Revisão – Cap. 4: Missão A definição da missão é o ponto inicial para as macroestratégias e macropolíticas a serem estabelecidas, bem como fornece a direção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Advertisements

Capitulo 5 – Objetivos e Desafios Empresariais
Objetivos e Desafios Empresariais
Balanced Scorecard.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Plano Avaliação Plano de Negócios Profa. Bruna Panzarini.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
Estrutura Organizacional
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Realinhamento do Planejamento Estratégico baseado no Processo de Tomada de Decisão Iran Rolisola - Unimed SBO, Americana e Nova Ode ssa.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões PLANEJAMENTO.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Administração de Empresas Equipe: Lorena Moraes Marcio Moraes Messias Silva Thiago Mendes Gestão pela Qualidade Total.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Aula 7-Planejamento Estratégico
Esclarecendo o conceito Objetivo, objetivo específico, resultado, ação e meta.
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Princípios (ou valores) da empresa - Processo decisório; -Comportamento da empresa no cumprimento de sua missão; - Devem responder à seguinte pergunta:
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos Prof. Pedro Xavier da Penha.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Padronização e Melhoria
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Revisão – Cap. 4: Missão A definição da missão é o ponto inicial para as macroestratégias e macropolíticas a serem estabelecidas, bem como fornece a direção em que a empresa vai empenhar-se, e determina os limites dentro dos quais será escolhida a postura estratégica relevante.A missão pode ser descrita em termos simples: “Qual é o negócio da empresa?” Ou seja, a missão define a razão de ser da empresa, bem como o seu posicionamento estratégico. A missão determina o motivo central do planejamento estratégico “onde a empresa quer chegar” – estabelece os propósitos atuais e seus potenciais.

Revisão Por isso a definição da missão deve satisfazer a critérios racionais e sensatos que devem ser: –Suficientemente empreendedores para terem impacto sobre o comportamento da empresa; –Mais focados no sentido da satisfação das necessidades do clientes do que nas características do produto fabricado; –Capazes de refletir as habilidades essenciais da empresa; –Entendíveis; –Realistas; –Flexíveis; e –Motivadores

Revisão Postura estratégica

Revisão Com a postura estratégica definida, avança-se mais um estágio do planejamento estratégico, define-se então as macroestratégias e macropolíticas. Macroestratégias correspondem às grandes ações e caminhos que a empresa vai adotar, visando atuar nos propósitos atuais e futuros, identificados dentro da missão, tendp como motor de arranque sua postura estratégica. Macropolíticas correspondem às grandes orientações que toda a empresa deve respeitar e que irão facilitar e agilizar suas ações estratégicas.

Revisão – Cap 5: Objetivos e desafios empresariais Objetivos – é o alvo ou ponto quantificado, com prazo de realização e responsável estabelecidos, que se pretende atingir por meio de esforço extra. Meta – é a etapa ou passo intermediário para se alcançar determinado objetivo.

Revisão Porém antes de o executivo passar à quantificação dos objetivos (determinar valor e prazo), deve-se verificar se os objetivos: –Estão claros e, perfeitamente divulgados, entendidos, e aceitos; –São específicos, mensuráveis, realísticos e desafiadores (quantidade e prazo); –Apresentam as suas inter-relações de forma esquematizada; –Estão adequadamente relacionados a fatores internos e externos da empresa; –O sistema de controle e avaliação estabelecido está adequado; e –As prioridades estão estabelecidas (hierárquicos). Em resumo os objetivos precisam ser: hierárquicos, quantitativos, realistas, consistentes, claros, entendidos e escritos, comunicados, desmembrados em objetivos funcionais, motivadores, utilitários, decisórios e operacionais

Missão da empresa PropósitosPostura estratégica Objetivos da empresa Objetivos funcionais MKT PROD FIN RH Desafios Razão de ser da empresa Identificação e qualificação das expectativas dos setores Pode fazer parte do planejamento tático da empresa Situação atual Situação futura desejada Período para sua realização, ou seja, quanto tempo eu levo para sair da situação atual e ir para a situação desejada Hierarquia dos objetivos e desafios da empresa

Revisão Sempre que possível, os objetivos devem ser: –Hierárquicos: dispostos em escalas hierárquicas; –Quantitativos: expressos como quantidades ou operacionais; –Realistas: os objetivos e desafios devem surgir de uma análise das oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos e dos recursos da empresa, e NÃO de pensamentos e desejos de seus executivos e funcionários; –Consistentes: a empresa pode estar buscando vários objetivos ao mesmo tempo, entretanto, devem ser consistentes; –Claros, entendidos e escritos: essas três características facilitam o processo de planejamento estratégico;

Revisão –Comunicados: a finalidade e conteúdo deve ser comunicado a todos os envolvidos em sua realização; –Desmembrados em objetivos funcionais; –Motivadores –Utilitários: devem explicitar quem vai se beneficiar quando forem alcançados; –Decisórios: os objetivos e desafios devem esclarecer as decisões básicas envolvidas em seu processo; –Operacionais: devem visualizar os aspectos básicos que devem ser realizados para o seu alcance.

Revisão Processos de estabelecimento de objetivos e desafios 1 – de cima para baixo –Os objetivos são fixados pelos donos ou dirigentes que detêm a maior parcela do poder. Admite-se os demais funcionários da empresa numa situação passiva. 2 – de baixo para cima –Os funcionários têm atuação ativa. 3 – Por fim, pode-se atuar nos dois fluxos, simultaneamente, o que pode resultar numa situação adequada, inclusive quanto aos aspectos motivacionais e da participação com responsabilidade.

Revisão O estabelecimento de objetivos é um processo criativo, pois: –Envolve a concepção de vários objetivos e desafios compatíveis e possíveis; –Exige a consistência com os recursos internos; –Exige a consistência com as condições ambientais; –Envolve a relação custo x benefícios; –Envolve a liberdade para se cometer alguns erros; –Envolve o reconhecimento do possível em relação ao impossível.

Revisão Quando se desenvolve e implementa adequadamente um plano de objetivos na empresa os benefícios são inúmeros. Alguns desses benefícios são: –Direcionamento de esforços para aonde vale a pena; –Melhor estabelecimento de prioridades; –Motivação pela maior participação; –Maior conhecimento da empresa, incluindo seus recursos.

Revisão O processo de estabelecimento de objetivos e desafios de uma empresa pode passar, em um momento inicial, por uma abordagem qualitativa, mas, seguramente, tem que se consolidar em uma abordagem quantitativa, em que os resultados esperados são quantificados de maneira adequada. A quantificação dos desafios pode ser efetuada de algumas maneiras, tal como pelo Balanced Scorecard, idealizado pelo Roberto Kaplan e David Norton, sendo que as empresas podem fazer as necessárias adaptações.

Revisão O Balanced Scorecard (BSC) pode ser conceituado como um sistema balanceado de monitoramento de resultados da empresa, e considera que: –As tradicionais medidas financeiras de desempenho não são suficientes para assegurar uma boa gestão das empresas e dos negócios; –O mesmo raciocínio serve para as tradicionais medidas de desempenho operacionais; –As empresas devem usar conjuntamente, outras medidas de desempenho de forma interativa e balanceada; –As medidas de desempenho devem ser utilizadas nos níveis de corporação, de uma empresa e de unidade estratégica de negócio.

Revisão –Os indicadores e as medidas de desempenho devem estar facilmente visíveis por todos os executivos da empresa, dentro do princípio de gestão à vista; (Para explicar o que é gestão à vista: são como quadros de avisos existentes nas faculdades, no quadro de avisos ao lado da sala dos professores terá informações de interesse dos professores, na entrada da biblioteca, os avisos serão de interesse geral, e na porta de cada sala de aula, os avisos fixados serão de interesse dos alunos que tem aula naquela sala.) –Os indicadores de medidas de desempenho devem ser em número reduzido, para facilitar a gestão da empresa, a partir do direcionamento de esforços, que é um princípio básico da administração por objetivos.

Revisão Kaplan e Norton consideram que os indicadores e as medidas de desempenho podem ocorrer em quatro grandes campos ou perspectivas: –Perspectiva Financeira –Perspectiva dos clientes –Perspectiva dos processos internos –Perspectiva de inovação e do aprendizado

Revisão Perspectiva Financeira A perspectiva financeira procura responder à questão: “como estamos indo na perspectiva das pessoas de fora que estão interessadas nos resultados da empresa?” As pessoas de fora podem ser os acionistas, o governo, as instituições, os fornecedores e a comunidade. As medidas financeiras podem estar relacionadas a: –Sobrevivência, medidas de fluxo de caixa; –Sucesso no crescimento, medido pelo volume de vendas e pelo rendimento operacional; e –Prosperidades, medido pelo aumento de valor das ações e o nível de retorno dos investimentos.

Revisão Perspectiva dos clientes A perspectiva dos clientes procura responder à questão: “Como nossos clientes nos vêem?” Verifica-se que essa abordagem está focada nos usuários ou clientes da empresa. A preocupação com os clientes tende a enquadrar-se em quatro categorias: –Tempo para atendimento das necessidades, ou mesmo expectativas dos clientes; –Qualidade dos produtos e serviços oferecidos; –Desempenho e validade dos produtos e serviços oferecidos; e –Preço dos produtos e serviços (O lead time global mede o tempo requerido para a empresa conhecer as necessidades de seus clientes e atendê-los de maneira efetiva.)

Revisão Perspectiva dos processos internos A perspectiva dos processos internos procura responder à questão: “No que devemos ser realmente bons?” Portanto a preocupação essencial é determinar os aspectos em que a empresa deve superar-se. Entretanto, o que se deve procurar medir é o que a empresa deve fazer internamente para satisfazer, e talvez superar, as necessidades e expectativas de seus clientes. Essas medidas internas podem estar relacionadas a: –Tempo; –Qualidade; –Habilidade e capacitação dos funcionários; –Produtividade; e Custos dos produtos e serviços oferecidos ao mercado

Revisão Perspectiva de inovação e do aprendizado A perspectiva de inovação e do aprendizado procura responder à questão: “Podemos continuar melhorando e adicionando valor?” A habilidade da empresa para inovar, melhorar e aprender está relacionada a seu valor como empresa. Portanto somente por meio da habilidade para lançar novos produtos e serviços, agregar mais valor aos clientes e aumentar a eficiência operacional continuamente, a empresa poderá entrar em novos mercados e aumentar lucros.

Revisão Perspectiva de responsabilidade social A perspectiva de responsabilidade social procura responder a seguinte questão: “Para consolidarmos efetiva, evolutiva e acumulativa atuação social, quais resultados devemos apresentar para a comunidade?” Salienta-se que muitas empresas estão procurando consolidar suas vantagens competitivas sustentadas pela responsabilidade social.) O desenvolvimento do Balanced Scorecard deve ser de cima para baixo na empresa, mas chegando até os níveis inferiores, pois as medidas finais dependerão, e muito, das atividades mais operacionais da empresa