Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métodos Quantitativos
Advertisements

ESTATÍSTICA PARTE 1.
Estatística Descritiva (I)
CONCEITOS BÁSICOS.
Para início de estudo Estatística.
Estatística Conceitos básicos1.
Análise de Dados Ciências Contábeis.
ESTATÍSTICA - Princípios
ESTATÍSTICA Generalidades Novembro 2009.
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Estatística Prof. Augusto Santana. Conceito e Aplicação O Que é Estatística? É a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada.
PRIMEIRA AULA: IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA, DADOS ESTATÍSTICOS: SUAS FONTES E USOS, NÍVEIS DE MENSURAÇÃO. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 1. ANDERSON, David R.
Introdução à Bioestatística
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
O Método Estatístico: Da amostragem ao tratamento dos dados.
ESTATÍSTICA: Conceitos básicas Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 05 de fevereiro.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
Programa de Pós-Graduação em Educação Física Professor: Adriano Ferreti Borgatto, Dr. Colaboração: Jeovani Schmitt – Doutorando PPGEPS.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Desenho teórico da pesquisa
ENEM – desafios  180 Itens e Redação;  Extensão dos itens – ritmo de leitura;  Características do Item;  Marcação do gabarito – cor da prova;  TRI.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
Inferência Estatística
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
MODELOS DE PROBABILIDADES BINOMIAIS E NORMAIS Probabilidade é usada por qualquer indivíduo que toma decisões em situações de incerteza. São várias situações.
CONHECIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO Profa. Doutoranda Nariani Souza Galvão. Acadêmica de Enfermagem: Maria Alice.
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Ciência da Computação Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Aula 07 Inferência Difusa Sistemas de Controle Difuso Max Pereira.
Medidas de Dispersão (Variância, Desvio-Padrão, Amplitude, Coeficiente de Variação) Estatística Aplicada - Componente Prática.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 05/05/08. Sumário da Aula de Hoje Preços Hedônicos: uma abordagem geral Valoração Contingente.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
FORMULÁRIOS FORMULARIOS. Introdução O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Indicadores de Saúde Conceito
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Prof. Hubert Chamone Gesser, Dr. Retornar Probabilidades Disciplina de Probabilidade e Estatística.
VARIÁVEL É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. As variáveis podem ser: Qualitativas: Seus valores são expressos por atributos. Ex: cor da.
Séries Estatísticas Aula 2. Aula passada Variável Discreta:só assume valores pertencentes ao um conjunto enumerável. (Inteiros) Variável Discreta:só assume.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Introdução à Estatística Profª Ms. Ana Cássia Lira de Amorim Universidade de Cuiabá - UNIC Faculdade de Psicologia Disciplina: Estatística Aplicada a Psicologia.
Propriedades desejadas para índices de desigualdade de renda.
Transcrição da apresentação:

Introdução Estatística Descritiva

Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões.  Determinar o valor dos impostos cobrados pelos cidadãos.  Estratégia em uma nova batalha.  Etc.

Introdução História da Estatística História da Estatística Problemas com dados Problemas com dados

Introdução IBGE

Estatística Descritiva Conceitos Fundamentais

Definição “Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos” “Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos” –Fenômenos coletivos: Situações, eventos; que geram características comuns – eleição, linha de produção, campeonato, etc...

Conceitos População: “conjunto de todos os itens (pessoas, coisas, objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo. População: “conjunto de todos os itens (pessoas, coisas, objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo. Amostra: Qualquer subconjunto não vazio de uma população. Amostra: Qualquer subconjunto não vazio de uma população.

Conceitos Parâmetro: Característica numérica (“resultado”) para toda uma população. Parâmetro: Característica numérica (“resultado”) para toda uma população. Estimador: Característica numérica (“resultado”) para uma amostra. Estimador: Característica numérica (“resultado”) para uma amostra.

Exemplo Eleição para vereador em uma Cidade. Eleição para vereador em uma Cidade. –População : Todos os eleitores da Cidade. –Amostra: Eleitores de um bairro. –Parâmetro: Proporção de votos no candidato “Santinho Duende” para toda a cidade. –Estimador: Proporção de votos no candidato “Santinho Duende”, em um determinado bairro.

Processo estatístico de abordagem CensoEstimação 100% confiável Confiabilidade menor É mais caro É mais barato É mais lento É mais rápido É quase sempre desatualizado É mais atualizado Nem sempre é viável É sempre viável

Dados Estatísticos Estatística Descritiva: Estatística Descritiva:  É a parte da estatística que tem por objetivo descrever os dados observados Estatística Indutiva: Estatística Indutiva:  É a parte da estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para uma população a partir de uma amostra. (Probabilidade)

Estatística Descritiva Atribuições: Atribuições: –A obtenção dos dados estatísticos. –A organização dos dados. –A redução dos dados. –A apresentação dos dados. –A obtenção de algumas informações que auxiliam da descrição do fenômeno observado.

Séries Estatísticas

Variáveis Variável : o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Variável : o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. –Qualitativa – quando os valores são expressos por atributos: sexo (masculino e feminino), cor da pele, etc. –Quantitativa – Valores expressos em números: salários, idade, altura, notas, etc.

Variável quantitativa Uma variável contínua pode ser: Uma variável contínua pode ser: –Contínua: qualquer valor entre dois limites. (Mais fracionada) –Discreta: só assume valores pertencentes ao um conjunto enumerável. (Inteiros)

Distribuição de Frequência Representação em tabelas de um conjunto de valores. Representação em tabelas de um conjunto de valores.  Tem como objetivo reduzir a quantidade de dados. São construídas para variáveis discretas e para variáveis contínuas São construídas para variáveis discretas e para variáveis contínuas

Distribuição de Frequência ( Variável Discreta ) Frequência (f ) : número de vezes que um elemento figura em um conjunto de dados. Frequência (f ) : número de vezes que um elemento figura em um conjunto de dados. X i f if i

Exemplo Notas de alunos em uma prova: Notas de alunos em uma prova: –X = 3,5 ; 5; 4,5; 4; 4,5; 5; 3,5; 4; 4; 5; 2; 3; 4,5; 3,5; 4; 4,5; 3; 4; 3; 4; 2; 3; 4,5; 3,5; 4; 4,5; 3; 4; 3; 4; 3,5; 3,5; 3,5; 4; 4; 3; 4; 4; 5; 3. 3,5; 3,5; 3,5; 4; 4; 3; 4; 4; 5; 3.

X if i , ,54 54 Distribuição de Frequência – Variável Discreta Devemos optar por uma variável discreta na apresentação de uma série de valores quando o número de elementos distintos da série for pequeno.