Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 1- Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.

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Transcrição da apresentação:

Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 Enquadramento Resolução do Conselho de Ministro n.º 23/2016, de 11 de abril. Neste âmbito, o Governo entende promover a criação do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar assente no princípio de que são as comunidades educativas quem melhor conhece os seus contextos, as dificuldades e potencialidades, sendo, por isso, quem está melhor preparado para encontrar soluções locais e conceber planos de ação estratégica, pensados ao nível de cada escola, com o objetivo de melhorar as práticas educativas e as aprendizagens dos alunos.

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 O Ministério de Educação assumirá um papel de apoio às escolas e aos docentes, com especial enfoque na dinamização de planos de formação contínua dirigidos quer à conceção dos planos quer à sua implementação, disponibilizando apoio específico a medidas que se revelem essenciais na melhoria do trabalho pedagógico em sala de aula.

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 Nos termos do artigo 28.º da Lei n.º 4/2004, de 15 de janeiro, e das alíneas d) e g) do artigo 199.º da Constituição,o Conselho de Ministros resolve: 1 — Criar o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, doravante designado por Programa, com a finalidade de promover um ensino de qualidade para todos, combater o insucesso escolar, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e do aumento da eficiência e qualidade da escola pública.

Promoção do Sucesso Educativo Junho de — Aprovar os seguintes princípios para o Programa: a) A criação de um vasto compromisso social sobre o desígnio natural do processo de escolarização, da função social da escola e do estabelecimento do sucesso como meta a atingir, através de um debate público alargado sobre o papel da escola na capacitação dos indivíduos ;

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 d) A promoção de práticas que permitam antecipar e prevenir o insucesso, através de uma aposta na intervenção precoce, em detrimento de um enfoque em estratégias remediativas; e) A dinamização de um programa de formação contínua, que capacite as escolas para a reflexão sobre práticas locais e para o desenvolvimento de estratégias inovadoras e indutoras de mudança;

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 g) A produção de conhecimento científico sobre o sucesso escolar, suas condicionantes, fatores preditores, estratégias de prevenção, estratégias de remediação de insucesso, práticas letivas, monitorização de estratégias e medidas de avaliação do sucesso em educação.

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 Diagnóstico ●Dificuldades: ■Aprendizagem ■Expressão escrita ■Expressão oral ■Interpretação ■Saber ouvir

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 Diagnóstico ●Falta de: ■Autonomia ■Atenção e concentração ■Brio ■Comportamento adequado ■Conhecimentos de base ■Empenho ■Expectativas face ao futuro ■Hábitos de trabalho e estudo ■Maturidade intelectual ■Responsabilidade

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 Como melhorar a aprendizagem dos alunos? O que mudar nas práticas de ensino?

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 O que ajuda mais os alunos a aprender?

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 A única forma de melhorar a aprendizagem é melhorar o ensino: Garantindo um bom professor em cada aula (Escudero e Luís, 2006) Um currículo adequado às atuais exige ̂ ncias e acessível (Bolívar, 2010) Estratégias didáticas adequadas que promovam bons resultados (Hopkins, 2008)

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 O que sabemos sobre a eficácia do ensino? Que existe um conjunto de atitudes, de condutas, de modos de gerir e de concluir uma aula conduzida por um professor eficaz.

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 “O compromisso dos professores é um fator crítico para a melhoria do ensino” ● A mudanc ̧ a tem que surgir da vontade dos professores. Uma ac ̧ ão intencional de querer e de acreditar; ● Sem o envolvimento dos professores as imposic ̧ ões externas ou os incentivos económicos pouco podem fazer.

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 Que caraterísticas tem um professor competente? Conhecimento Expetativas elevadas (possui e comunica aos alunos) Profissionalismo (responsabilidade, respeito pelos outros, capacidade de mudança,…) Liderança (flexibilidade, prestação de contas, firmeza, determinação,…) …

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 Reflexão sobre o ensino e a aprendizagem - supervisão (formação colaborativo) Procura de boas práticas - formação adequada às necessidades … Pensamento (analítico, concetual, reflexivo) Planificação (procura de informação, iniciativa, orientação na melhoria,…) Relação com os outros (interação, compreensão, influência na equipa, clima de colaboração e de entreajuda…) Que caraterísticas tem um professor competente? ( Cont.)

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 O bom professor: aspetos didáticos Motiva, atuando para captar a atenção dos alunos (formação de expetativas) Esclarece a intenção/ utilidade do que vai ser ensinado (motivação para aprender) Contextualiza o ensino (mobilização de situações conhecidas, estimulantes, polémicas) Relaciona os conteúdos (recuperação da aprendizagem/ ligação com aulas anteriores/ estimulação da recordação) Competente (em termos científicos e didáticos), disponibiliza nova informação adequadamente

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 Promove o desempenho ativo e orienta a aprendizagem (trabalhos práticos, exploração de textos e esquemas, dando exemplos, etc.) Proporciona feedback (oportunamente, evidencia o que os alunos fazem certo e errado) Reforça a atenção e promove a transferência (fazendo sínteses e destacando o essencial) Avalia a evolução dos desempenhos dos alunos O bom professor: aspetos didáticos ( Cont.)

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 O bom professor: aspetos relacionais Atende ao cumprimento das regras que acautelam a disciplina (cuida do modo como os alunos se tratam uns aos outros e ao professor) Atua no sentido de envolver todos os alunos nas atividades Atua no sentido de implicar todos alunos na melhoria do comportamento e na melhoria da aprendizagem.

Promoção do Sucesso Educativo Junho de 2016 Como é que a escola pode gerir recursos? Uma escola que vê o sucesso escolar como a sua condição natural equaciona novos modos de (re)agrupamento de alunos, partilha as responsabilidades dos resultados alcançados, supervisiona e monitoriza as práticas de ensino, enfatiza a avaliação formativa, Valoriza o plano de formação dos profissionais Tem visão e missão bem definidas e assumidas por (quase) todos