Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira - 1 - Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHO ORIGENS HISTÓRICAS.
Advertisements

UNIDADE I: Introdução; Formação Histórica; Natureza Jurídica; Conceito e Princípios Específicos do Direito do Trabalho.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
31/03/10 Direito do trabalho. Profa. Luzia Zorzal, MS2 Direito do trabalho  Possui conjunto de princípios, normas e instituições atinentes à relação.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 1.
ORGANIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO. A palavra JUDICIÁRIO está ligada à expressão latina juris+dictio, que significa dizer o direito, ou seja, interpretar.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Apresentação do LexML João Lima
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS Gabriela Neves Delgado Professora Adjunta de Direito do Trabalho.
Organização Internacional do Trabalho IPEC A Organização Internacional do Trabalho Fundada em 1919 após a I Guerra Mundial Construiu uma estrutura social.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.
Marcelo Guerreiro Juiz Federal TRF 2. REGIME PRÓPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL.
LEGISLAÇÃO E CONFLITO ECTS: 5 Horas de contacto: 15 T + 30 TP + 5 OT Horas de trabalho total: 135.
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
Judiciário para Jornalistas Estado Democrático de Direito Órgãos do Estado Poder Judiciário, sua estrutura Imprensa Antonio Carlos Alves Braga Junior Tribunal.
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa 2. Difamação (art. 139,CP) (a) Conceito Capítulo.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Aula 3.a: Onde Está a Norma Fundamental? Onde Está a Norma Fundamental?
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito do Trabalho Ponto 5 – Contrato de Trabalho (a) Conceito (art. 442, CLT) Art. 442, CLT “Contrato.
Apresentação: Jaques F. Reolon Tempo de apresentação: 60 minutos Horário: de 9 às 11 horas.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
Diferenças do termo Ditadura positiva  A ditadura na Antiguidade Clássica tinha conotação positiva, e surgiu como uma medida política prevista durante.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
COMPETÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO I  Introdução e competência material.  O estudo das competências trabalhistas é dividido em quatro ordens: a competência.
CONTRATO DE TRABALHO - FORMAS  O contrato de trabalho pode ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por prazo determinado ou indeterminado.
UNIDADE 2 DIREITO TRIBUTÁRIO. 1. FISCO DENOMINAÇÃO CONCEDIDA AO ESTADO ENQUANTO ESTE EXERCE ATIVIDADE DE TRIBUTAÇÃO.
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
Questão Trabalho na Antiguidade e Idade Média
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. ICMS Previsão Legislativa CF/88 – Art. 155, II EC 33/2001 LC 87/96 LC 114/2002.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Princípios e Critérios Internacionais FSC Professora Assistente: Luciana Maria Papp Professor Edson Vidal.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
DIREITO PROCESSUAL TRABALHISTA PROFESSORA: EMMANUELLE BELTRÃO.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
Profa. Daniele G. de Moura. Interferir em... Não intervenção.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
1 SEJAM TODOS BEM VINDOS!!. 2 Legislação Social e Trabalhista Prof. Cristiano Magalhães Formação Graduação: Ciências Jurídicas; Pós-graduação: Direito.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
DIREITOS FUNDAMENTAIS – 2ª parte. DIREITO DE ACESSO AO JUDICIÁRIO Acesso à Justiça  Determinação de duas finalidades básicas do sistema jurídico;  Reivindicação.
LIMITES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: A FUNÇÃO SOCIAL.
As normas em matéria de liberdade sindical, direito de greve e negociação colectiva.
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
NORMAS JURÍDICAS. SANÇÃO LEIS PERFEITAS: NULIDADE AUTOMÁTICA OU POSSIBILIDADE DE ANULAÇAO DO ATO PRATICADO (ART. 235, CC/ ART. 9o. CLT) LEIS IMPERFEITAS:
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
DIREITO DO CONSUMIDOR PRIMEIRA PARTE: RAÍZES E PRINCÍPIOS DA DEFESA DO CONSUMIDOR.
1 PODER DE POLÍCIA 1. Considerações gerais: 1.1 É um poder administrativo, portanto uma atividade do Estado sujeita ao Direito Público; 1.2 Subordinado.
➢ 08/16/2014 Profa. Silvia Bertani ➢ Planejamento Tributário Empresarial.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
Direito do Trabalho e Previdenciário
Transcrição da apresentação:

Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial = observa-se a escravidão, o trabalhador era considerado coisa, e não propriamente sujeito de direito. Feudalismo = havia o regime da servidão, em que o senhor feudal dava proteção militar e política aos servos, sendo que estes não tinham liberdade. Idade média = se caracteriza pelas corporações de ofício, nas quais existiam três mo- dalidades de membros: os mestres (proprietários das oficinas); os companheiros (trabalhadores livres que recebiam salários dos mestres); e os aprendizes (menores que recebiam dos mestres o ensinamento do ofício ou profissão). Revolução Francesa = foram suprimidas as corporações de ofício, tidas como incom- patíveis com o ideal de liberdade individual da pessoa. Revolução Industrial = iniciada no séc XVIII, sendo a principal razão do surgimento do Direito do Trabalho. A necessidade de pessoas para operar máquinas a vapor e têxteis impôs a substituição do trabalho escravo e servil pelo trabalho assalariado.

Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho Problemas decorrentes da Revolução Industrial - excessivas jornadas de trabalho; - exploração do labor de mulheres e menores; Constituição do México (1917) = tratou sobre direito do trabalho. Constituição da Alemanha (1919) = trouxe disposições sobre o tema Tratado de Versalhes (1919) = prevê a criação da OIT Carta del Lavoro (1927) = instituiu o sistema corporativista, com o objetivo de organizar a sociedade e economia em torno do Estado. Declaração da Filadélfia (1944) = ampliou os princípios do Tratado de Versalhes e estabeleceu a cooperação internacional para a realização da justiça social. Declaração dos Direitos Humanos (1948) = prevê direitos trabalhistas.

Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 2. Conceito e Divisão do Direito do Trabalho “É o conjunto de princípios e normas jurídicas que regem a prestação de trabalho subordinado.” - Perez Botija “É o sistema jurídico de proteção aos economicamente fracos.” - Cesarino Júnior “É o conjunto de leis que consideram individualmente o empregado e o empregador, unidos numa relação contratual.” - Cesarino Júnior “É o conjunto de normas que consideram os empregados e os empregadores coletivamente reunidos, principalmente na forma de entidades sindicais.” - Cesarino

Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 3. Fontes FONTES DO DIREITO DO TRABALHO DIRETAS (LEI) INDIRETAS CF Doutrina Jurisprudência CLT Convenções da OIT 1. CF 2. LEIS 3. Convenções e Acordos Coletivos 4. Sentenças Normativas do TRT ou do TST 5. Atos do Poder Executivo 6. Regulamentos da empresa

Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho Estrutura do Judiciário STF STJ TJ TJM TRF TST STM TSE Colégios Recursais JE Juízes Estaduais, do DF e Territórios Juízes de Direito (Juiz- auditor) Juízes Federais Juízes do Trabalho Juízes de Direito (Juiz- eleitoral) Auditorias Militares da União TRT TRE

Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito do Trabalho 4. Princípios 1. Da Proteção = é a forma de compensar a superioridade econômica do empregador em relação ao empregado. Divide-se em: a) in dubio pro operario = na dúvida, aplica-se a norma mais favorável ao empregado. b) da norma favorável ao trabalhador = havendo conflito de interesses, terá aplicação a norma que atenda melhor aos interesses do empregado; Ex.: RT onde o reclamante alega o pagamento de HE Ex.: Férias (CLT) x Férias (Convenção da OIT) Ex.: metalúrgico que é transferido para outra empresa (mesmo grupo econômico) Ponto 1 – Noções Introdutórias

Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito do Trabalho c) da condição mais benéfica = uma vantagem já conquistada não pode ser reduzida. Devem ser respeitados os direitos adquiridos. Ex.: alteração de HE Ponto 1 – Noções Introdutórias