Triângulo Mágico Exercício) Disponha os números de 1 a 9 no diagrama abaixo, de forma que a soma de cada linha sempre resulte em

Estrela Mágica Exercício) Na estrela a seguir a soma de cada linha sempre resulta em 24. Desta forma, complete corretamente as lacunas

Para refletir 1)Escreva o procedimento necessário para efetuar uma adição sem reserva utilizando o material dourado. 2)Um aluno está com dificuldades em aprender a adição com reserva. Como o material dourado pode auxiliá-lo na superação desta dificuldade específica? 3)Numa determinada escola não há disponível material dourado para o professor. Como este poderá ensinar a subtração sem empréstimo para seus alunos usando os mesmos princípios? 4)Como a manipulação das peças do material dourado pode diminuir as dificuldades na aprendizagem da subtração com empréstimo perante os alunos? 5)Como um professor pode validar a propriedade comutativa da adição perante seus alunos? 6)Qual o significado dos parênteses numa expressão numérica? 7)Utilizando as propriedades da adição, efetue )Utilizando a reta numérica efetue 851 – )Qual a principal intenção em utilizar as chamadas “figuras mágicas” no ensino de adição?

Para refletir (Respostas 1) 1)Escreva o procedimento necessário para efetuar uma adição sem reserva utilizando o material dourado. O aluno agrupa 10 cubinhos(unidades) e troca por 1 barrinha (dezena). Depois ele agrupa 10 barrinhas (dezenas) e troca por 1 plaquinha (centena). 2)Um aluno está com dificuldades em aprender a adição com reserva. Como o material dourado pode auxiliá-lo na superação desta dificuldade específica? Agrupando as peças do material dourado e efetuando as trocas o aluno percebe o significado do “vai um” na adição com reserva. 3)Numa determinada escola não há disponível material dourado para o professor. Como este poderá ensinar a subtração sem empréstimo para seus alunos usando os mesmos princípios? O professor pode confeccionar as peças do material dourado com materiais recicláveis (isopor ou E.V.A.). Ele também pode desenhar as peças na lousa e ir apagando para fazer os desagrupamentos. 4)Como a manipulação das peças do material dourado pode diminuir as dificuldades na aprendizagem da subtração com empréstimo perante os alunos? Quando o aluno realiza o desagrupamento o aluno começa a perceber o significado do “empréstimo” na subtração.

Para refletir (Respostas 2) 5)Como um professor pode validar a propriedade comutativa da adição perante seus alunos? Utilizando a tabela dos fatos básicos o professor pode, por exemplo, pedir ao aluno a interseção da linha 3 e coluna 5 e, depois, da linha 5 com a coluna 3, mostrando que o resultado é o mesmo. 6)Qual o significado dos parênteses numa expressão numérica? Os parênteses significam que a operação dentro dele possui prioridade, ou seja, deve ser efetuada primeiro. 7)Utilizando as propriedades da adição, efetue (Resolvida em sala de aula) 8)Utilizando a reta numérica efetue 851 – 368. (Resolvida em sala de aula) 9)Qual a principal intenção em utilizar as chamadas “figuras mágicas” no ensino de adição? Motivar os alunos na aprendizagem das operações matemáticas elementares.