A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Processo empreendedor
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
NOVA ADMINISTRAÇÃO NOS RECURSOS HUMANOS
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Regina Célia Baptista Belluzzo
Qualidade Total.
Vendendo mais valor e menos preço.
Evolução da Administração
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
Gestão do Conhecimento
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 19/02/2010.
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Gestão do Capital Humano no Banco do Brasil
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Professora Andréa R G Leal
QUANDO É PRECISO UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ?
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
Teorias Modernas de Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
2014.  Código : RSPC  Carga horária: horas ano  Nº.
Arquitetura do marketing

V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Inovação no Setor de Serviços
Entendendo e atuando no ambiente competitivo
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Instituição de Ensino São Francisco
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Gabriel Bastos Machado
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Estratégia Organizacional
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Redes de Conhecimento: uma contribuição para o conceito de informação corporativa Maria Inês Tomaél.
Qualidade- conceitos fundamentais. Novos Paradigmas A vida é um encadeamento de relações. Organizações são sistemas vivos capazes de aprender e de se.
Aula 1 Competências Profissionais
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
GESTÃO DO CONHECIMENTO
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
Estratégias de Marketing
Uma onda de reorganizações
Consultoria Empresarial e Educacional
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Prof. Marcelo Dourado Sales
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Tendências da evolução organizacional. Tendências da evolução organizacional: Primeira a)Piore e Sabel: “transição da produção em massa para a produção.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de excelência ao cliente. As atividades de processamento da informação passaram a ser o coração das economias industriais, associando o novo paradigma informacional aos empreendimentos em rede.

A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA A tecnologia da informação tornou-se o ingrediente decisivo do processo de trabalho porque dela depende a capacidade de inovação, a correção de erros e a geração de feedbacks durante a execução, fornecendo a infra- estrutura para a flexibilidade e adaptabilidade ao longo do gerenciamento do processo produtivo. As comunicações por satélites fazem da informação um grande mercado instantâneo e interativo, exigindo novas formas de fazer negócios e afetando a competitividade das empresas e dos países

A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA As vantagens baseadas em recursos facilmente disponíveis são tipicamente imitáveis e, por isso, não caracterizam fontes de vantagens competitivas Os recursos intangíveis são fontes de vantagens, competitivas sustentável, mas nem todos, pois necessitam possuir certos atributos, como possibilidade de criação de valor, serem raros, difíceis de serem imitáveis, difíceis de serem percebidos, imperfeitamente substituíveis e duráveis.

A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA O capital social da organização, associado ao capital humano, compõem o capital organizacional O capital organizacional, por sua vez, compreende cultura e sistemas organizacionais, reputação da empresa e de seus produtos, processos de produção, direitos de propriedade intelectual entre outros ativos.. RELAÇÕES ENTRE OS CAPITAIS O capital humano compreende capacidade, conhecimentos, habilidades, criatividade, inteligência e experiências individuais dos colaboradores da organização quer exerçam cargos de gestão ou não O capital social da organização são as relações sociais, a confiança mútua e o aprendizado por exemplo.

A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Os jovens passavam a procurar espaços mais criativos, e uma vida profissional que não se apresenta uma forte dicotomia entre trabalho e família. “Deixa-se de administrar os funcionários como recursos e passa- se a trata-los como seres em evolução constante e co-criadores de bem-estar e riquezas”. Em algumas situações os interesses dos empregados e outros colaboradores podem residir principalmente em conseguir meios para sobreviver mas, cada vez mais, as empresas precisam estar atentas para atender aos interesses de autodesenvolvimento de seus colaboradores, pois nele reside uma das fontes de vantagem competitiva sustentável