1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
Advertisements

Atração e Seleção de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Reunião Ensino Fundamental II. Nosso Compromisso: Prepará-los da melhor maneira possível para a sociedade do conhecimento e para a vida social. Ensiná-los.
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Ciência Política e Direito Constitucional ECTS: 7 Horas de contacto: 45 T + 30 TP + 6 OT Horas de trabalho total: 189 Administração Pública.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
1 Formador: Maria Manuela Matos Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (An 2-a ) BF Avaliação externa da dimensão científica e.
Informações a transmitir na divulgação do novo sistema Objectivos da implementação do SGAD; Consequências dos resultados da avaliação. Importância para.
TÉCNICAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS - TLBD I
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
LEGISLAÇÃO E CONFLITO ECTS: 5 Horas de contacto: 15 T + 30 TP + 5 OT Horas de trabalho total: 135.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Introdução a Pesquisa Científica
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais Superintendência.
Apresentação da Disciplina de Geometria Descritiva
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
1 Institut de la gestion publique et du développement économique – juin 2007 Instituto de gestão pública e desenvolvimento econômico (IGPDE)
PDME | MAC | 2011 CULTURA DIGITAL Plano estratégico.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ghislaine Miranda Bonduelle.
Gestão de Marketing ECTS: 6 Horas de contacto: 60 TP + 4 OT Total horas de trabalho: 162 Nº. Semanas de trabalho: 20 semanas Marketing.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
O desenvolvimento profissional de professores do ensino superior na Universidade Nova de Lisboa – Necessidades de formação Joana Marques Universidade de.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
Processo de leitura crítica da palavra escrita
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Marcelo Correa. Uma história  Charles Darwin (1809 – 1882), em uma de suas experiências, observou repetidas vezes que as plantas crescem em direção à.
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Pesquisa de Avaliação Autor: Skyup Informática. Atividade – Pesquisa de Avaliação O módulo de atividade pesquisa fornece uma série de instrumentos de.
FORMAÇÃO CONTINUADA FORMAÇÃO CONTINUADA 27 de fevereiro OBJETIVOS Refletir sobre a importância de cada etapa de um projeto; Visualizar cada etapa.
Ensino tradicional.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
ECTS: 5 Horas de contacto: 30 T + 30 PL + 5 OT Horas de trabalho total: 135 horas Engenharia Mecânica Eletrotecnia Eletrónica Industrial.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Plano de ensino Professora: Isméria Espíndula Abdala Ementa: petição inicial, defesa trabalhista, Recursos e Execução. Objetivos: permitir ao aluno o.
Tecnociência e suas implicações para a educação
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho e Ana Barbosa-Póvoa Engineering and Management Dep. Instituto Superior Técnico Lisbon, Portugal

2 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Agenda  Contexto  Objetivo  Metodologia  Em sala de aula  Avaliação  Feedback alunos  Conclusões

3 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Contexto  A aprendizagem através da análise de estudo de casos é uma metodologia pedagógica muito importante.  Permite confrontar os estudantes com casos reais que abordam temáticas analisadas nos conteúdos teóricos  Estimulando:  Capacidade de compreensão e interpretação de problemas reais  Capacidade dos estudantes relacionarem a aprendizagem adquirida na unidade curricular com problemas concretos

4 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Objetivo  Apresentar uma metodologia de estudo de caso que permite aliar as vantagens pedagógicas da análise de casos com a aquisição de competências sociais importantes como por exemplo: Trabalho de Equipa Gestão de tempo Gestão de stress Finalização

5 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia- Em sala de aula 1. Entrega de estudo de caso na sala de aula 2. Tutoria e auxilio na discussão do caso 3. Apresentação do trabalho realizado por parte dos alunos 4. Discussão alunos e professor (toda a turma) 5. Entrega de mini relatório em formato digital 5 minutos 1h a 1h30 5 minutos 10 minutos 24 horas

6 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia- Em sala de aula 1. Entrega de estudo de caso na sala de aula  Casos de 1/2 página a 1 página  Entregues em papel na sala de aula  Cobrem diferentes partes da matéria teórica  Dois a três tópicos de discussão para guiar a análise

7 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia- Em sala de aula  Professor discute grupo a grupo o caso (mínimo 5 min grupo)  Realizar perguntas que os levem a relacionar o conteúdo do caso com a matéria lecionada 2. Tutoria e auxilio na discussão do caso  Clarificar conceitos e aplica-los  Incentivá-los a identificar passagens no texto que justifiquem afirmações

8 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia- Em sala de aula  Alunos informados 20 minutos antes de apresentarem  Apresentação com slides ou sem slides  Todos os elementos devem apresentar  Estrutura apresentação sugerida no início do semestre 3. Apresentação do trabalho realizado por parte dos alunos

9 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia- Em sala de aula  Incentivar alunos a participarem na discussão  Trocar diferentes pontos de vista  Professor deve clarificar conceitos que se verificaram no decorrer da aula como pouco claros 4. Discussão alunos e professor (toda a turma)

10 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia- Em sala de aula  24 horas para afinar algum do trabalho realizado em aula  5 slides explicativos que analisem o caso ou  2 páginas de texto com a análise do caso  Entrega de relatório em formato digital 5. Entrega de mini relatório

11 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia- Avaliação Entrega de 4 a 5 casos de estudo Seleção aleatória de um caso para avaliação Possibilidade de o aluno requerer a avaliação de um segundo caso Nota final do relatório = média dos dois casos ou nota do primeiro Avaliação final – Apresentação + Discussão + Relatório

12 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Feedback Alunos  Muito trabalho, mas força-os a organizarem-se e a trabalhar em aula  Ajuda-os a acompanhar a matéria teórica e a estudarem mais regularmente  Prepara-os para futuras entrevistas de emprego, onde são sujeitos a testes semelhantes  Ajuda a desenvolver capacidades de exposição sem grande preparação  Permite a identificação clara da aplicação prática dos conteúdos programáticos da UC

13 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Conclusões  Apresentou-se uma metodologia de estudo de caso que potencia:  Compreensão e interpretação de problemas reais  Relacionarem a aprendizagem adquirida na UC com problemas concretos  Gestão de tempo e stress  Trabalho em equipa  Poder de finalização