Prof. Alan Carter Kullack Disciplina: GRN Turma: 1º Período CURITIBA 2014 FONTE DA VIDA !

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Advertisements

A questão do Meio Ambiente?
Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.
C AMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO RIO MAIOR APA DO RIO MAIOR Criada por Lei Municipal N o 1665, de 27/11/1998.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
Teodora Tavares Curriculum vitae. Experiência Mais de 20 anos de advocacia em consultoria a empresas privadas e a entidades do terceiro setor, nas áreas.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
História das células a combustível
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
Geoprocessamento Prof. André Aparecido da Silva. Definição É o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Meio Ambiente.  Poluição da água;  Poluição do ar;  Poluição do solo;  Poluição luminosa;  Poluição Sonora.
Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
EMPREENDIMENTOS COM SOLUÇÕES DO MANUAL DA CONSTRUÇÃO
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Água: destilada, pura e da chuva
Mozar Artur Dietrich Diretor-geral A MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM NOVO HAMBURGO.
ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.
SUSTENTABILIDADE 1920 A sociedade de PRODUÇÃO descobre a existência do CONSUMIDOR.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
Ciências Doenças ligadas a água Professora: Jeovânia Freire.
Senado Federal Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo 05 de novembro de 2015 Financiamento da universalização dos serviços de saneamento básico.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
TERRA: PLANETA ÁGUA A água (H2O) é uma substância inorgânica essencial à vida e uma das mais abundantes no nosso planeta. Estima-se que mais de 70% da.
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM ZONA RURAL: ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
SEMINÁRIO REGIONAL Política e Plano de Saneamento Básico PORTO ALEGRE/RS, 14 de agosto de 2014.
Elaboração de Planos de Saneamento Básico Semana do Meio Ambiente Goiânia/GO – 04/05 de junho de 2014 Veronilton Farias Analista de Infraestrutura MINISTÉRIO.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Capitalista Socialista Misto
45ª ASSEMBLEIA DA ASSEMAE RISCOS DA PRIVATIZAÇÃO DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO POÇOS DE CALDAS – MG – BRASIL 27/05/2015.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Aula 13 A política nacional de recursos hídricos.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Objetivo O projeto Reutilizando + tem como objetivo incentivar as pessoas à reciclar e melhorar a qualidade de vida visando poupar os recursos naturais.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Mirta Schlindwein Lucas Leia Ines Kroth Bohnen OS DESAFIOS DE MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA NOS SAC DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON.
B RASIL 2035 Dimensão Territorial Tendências. Aumento do conflito entre uso e conservação dos recursos naturais Uso da Terra - Brasil Fonte:
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Audiência Pública Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal: Desafios do PLANSAB Leis /2007 e /2010 Dezembro 2015 Enga.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Prof. Alan Carter Kullack Disciplina: GRN Turma: 1º Período CURITIBA 2014 FONTE DA VIDA !

No Início da Humanidade....Água x Sobrevivência

 Domínio do homem sobre os demais seres  Urbanização  Desmatamento Quebra do equilíbrio entre os seres vivos e o ambiente em que vivem Ex: domínio do fogo  1ª poluição atmosférica

Características ou atributos de qualidade da água potável não mensuráveis: -Odor e sabor agradável, não objetáveis mensuráveis: - cor, turbidez, pH, oxigênio, condutividade elétrica, metais (Pb, Hg, Fe, Al, etc), dureza, nitratos, fosfatos, Cl-, Na+,Ca ++, Mg++, coliformes

50,3% GESP Valor de Mercado Por que ocorre este desequilíbrio?

MEIO AMBIENTE REDUÇÃOAUMENTO Recursos naturais Rejeitos

Quais são os reflexos destes erros?

PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO MUNDO ATUAL EFEITO ESTUFA – Elevação da temperatura atmosférica BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO DESMATAMENTO & PERDA DA BIODIVERSIDADE POLUIÇÃO DO SOLO, DO AR E DAS ÁGUAS POLUIÇÃO SONORA E VISUAL EXCESSO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Formas de contaminação da água: Detergentes, desinfetantes, solventes e metais pesados jogados no esgoto e nos rios pelas indústrias Lixo e detrito jogados nos rios e lagos Uso de fertilizantes, inseticidas, herbicidas e fungicidas utilizados nas plantações, que se infiltram na terra Produtos derivados de petróleo que vazam e são arrastados pela água da chuva (um litro de óleo de fritura pode contaminar mais de litros de água) Restos de animais mortos Chuva ácida Exemplo de conseqüências da poluição: Proliferação de algas nas lagoas e represas, causada pelo despejo de esgoto e fertilizantes

IMPACTO DO MODELO TRADICIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA NATUREZA

ATUALMENTE, CERCA DE METADE DOS RIOS DO MUNDO ESTÃO SERIAMENTE DEGRADADOS OU CONTAMINADOS...

SP - Capital METADE DOS MANGUEZAIS FORAM PERDIDOS NO SÉCULO PASSADO, PRINCIPALMENTE POR LOTEAMENTOS E OCUPAÇÃO DA COSTA...

APROXIMADAMENT E 2,4 BILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM SANEAMENTO BÁSICO ADEQUADO...

SP - Capital 1,1 BILHÃO DE PESSOAS NÃO TEM ACESSO A ÁGUA POTÁVEL SEGURA

A Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental Coordenação - FNU ASSEMAE – Ass. Nac. dos Serviços Municipais de Saneamento CMP – Central dos Movimentos Populares CONAM – Confederação das Associações de Moradores FNU – Federação Nacional dos Urbanitários Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor FNRU – Fórum Nacional de Reforma Urbana FASE – Federação de Órgão para Assistência Social e Educação FISENGE – Federação Interestadual dos Sindicatos dos Engenheiros IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor Instituto Pólis - Assessoria, Formação e Estudos em Políticas Sociais MNLM – Movimento Nacional de Luta pela Moradia REBRIP - Rede Brasileira pela Integração dos Povos

ÁGUA E ESGOTO Você sabia???

Brasil em Números População: Municípios:5.565 População por região – IBGE-2010

Saneamento no Brasil Segundo SNIS

Rede Geral de Abastecimento de Água 84,4% Rede Coletora ou Fossa Séptica 59,1% Coleta de Lixo 88,6% Saneamento no Brasil Segundo PNAD

OBRIGADO !!!!