1 Clima, Cultura e Poder nas Organizações Prof. Dr. Alfredo Rodrigues Leite da Silva O Poder Simbólico Grupo: Leonardo Marchezi dos Reis Marco Antonio.

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Transcrição da apresentação:

1 Clima, Cultura e Poder nas Organizações Prof. Dr. Alfredo Rodrigues Leite da Silva O Poder Simbólico Grupo: Leonardo Marchezi dos Reis Marco Antonio Novaes Ronalt Willian de Oliveira

2 A Perspectiva do Autor (BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989a. p )‏ Teorias do simbolismo X Pseudo-hegeliana Imigração de idéias “... raramente se faz sem causar danos...”(Marx)‏ O Poder simbólico... invisível (...) cumplicidade (...) não querem saber que lhe estão sujeito ou (...) o exercem.(Bourdieu)

3 Os sistemas simbólicos como estruturas estruturantes A Tradição neo-kantiana Trata o universo simbólico como instrumentos do conhecimento e dos objetos (como formas simbólicas)‏ Panofsky Trata o universo simbólico como uma forma histórica, sem reconstruir as suas condições sociais Durkheim Quer dar uma resposta positiva e empírica ao problema do conhecimento evitando o apriorismo e o empirismo

4 Os sistemas simbólicos como estruturas estruturadas A análise estrutural tem em vista isolar a estrutura imanente a cada produção simbólica. Tradição Estruturalista Privilegia o “opus operatum”, as estruturas estruturadas. Saussure, fundador da tradição estruturante fornece da língua, tratando-a como condição de inteligibilidade da palavra. Som X Sentido.

5 CONTRIBUIÇÃO DO TEXTO PRIMEIRA SÍNTESE Os sistemas simbólicos, como instrumentos de conhecimento e comunicação, só podem exercer um poder estruturante porque são estruturados. Os símbolos são os instrumentos por excelência da integração social: enquanto instrumentos de conhecimento e de comunicação, eles tronam possível o consensus acerca do sentido do mundo social que contribui para a reprodução da ordem social.

As produções simbólicas como instrumentos de dominação (Tradição Marxista )‏  Contrapõe estrutura lógica e função gnoseológica do poder simbólico na construção da realidade. Os símbolos aqui são instrumentos de integração social;  Prioriza as funções políticas dos S.S.;  Produções simbólicas  interesses de classes dominantes  ideologias;  Ideologias: instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), alienando a consciência humana e mascarando a realidade;  Cultura dominante: Integração real da classe dominante e integração fictícia da sociedade (subculturas);

Contribuições do Texto  Sistemas simbólicos enquanto instrumentos de conhecimento e comunicação legitimam a dominação (Weber: a domesticação dos dominados)‏

8 Limitações Necessidade de um conhecimento detalhado das correlações e citações de autores. Utiliza-se do poder simbólico de pertencer ao grupo de estudo desses conhecimentos para sua compreensão. Falta de exemplificações sobre os argumentos do autor. Relações com os textos anteriores