Psicologia das relações humanas

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Transcrição da apresentação:

Psicologia das relações humanas UNIDADE I – Psicologia Aplicada à Gestão de Pessoas 1.3 Perspectivas atuais em psicologia: Visão behaviorista (continuação) Bibliografia Básica BANOV, Márcia Regina. Psicologia no gerenciamento de pessoas. São Paulo: Atlas, 2008.

Condicionamento Operante -Definição: É o condicionamento baseado nas consequências dadas após a emissão de um comportamento que o levará a se repetir ou não; - Ex: Se fazendo pirraça a pessoa tem atenção do grupo, ela continuará com este comportamento. Se for repreendida ou não receber atenção, ela deixará de emitir tal comportamento.

Condicionamento Operante -Este tipo de condicionamento é chamado de operante porque o comportamento de uma pessoa opera transformação no ambiente e o ambiente opera uma transformação na pessoa;

Condicionamento Operante -Ex: Quando a professora inicia a aula, a conversa cessa imediatamente. A professora operou uma mudança no comportamento dos alunos que a aguardavam. A aula começou e, no meio da explicação da professora, a coordenadora entrou na sala. Imediatamente a professora para de falar para que a coordenadora possa dizer o motivo da sua chegada. A coordenadora provocou (operou) uma mudança no comportamento da professora.

Condicionamento Operante Esta teoria busca estudar as consequências aplicadas aos comportamentos que levam a sua repetição ou não;

Condicionamento Operante Com isso criam-se condições que permitem a compreensão, o controle, a manipulação e a manutenção de um comportamento.

Condicionamento operante As principais consequências relacionadas ao comportamento são: reforço positivo, reforço negativo, extinção e punição. Reforço: Qualquer estímulo vindo do ambiente externo que aumenta as chances de um comportamento tornar a se repetir.

Reforço Positivo É qualquer estímulo (percebido como agradável) que, aplicado após a emissão de um comportamento, aumenta a probabilidade desse comportamento continuar acontecendo;

Reforço Positivo Ex: Ouvimos uma pessoa porque ela está com os olhos fixos em nós ou o conteúdo da sua fala é interessante. Os olhos fixos e o conteúdo são estímulos externos reforçadores.

Reforço Positivo Outros estímulos reforçadores:elogios, admiração, reconhecimento, dinheiro, notas, atenção, desafios, sorriso, prestígio...

Exemplos de utilização de reforço positivo A equipe do setor financeiro apresentou um projeto sobre redução de custos e recebeu vários elogios de seus superiores. A diretoria da empresa observou que, após os elogios, houve um significativo aumento no desempenho e melhora das propostas vindas desse grupo (elogios = estímulo aplicado, percebido pela pessoa que o recebeu como agradável; comportamento = desempenho). Se o estímulo foi aplicado e o comportamento se repetiu, então estamos diante de um reforço positivo.

Exemplos de utilização de reforço positivo Com o objetivo de aumentar a produtividade de seus funcionários, a empresa Y obteve resultados quando forneceu aos funcionários, que não se atrasavam no mês, uma cesta básica. Na empresa X, excelentes resultados foram obtidos quando a direção passou a dar uma gratificação financeira aos funcionários que conseguiam processar a folha de pagamentos antes da data agendada;

Reforço Positivo As pessoas entram nas organizações porque desejam atender aos seus objetivos pessoais, que estão ligados às suas necessidades pessoais (fisiológicas, segurança, sociais, status...) Se não visualizam o alcance desses objetivos, perdem o interesse em permanecer e contribuir.

Reforço Positivo Dessa forma é primordial que os gestores estabeleçam sistemas de recompensa (reforço positivo) atrelados ao cumprimento dos objetivos organizacionais; O funcionário deve perceber que seus objetivos pessoais podem ser alcançados se o seu desempenho atingir os objetivos organizacionais.

Reforço Positivo O gestor que deseja que seus funcionários trabalhem com eficiência deve providenciar para que o comportamento deles seja reforçado convenientemente, não somente com salários (um mês ou quinze dias é muito tempo), mas também com adequadas condições de trabalho, elogios, reconhecimento, participação nas decisões.

Reforço Positivo Os estímulos devem ser escolhidos levando-se em consideração o que de fato é reforçador para o funcionário e o comportamento que o gestor deseja desta pessoa para lhe dar o estímulo. A satisfação obtida pela pessoa funcionará como reforço positivo para novo desempenho.

Reforço Positivo Reforçar uma pessoa quando está fazendo uma coisa aproximadamente certa traz excelentes resultados no desenvolvimento do seu trabalho. Esperar que ela aja corretamente para recompensá-la demora muito e pode desmotivá-la. - O reforço positivo não tem moral (pode-se reforçar tanto comportamentos adequados quanto inadequados).

O reforço positivo traz resultados nas seguintes situações: O funcionário tem que manifestar o comportamento desejado para receber o reforço; Levantar o que fato é reforçador para aquela pessoa;

O reforço positivo traz resultados nas seguintes situações: A utilização em demasia de um reforço pode fazer com que deixe de trazer resultados; O reforço pode trazer resultados em uma ocasião e não em outras (necessidade);

Extinção -Refere-se a retirada dos estímulos que estejam controlando o comportamento; -Ao retirá-los o comportamento deixa de ser reforçado;

- O objetivo é eliminar o comportamento; Extinção - O objetivo é eliminar o comportamento; -O tempo que levará para que o comportamento seja eliminado dependerá da história e do valor do reforço que mantinha o comportamento;

Extinção -Ex: João enviava e recebia todos os dias e-mails de Maria. Depois de certo tempo, Maria deixou de responder aos e-mails de João. Ele tentou por algum tempo, mas sem sucesso, até que deixou de enviar e-mails para Maria. O reforço para que João enviasse o e-mail (a resposta de Maria) foi extinto, eliminando aos poucos o comportamento de João.

Punição É a aplicação de um estímulo indesejável com o objetivo de eliminar um comportamento inadequado; Multas, demissões ou qualquer outra penalidade são estímulos indesejáveis que têm por objetivo eliminar comportamentos inadequados; Recorre-se à punição quando se critica, ridiculariza, acusa ou ataca fisicamente uma pessoa, com o objetivo de eliminar o comportamento indesejável.

Punição A punição pode eliminar o comportamento indesejado, mas não estimula os comportamentos desejáveis e pode gerar outros comportamentos indesejados; Ex: punida, a pessoa pode deletar documentos importantes, quebrar equipamentos propositadamente, gerando altos custos para a empresa;

Reforço Negativo É a retirada de um estímulo indesejável com a finalidade de aumentar a repetição de um comportamento desejado; Ex:Não trabalhar aos sábados se a produtividade aumentar; Se Maria chegar pontualmente, poderá ser transferida de departamento, já que odeia o departamento em que trabalha.

Reforço Negativo e Punição Quando os governos criam leis ou estabelecem punições para os infratores, apostam mais no reforço negativo do que na punição, pois esperam que, para evitar ser punidas, as pessoas se comportem dentro das leis;

Reforço Negativo É comum as pessoas dizerem que fazem muitas coisas por obrigação e não porque gostam. Este é um comentário típico de quem está sendo controlado pelo reforço negativo. Não somos motivados somente pelo prazer, somos motivados também para evitar a dor.

As pessoas possuem notável receptividade para estímulos agradáveis, ou para remoção de estímulos desagradáveis. À medida que se consiga associar esta estimulação a determinado comportamento, o indivíduo estará propenso a repeti-lo.

Dentro da organização, podemos controlar um mesmo comportamento pelo reforço positivo, pela punição ou pelo reforço negativo; Ex: A empresa deseja aumentar a produtividade. Ela pode: Premiar financeiramente o colaborador que atingir as metas (reforço positivo); Demitir o funcionário que não atingiu as metas (punição); Ameaçar cancelar promoções dos colaboradores que não atingirem a metas (reforço negativo).