O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O aparecimento da consciência humana
Advertisements

Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Curso de Direito Disciplina: Sociologia Jurídica Aula.
Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.
O homem e a cultura - Leontiev
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
O ser humano natureza ou cultura?
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
Desenho teórico da pesquisa
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
Psicologia Evolucionista. Funções adaptativas do sistema cognitivo e emocional Diferenças comportamentais = sucesso reprodutivo Temáticas: –Poligamia.
O Projeto Político Pedagógico é...
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Disciplina: Saúde Psíquica e Trabalho
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
«Alienação» | 1 Tanto em Marx quanto em Hegel, a alienação está ligada ao trabalho. Todavia, para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer,
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Comportamento Respondente
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Os sete saberes necessários à educação do futuro
EMENTA DO PROGRAMA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS RELAÇÕES EDUCAÇÃO SOCIEDADE E PRAXIS PEDAGÓGICA.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
O DESAFIO DA QUALIDADE NA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO- JUVENIL O termo QUALIDADE e seus usos no campo das ações sociais A questão da QUALIDADE e a prática.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Trabalho: liberdade e submissão.
CAPÍTULO 3: AS PRIMIERAS SOCIEDADES Professora Arluce Dantas Bezerra.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Transcrição da apresentação:

O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo Leontiev, A. R. Professor : Manoel Oriosvaldo de Moura

HOMEM ser de natureza social Desenvolvimento do homem submetido originalmente às leis biológicas : órgãos que se adaptavam às condições e às necessidades da produção posteriormente submetido às leis sócio-históricas – que regem o desenvolvimento da produção

vida em sociedade Processo de hominização: Base no trabalho 3º. Estágio: surgimento do homem atual Homo sapiens leis sócio históricas são determinantes da evolução do homem características biológicas necessárias já existem desenvolvimento sócio- histórico ilimitado mudanças são mais rápidas do que seriam então as biológicas (hereditariedade) 2º. estágio: várias etapas ( fabricação de instrumentos – formas de trabalho em sociedade) –desenvolvimento biológico já dependente do desenvolvimento da produção 1º. Estágio: australopitecos – vida gregária, posição vertical, uso de utensílios rudimentares

Objetos e fenômenos das gerações anteriores Cada indivíduo aprende a ser homem TRABALHO: atividade humana fundamental Através do trabalho os homens adquirem e transmitem conhecimentos às gerações seguintes Natureza modificada pelo homem Conforme suas necessidades Criam objetos Constroem habitações Natureza Mundo repleto de produtos materiais, intelectuais, ideais, cristalizam-se suas aptidões, conhecimentos, saber fazer Objetos e fenômenos das gerações anteriores O homem da nova geração deve se inserir e se apropriar das riquezas deste mundo participando no trabalho, nas atividades sociais, etc.

Desenvolvimento do homem Desenvolvimento da cultura atividade cognitiva das gerações precedentes Base para a formação do pensamento e saber da geração seguinte(que deve se apropriar) processo de apropriação dos indivíduos das aquisições do desenvolvimento histórico processo de formação das faculdades específicas do homem Através da ATIVIDADE

  Exemplo: aquisição de um instrumento INSTRUMENTO produto da cultura material ( possui traços característicos da criação humana, também é objeto social ( nele se incorporam e fixam as operações de trabalho historicamente elaboradas) Cristaliza-se nos instrumentos humanos um conteúdo social e ideal Os animais usam os instrumentos, mas não os guardam nem transmitem, não desenvolvem novas operações motoras O homem – se apropria dos instrumentos – reorganiza seus movimentos – forma faculdades motoras superiores

Outro exemplo : fenômenos da cultura intelectual Aquisição da linguagem – processo de apropriação das operações das palavras fixadas historicamente nas suas significações   Animal se contenta com o desenvolvimento da natureza Homem a constrói Características do processo de apropriação -         cria no homem aptidões novas, funções psíquicas novas -         processo de reprodução no indivíduo das propriedades e aptidões historicamente formadas na espécie humana  

Processo de educação A criança aprende a atividade mais adequada Várias formas Transmissão dos resultados do desenvolvimento sócio-histórico da humanidade para as gerações seguintes É a RELAÇÃO COM OS OUTROS, e não somente o objeto ou fenômeno que permite que a criança se aproprie de traços da cultura acumulada. “Quanto mais progride a humanidade, mais rica é a prática sócio-histórica acumulada por ela, mais cresce o papel específico da educação e mais complexa é a sua tarefa”( p.291) Etapa nova do desenvolvimento da humanidade implica em etapa nova no desenvolvimento da educação

Desigualdade entre os homens Homem Tem aptidão para formar novas aptidões Nem todos tem acesso a esta possibilidade Desigualdade entre os homens Não são fruto de diferenças biológicas naturais São produto da desigualdade econômica de classes

Produtos objetivos da atividade humana e as aquisições da humanidade fixadas neles Mas podem se separar daqueles que criam o desenvolvimento Não dependem mais de leis biológicas

Divisão social do trabalho Produto do trabalho – transforma-se – objeto de troca Classes dominantes: Concentração de riquezas e cultura intelectual Concentração e alienação da cultura Provoca Desigualdade de desenvolvimento Desigualdade de condições e circunstâncias de progresso econômico e social Povos privados de meios materiais para seu progresso cultural

DESENVOLVIMENTO FUTURO DO HOMEM Conforme a concepção da NATUREZA do homem Puramente biológica Considera a questão da reprodução entre raças superiores Pressupõe a diferença entre indivíduos mais aptos e menos aptos Entretanto todas as raças humanas tem as características biológicas do homem contemporâneo ( cérebro desenvolvido, particularidades do esqueleto, posição vertical etc) Homem como ser social que se apropria das aquisições históricas da humanidade Criar condições para que todos possam se desenvolver EDUCAÇÃO que garanta o desenvolvimento multilateral