Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
Organização Curricular da Escola
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
Pensamento Pedagógico Brasileiro
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
EDUCAÇÃO BÁSICA E A OPÇÃO PELO CURRÍCULO DISCIPLINAR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Curso de Docência Universitária
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CONSELHO DE CLASSE CADEP
Perfil do Profissional
Plano de Trabalho Docente
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
Faculdade de Educação de Costa Rica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Tendência Progressista Libertadora
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
CONCEPÇÕES, PERCURSOS E PERCALÇOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Phelipe Pires Fermino. PIBIC. Matemática-
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Tendências Pedagógicas
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Crítica à concepção de currículo cristalizado
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Plano de curso História da Educação Brasileira
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Transcrição da apresentação:

Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções

Sumário Introdução O que é? Uma breve biografia Características gerais Concepções A educação sob um novo olhar Papeis Relação professor-aluno Processos de ensino e aprendizagem Marcas na atualidade

Introdução “A educação é um ato de amor e, portanto, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a analise da realidade; não pode fugir a discussão criadora, sob a pena ser uma farsa.” (Paulo Freire)

O que é?

Uma breve biografia Quem foi Paulo Freire?

Características  Os conteúdos são referentes com o viver do aluno  Tem como preocupação de ensino a capacidade de atuação do aluno na sociedade  É estritamente critica, sempre levando os alunos a pensarem sobre sua vida, e principalmente sobre a sociedade  A transmissão de conhecimentos não é seu foco, mas relacionar o assunto com a experiência  Conscientização política

Concepções Homem, sociedade e educação

A educação sob um novo olhar Sob a perspectiva de Freire a educação deve ser uma atividade social pedagógica extremamente critica, analisando todos os pontos das relações humanas, o homem em si e entre o homem e a natureza.

Papeis importantes Escola Professor Aluno Professor-aluno

Relação professor-aluno Através da conversa pedagógica educacional é construída uma esfera de igualdade condicional entre professor e aluno, em que ambos são alvos da ação do conhecer. Consequência do enunciado Ausência de uma hierarquização na sala de aula O professor pode aprender com os alunos Ambos são sujeitos ao aprendizado O professor não é o ‘dono do saber’

Processos de ensino e aprendizagem Estão extremamente vinculados a experiências que os alunos vivenciaram (vivenciam) no decorrer de sua vida. Agindo assim como agentes que despertam sua intenção e curiosidade para a resolução de questões que estão vinculadas ao seu dia a dia.

Aplicabilidade dos conteúdos

Marcas na educação atual

1. Características gerais 2. Surgimento em destaque/ período 3. Principais defensores 4. Concepção de homem 5. Concepção de sociedade 6. Concepção de cultura 7. Como é vista a educação 8. Papel da escola 9. Papel do professor 10. Papel do aluno 11. Relação professor aluno 12. Como são entendidos os processos de ensino e aprendizagem 13. Função dos conteúdos escolares – função secundaria 14. Metodologia empregada 15. Avaliação da aprendizagem 16. Aspectos perceptivos na educação atual (o que dessa tendência aparece ainda nos atuais)

REFERENCIAS LIBANÊO, José Carlos. “Democratização da escola publica” – A pedagogia critica – social dos conteúdos. 23 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009 GADOTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1987 SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 17 ed. São Paulo: Cortez/ Autores associados, 1988; ver os capítulos Escola e democracia I e Escola e democracia II.