1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp

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Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp

2 A GRADUAÇÃO NA UNESP  25 campus  135 cursos  185 entradas no vestibular  estudantes  11 engenharias em implantação  reserva de vagas (50% em 2018)

3 A GRADUAÇÃO NA UNESP

4 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO "Há necessidade de avaliar para desenvolver a qualidade e há necessidade de avaliar e de inovar a própria avaliação." ( Prof. José Carlos Dias Sobrinho ) Para que avaliar?

5 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO Quem avalia? Estado, agências privadas de creditação, a própria instituição? múltiplas avaliações

6 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO Como avaliar ? Princípios:  utilidade (impacto)  viabilidade (instrumento/mobilização)  precisão (quantidade/qualidade)  confiabilidade (convencimento/negociação) meta-avaliação

7 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO Falaremos de avaliação interna para gerar indicadores confiáveis para qualificar a gestão do ensino de graduação em níveis central (Reitoria) e locais (faculdades, departamentos, conselhos de curso).

8 INGRESSANTE EGRESSO ESTUDANTE UNESP MÚLTIPLOS INDICADORES MÚLTIPLAS AÇÕES AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO

9 perfil socioeconômico e cultural dos estudantes ações avaliativas da graduação

10 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO ações avaliativas da graduação ENADE: micro dados do exame

11 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO rendimento acadêmico dos ingressantes pela Sistema de Reserva de Vagas ações avaliativas da graduação

12 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO avaliação de disciplinas por estudantes e docentes ações avaliativas da graduação

13 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO atuação profissional dos egressos ações avaliativas da graduação

14 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO evasão e retenção ações avaliativas da graduação

15  evasão da turma de ingresso (coorte)  dados do Sistema de Graduação e questionário  turmas de fechadas (2000 a 2009) e mais recentes (até 2015)  grandes áreas, modalidade, período e grupos de cursos idênticos ou similares. AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO metodologia

16 índice de evasão AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO

17 índice de retenção exclui estudantes desistentes AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO

18 RESULTADOS AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO

19 dados gerais da Universidade: (grandes áreas, períodos e modalidades) AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO

20 dados gerais da Universidade: (grandes áreas e modalidades) AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO

21 cursos de Agronomia ( ) AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO

22 cursos de Engenharia Mecânica ( ) AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO

23 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO evolução temporal da evasão

24 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO evasão x procura pelo curso

25 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO evasão x procura pelo curso

26 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO evasão x procura pelo curso

27 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO (dados de estudantes) evasão x procura pelo curso

28 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO distribuição da evasão por semestre (dados de estudantes)

29 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO distribuição da evasão por semestre Geografia - Ourinhos Geografia - Rio Claro

30 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO Por que eles deixam seus cursos? dados de aproximadamente 550 respondentes

31 mudança de interesse ou opção AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

32 curso não atendeu as expectativas AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

33 dificuldades financeiras AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

34 falta de maior apoio ao aluno carente AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

35 laboratórios didáticos AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

36 acervo da biblioteca AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

37 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão pouca motivação dos professores

38 didática AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

39 pouca ênfase em disciplinas profissionalizantes AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

40 inadequação do processo de avaliação AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

41 falta de articulação entre os conteúdos AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

42 dissociação entre disciplinas teóricas e práticas AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão

43 O que fazer ? AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO

44 algumas das ações em desenvolvimento além da infra-estrutura, bolas de permanência etc.... AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO

45 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO  Atenção às disciplinas de cálculo e de física básica;  disciplinas de redação científica;  reforço da permanência;  centro de convivência;  esporte, corais etc... algumas das ações em desenvolvimento

46 Temas: PPP, plano ensino, interdisciplinaridade, avaliação do processo de ensino e aprendizagem, metodologias centradas no estudante formação pedagógica básica e específica

bit.ly/radesform Informações e formulário de adesão:

metodologias de ensino ativas  Cursos STHEM;  oficinas pelo CENEPP;  4 cursos EaD: 400 vagas cada;  edital interno de infraestrutura (um milhão);  visitas de grupos de docentes a instituições exterior

49 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO resgate do Projeto Político Pedagógico  Articulação dos PPPs de cursos idênticos ou similares;  diretrizes para reestruturações curriculares de cada área;  princípios: flexibilidade, internacionalização, interdisciplinaridade, inovação metodológica.

50 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO avaliação de disciplinas por discentes e docentes  Instrumento construído após longa discussão;  para subsidiar principalmente os conselhos de curso;  participação compulsória;  relatórios: docentes coordenadores, chefes depto etc

51 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO avaliação e recuperação contínuas  Definida em fórum de coordenadores de curso;  fase de formações e operacionalização

52 Obrigado pela atenção! AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO F , (cel)