IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Matemática para todos Educação Básica
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
A Educação Mediada pela Tecnologia
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Informática na Educação
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Inteligências Múltiplas
O Aluno a Distância e suas Necessidades
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Apresentação do Professor
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Arquitetando a Educação a Distância
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Software Educativo Discente: Patrícia Maia Alves.
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Projetos e Sequências Didáticas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DIGITAL APLICADO À EDUCAÇÃO Julho de 2009

IM

Talvez colocar alguma coisa escrita aqui

IM

 Psicólogo cognitivo e educacional  Criador da teoria das inteligências múltiplas  Defende que todos possuem tendências individuais e que estas tendências podem ser englobadas em uma das inteligências.

IM Fatores biológicos Fatores genéticos meio  “Inteligência é a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais.”(Gardner, 1994)  São independentes, mas podem ser combinadas  O desenvolvimento de cada inteligência depende da:

IM  Educar indivíduos com habilidades gerais que possam usufruir o mundo e de uma cultura inteira e não fragmentada  Utilizar e dar valor para competências antes deixadas de lado(música, naturalista)  Desenvolver as competências (inteligências) individuais nos alunos

IM  Facilitar o processo de aprendizagem de maneira multi e interdisciplinar, utilizando diversos materiais educacionais digitais como vídeos, arquivos áudio, animações, textos, hipertextos, imagens.  Oferecer fundamentos iniciais sobre as inteligências múltiplas, reconhecendo a importância destas na educação. Objetivos

IM Educadores que desejam conhecer/aperfeiçoar sobre a teoria das inteligências múltiplas Público alvo Virtual ou presencial Aplicação

IM Musical Espacial Matemática Lingüística Cinestésica Pessoais INTELIGÊNCIAS

IM Inteligência Musical é a capacidade de interpretar, escrever, ler e expressar-se pela música A inteligência corporal-cinestésica envolve o uso de todo o corpo ou de partes do corpo para resolver problemas ou criar produtos Lógico-Matemática:Trata das pessoas que possuem facilidade em lidar com os números e raciocínio lógico e é apoiada por critérios empíricos

IM Inteligência Espacial: Diz respeito a quem tem facilidade em se colocar e se deslocar no espaço que nos envolve possibilitando que administremos e percebemos distâncias e pontos de referências, em imaginar, desconstruir imagens Inteligência Lingüística: Refere-se às pessoas voltadas para a fala, para a escrita e está ligada à capacidade de recordar. Diz respeito ao indivíduo voltado para si mesmo, e sua habilidade para resolver suas questões interiores e capacidade de comunicação

IM *AMANTE, L; MORGADO, L. Metodologia de concepção e desenvolvimento de aplicações educativas: o caso dos materiais hipermedia. In: Discursos, III Série, nº especial, p , Universidade Aberta, 2001 a)Concepção do objeto; b)Planificação (storyboard); c)Implementação; d)Avaliação Etapas de construção*

IM

Musical Espacial Matemática Lingüística Cinestésica Pessoais Objeto de Aprendizagem IM Glossário Links Biblioteca Entendendo o IM

IM

IM  “As TIC’s podem possibilitar mais facilmente o desenvolvimento das Inteligências em função dos recursos que as mesmas oferecem”.  “Obtive mais qualidade no desempenho dos meus alunos quando entendi que poderia obter mais resultados se motivasse sua atenção através do que eles se predispõem mais”.  Alguns chegaram a constatar que não tinham determinada habilidade relacionada a uma inteligência específica por nunca terem sido estimulados anteriormente. Resultados parciais

IM  “Interações”: Música de Fátima Weber Rosas Letra de Fátima Rosas, Letícia Machado, Rissem Hwas e Terezinha Torres Trilha Sonora Trilha instrumental Trilha completa

IM

original.jpghttp:// /documents/admin/uploads/classifieds/img original.jpg AabHnkVuas/s400/chiste_aula_virtual.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_g6uyTpN9rC0/SBshqzzW2GI/AAAAAAAABwY/S AabHnkVuas/s400/chiste_aula_virtual.jpg 3FVytg4/Se8vGuhSKdI/AAAAAAAABOs/vlY2LUdmIQU/s400/bxp155996h.j pghttp://lh4.ggpht.com/_VL9- 3FVytg4/Se8vGuhSKdI/AAAAAAAABOs/vlY2LUdmIQU/s400/bxp155996h.j pg Hk6m0kM/Rf1lX_ndr_I/AAAAAAAAAA0/5HmiUr9iDk8/s400/10- O%2520virtual%2520%25E9%2520um%2520dom%25EDnio%2520n%25E 3o%2520apenas%2520visual,%2520mas%2520polissensorial.jpg