CONCEITOS EM ELABORAÇÃO JOANA DE JESUS DE ANDRADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Advertisements

Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Psicologia da Escrita: um estudo a partir de Vigotski e Luria
A Teoria da Medida Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
1.Consciência (Chalmers,1997)
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Por que Arte-Educação?.
A Pré-História da Linguagem Escrita
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.

Teoria Psicogenética de Piaget
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Conceitos de aprendizagem
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Questões introdutórias
Funções Mentais Superiores
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Vygotsky – Pensamento e linguagem
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Emile Durkheim e o fato social
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O trabalho de Jean Piaget
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
O aparecimento da consciência humana
LINGUAGEM.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
1. Pressupostos Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas:
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Mediação Semiótica em Vygotsky

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

CONCEITOS EM ELABORAÇÃO JOANA DE JESUS DE ANDRADE

FATORES BIOLÓGICOS  Substrato biológico  Plasticidade cerebral  Sistema Funcional Complexo FATORES SOCIAIS  Natureza social do desenvolvimento  15 – 7 (contar no dedos, máquina, lápis e papel, memória (práticas culturais) “Instrumentos e símbolos construídos socialmente definem quais das inúmeras possibilidades de funcionamento cerebral serão efetivamente concretizadas ao longo do desenvolvimento e mobilizadas na realização de diferentes tarefas”

Internalizacão – Apropriação representação mental - P/P/F – abstração e generalização Processos Psicológicos Humanos “... é a cultura que fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade...”

 Linguagem: * intercambio social * pensamento generalizante - Indicar, nomear, classificar, ordenar - categorias/elementos/atributos/características

Sincrético Complexo Conceitos

Fase 1 – escolha de objetos ao acaso, tentativa- erro; Fase 2 – encontros espaciais e temporais de elementos; Fase 3 – atribuição de um único significado a elementos de diferentes grupos.

 Associativo: cor, forma, tamanho  Coleção: vestuário, material escolar  Cadeia: encadeamento (limitado) de coleções  Próprio-traço: encadeamento (ilimitado) de coleções.  Pseudoconceito: externamente igual aos conceitos, mas com vínculos ainda concretos.

 Atenção (destaque a determinados traços – modelo, ‘atenção: central e periféricas´)  Conceitos Potenciais (‘razão, é quando estou com calor e não bebo água’ )  Conceitos: “Uso funcional da palavra como meio de orientação arbitrária da atenção, da abstração, da discriminação de atributos particulares e de sua síntese e simbolização como o auxílio do signo” (Vigostki)

Conceitos científicos (mediados, consciência deliberada, atividade metacognitiva – ‘eras geológicas’) Conceitos cotidianos (‘espontâneos’ – passado)

 Estudo da Palavra em funcionamento  Vínculos dinâmico-causais  Gênese, funcionalidade e estrutura  Dupla origem: - Combinação de elementos (síntese) - Discriminação de elementos (análise)

Joana de Jesus de Andrade

1 2 3

1 - Cenário das dificuldades e possibilidades 2 - Estudo da unidade do desenvolvimento humano e não dos processos individuais 3 - Predicatividade da interação e da linguagem 4 - A compressão dos processos de elaboração conceitual é justamente o estudo dos nexos

Os processos de elaboração conceitual, seguindo as indicações destacadas por Vigotski com relação às funções psíquicas, podem ser entendidos em termos das relações entre os significados (das palavras, dos gestos, da interação) que a criança consegue produzir e que resultam numa construção consciente e coerente (não necessariamente igual) com o significado socialmente estabelecido.

O verdadeiro sentido da palavra é determinado por tudo aquilo que, na consciência, se relaciona com a palavra expressa (Vigotski). A intensidade do funcionamento mental no exercício de elaboração conceitual representa uma dinâmica que trabalha na tensão entre a quantidade, a qualidade, a intensidade, os desejos, os não-saberes das múltiplas possibilidades de organização do pensamento e da linguagem.

O uso contínuo da palavra entretecida à vida acaba sendo um constante processo de aproximações e distanciamentos, de incontáveis ressignificações que fazem com que cada conceito, cada definição seja dependente sempre de um ‘agora’ que condensa nas marcas da história passada e nos desejos da história futura a provisoriedade e a permanência dos atos de conhecer.