Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.

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Transcrição da apresentação:

Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing

Competências Subsidiar a criação de estratégias de inovação em produtos e serviços. Subsidiar a criação e desenvolvimento de precificação, de divulgação e definição dos canais de distribuição da empresa. Prestar suporte ao setor de marketing nas campanhas de divulgação e promoções da empresa.

Plano de Marketing O plano deve ser simples: Fácil de entender e executar. Comunicar seu conteúdo com facilidade e praticidade. O plano deve ser específico: Objetivos concretos e mensuráveis. Incluir ações e atividades específicas, cada uma delas com datas de conclusão, pessoas responsáveis e orçamentos determinados.

Plano de Marketing O plano deve ser realista: Metas de vendas, despesas e datas são realistas, realizar uma autocrítica franca e honesta para levantar possíveis problemas e objeções. O plano deve ser completo: Incluir todos os elementos necessários.

Plano Estratégico Os profissionais de marketing começam o planejamento de marketing com o estudo do plano estratégico da organização, inclusive a missão da organização e os seus objetivos.

Análise ambiental Análise ambiental que implica a organização, no plano interno e no plano externo observa os pontos fortes e fracos da organização, e analisa as oportunidades e ameaças que estão no horizonte das organizações.

Objetivos e estratégias de marketing Esta realidade faz com que a organização defina seus objetivos e suas estratégias. Nessa fase, o profissional de marketing adota quatro medidas: Estabelecimento de objetivos de marketing; Seleção dos mercados-alvo; Desenvolvimento de composto de marketing para servir cada mercado-alvo; Avaliação dos custos e benefícios financeiros;

Custos e benefícios financeiros Considerar os recursos financeiros para a execução do plano e atingir os resultados propostos. Ele deve avaliar os custos do composto do marketing(produto, preço, promoção e praça) e os seus desdobramentos até chegar às mãos do usuários.

Elementos de um plano de marketing Kotler (2006), o principal arquiteto do modelo a seguir, aponta cinco elementos que formam o conteúdo do plano de marketing: Resumo executivo e sumário; Análise da situação; Estratégia de marketing; Projeções financeiras; Controle.

Considerações finais Plano de marketing é uma extensão do planejamento mercadológico de uma organização. Ele tem como meta atingir diversos objetivos, de curto, médio e longo prazos.