2 -Antes – -Dependência da Presidência do Conselho de Ministros - Secretário de Estado da Administração Local -O papel do “Conselho de Inspecção” -A participação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CMVM La Regulacion Y Supervisión De Los Mercados De Valores En Portugal:la actuación De La CMVM José Pedro Fazenda Martins Direcção de Supervisão de.
Advertisements

O Ministério Público Definição
Poder Legislativo artigos 44 a 75 da CF Direito Constitucional TRT - INSS.
 DECRETO Nº , de 24 de março de Institui a Corregedoria da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Rua Antônio Maria Coelho nº 3002,
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
UNIDADE 2 Compreender os processos operacionais do sistema de Gestão de Pessoas no setor público; Compreender os processos de desenho de cargos, de carreiras.
Ações da CGOV/SECONT para emissão do Relatório e Parecer Conclusivo Giovani Loss Pugnal – Contas de Governo Fevereiro/2016 SECONT NA ESTRADA
Prefeitura Municipal de Cacoal GABINETE DO PREFEITO 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Apresentação: HELENA F. LOPES DA ROCHA.
SUMÁRIO Antecedentes Prestação de Contas Anual – 2009 Plano Anual de Auditoria – 2009 Sistema de Suporte à Execução de Auditorias – S2EPA.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL X Encontro Paulista.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
A QUALIDADE NA GESTÃO DO ARQUIVO Uma experiência na Câmara Municipal do Porto (Julho 2005 – Julho 2006) VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Conselhos de Consumidores Daniel Mendonça
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Audiência Pública “Ações das Empresas de Marketing Multinível no Brasil” Agosto de 2013.
0 ABONO PARA FALHAS. 1.CONCEITO 2.QUEM PODE AUFERIR? 3.MONTANTE PECUNIÁRIO 4. ATRIBUIÇÃO DO ABONO ABONO PARA FALHAS Programa.
Denatran Ministério Das Cidades CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Esclarecimentos da Cobrança de Taxa de Registro de Contratos de Alienação.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
ESTATUTO DA CIDADE INSTRUMENTOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
Apresentação: Jaques F. Reolon Tempo de apresentação: 60 minutos Horário: de 9 às 11 horas.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Analistas de Controle Externo: Jaime Fontes Vasconcelos José Mário Pereira Dantas.
A cooperação entre autoridades de supervisão: a troca de informação e os regimes de confidencialidade José Figueiredo Almaça XXVII Assembleia anual da.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
Introdução à aplicação do APCPC Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Básica 2+3 Pedro Nunes Ano Lectivo 2008/2009 Docente: Patrícia Loureiro.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Psicologia Criminal. Psicologia criminal A Psicologia Jurídica, também chamada de Psicologia Criminal ou Psicologia Judiciária, consiste na aplicação.
LEI ANTITRUSTE – Órgãos DIREITO CONCORRENCIAL. Art. 3º O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), É órgão judicante, Com jurisdição em todo.
CIPA. A CIPA é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a prevenção da saúde e da integridade física.
Além do livro de reclamações, o consumidor dos sectores regulados pela ARE (Água, Electricidade, Combustíveis, Transportes Colectivos Urbanos e Transportes.
Projeto de Lei 2546/03 princípios de contrato conceitos de PPP procura delimitar seu objeto critérios para sua utilização remuneração, formas de licitação.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES PENAIS
Serviço Especializado em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT.
 pessoas colectivas, pessoas morais, pessoas jurídicas  crítica da expressão pessoa colectiva: todas as pessoas são singulares; há pessoas ditas colectivas.
1 Convênios. 2 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS O princípio da descentralização - Estados - Distrito Federal - Municípios - ONG´s - OSCIP´s.
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
AGÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÓMICA MODELO DE GOVERNAÇÃO MODELO DE GOVERNAÇÃO Praia, 07 de Julho de 2009 João Renato Lima.
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
Encontro Nacional de Trabalhadores da Assistência Social Região Centro Oeste Sistematizadora- Profa Valdete de Barros Martins.
RESPONSABILIDADES PELO SISTEMA CONTROLE INTERNO CONTROLE INTERNO Ronaldo Ribeiro de Oliveira Auditor Público Externo Secretário-Chefe da Consultoria Técnica.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Sérgio Fortuna | 19 Novembro Decreto-Lei N.º 309/93, de 2 de Setembro.
PREGÃO. PREGÃO: "... como modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, promovida exclusivamente no âmbito da União (mais outros entes),
Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Competências Termo de Cooperação.
Transcrição da apresentação:

2 -Antes – -Dependência da Presidência do Conselho de Ministros - Secretário de Estado da Administração Local -O papel do “Conselho de Inspecção” -A participação da IGAL no Conselho de Prevenção da Corrupção IGAL Inspecção-Geral da Administração Local

Tutela de legalidade administrativa e financeira Quadro legal habilitante - Decreto-Lei n.º326-A/2007, de 28 de Setembro -Decreto-Lei n.º276/2007, de 31 de Julho -Lei n.º34/87, de 16 de Julho - Código Penal – em especial artigos 278.º-A e 382.º-A – violação de regras urbanísticas e violação de regras urbanísticas por funcionário, respectivamente.

Modo de exercício da actividade de inspecção Actividade de inspecção faz impender sobre as entidades inspeccionadas - deveres de cooperação e de colaboração -prestação de esclarecimentos, pareceres e outras informações Possibilidade da IGAL solicitar informações a qualquer pessoa colectiva de direito privado ou pessoa singular, sempre que o repute necessário para o apuramento dos factos

Procedimento de inspecção Autonomia técnica Princípio da proporcionalidade Princípio do contraditório Garantias do exercício da actividade de inspecção Adopção, se necessário, de medidas preventivas

6 - Verificação da legalidade dos actos das autarquias locais e das empresas municipais Objecto Missão Atribuições

7 - Plano Anual de Inspecções -Análise de denúncias/notícias/queixas/ exposições e outras participações Meios: 64 Funcionários 31 Inspectores no terreno Como?

8 - RISCO - DENÚNCIA Escolha de matérias

9 - CRIMINAL - PERDA DE MANDATO OU DISSOLUÇÃO DE ORGÃO -ADMINISTRATIVO - FINANCEIRO (Violação de regras contabilísticas) NATUREZA DOS ILÍCITOS

10 Entidades de destino da actividade de inspecção - Ilícito Criminal - Ilícito Perda de mandato - Ilícito Administrativo - Ilícito Financeiro M.P. Tribunal Judicial M.P. Tribunal Administrativo Tribunal de Contas

11 Questões que preocupam a IGAL no domínio da legalidade urbanística: 1) A invalidade dos actos de gestão urbanística. 2) A invalidade dos planos municipais de ordenamento do território (PMOT). 3) As dificuldades reveladas pelo MP quer junto dos TAF quer junto dos TJ face à especialidade da matéria em causa e gravidade dos ilícitos participados – ausência de conhecimentos e de linguagens comuns. 4) A demora na propositura das correlativas acções administrativas e criminais.

12 GARANTIR A PROSSECUÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES DIGNIFICAR A ADMINISTRAÇÃO LOCAL, OS SEUS ELEITOS E TODOS OS QUE NELA TRABALHAM GARANTIR A PROSSECUÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES DIGNIFICAR A ADMINISTRAÇÃO LOCAL, OS SEUS ELEITOS E TODOS OS QUE NELA TRABALHAM

13

14 -Persistência (Água mole em pedra dura…) Perspectivas da IGAL