Liderança e comprometimento organizacional Profª Alzira Bermudes Barcellos (27)3227-3613/88149853.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
Advertisements

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Administração de Conflitos e Negociação
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Função Aplicação de pessoas:
Capacidade de exercer influência sobre pessoas;
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Alteridade.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
MSc. Adm. Hildecy Ualmira Schwaemmle
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Comportamento Organizacional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Valor Consultoria Empresarial
GRUPOS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Traços da Personalidade
Avaliação de vendedores
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
CAPÍTULO 12 Liderança.
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
PERSONALIDADE E TRABALHO
- Minister (subordinação ou obediência)
PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Considerações sobre Motivação e Liderança
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
ILDH – Coaching Individual e Grupal
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
Recursos Humanos do Projeto
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
O que é Liderança? Liderança
Técnicas de Negociação Poder, Liderança Motivadora e Administração de Conflitos Prof Cláudio Cabral.
Capítulo 1 A administração hoje.
Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
O MERCADO DE TRABALHO E OS PERFIS DE LIDERANÇA
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
WORKSHOP Gestão de Pessoas.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Liderança Contingencial
A GESTÃO DE CONFLITOS.
Abordagem Comportamental da Administração
CAPITULO 7.
A Liderança e seus Conceitos
T1M2U1 Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica.
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
A Liderança transformacional
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Velhos e Novos Perfis de Liderança
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Poder e Política nas Organizações
Prof. Sonia Loureiro Gestão do Conhecimento Profa. Sonia Loureiro GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Sonia Loureiro
Habilidades e características do líder
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Relembrando: A liderança depende da:
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

Liderança e comprometimento organizacional Profª Alzira Bermudes Barcellos (27) /

Alguns pressupostos sobre liderança: Líder é o indivíduo que possui seguidores; Líder é o indivíduo que possui seguidores; Liderança não se relaciona diretamente com caráter; Liderança não se relaciona diretamente com caráter; O verdadeiro líder nasce pronto; O verdadeiro líder nasce pronto; A liderança é um fenômeno situacional. A liderança é um fenômeno situacional.

Liderança é:  A influência interpessoal para a consecução de comportamentos ou ações, na direção de um ou mais objetivos;  O potencial de influência de uma pessoa sobre outra (ou outras), mudando sua maneira de pensar, agir, ser;  Só se concretiza e se legitima se houver consentimento de outrem.

Liderança é: É conectar os seus empregados ao negócio; É obter e manter empregados que ajam e trabalhem como proprietários; É a arte de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deve ser feito; É a arte de mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas.

Fatores que influenciam o estilo de liderar:  Características pessoais do líder: personalidade, visão de mundo, do trabalho e da organização; percepção de seu próprio papel e dos subordinados, competências etc.;  tipo de organização: grau de modernidade e complexidade, grau de burocratização, cultura organizacional, experiência acumulada, prestígio;  a natureza do trabalho;  o tamanho do grupo;  a urgência dos trabalhos;  Tempo de convivência e sinergia dos grupos;  a maturidade profissional dos liderados.

Bases e legitimação da liderança Crença na superioridade do ponto de vista teórico, técnico ou relacional Eficiência, eficácia, segurança, autonomia, criatividade Competên- cia Afeto, admiração, respeito, confiança, valorização Respeito, valorização dos outros, empatia, ações justas Referência Reconhecimento do poder de oferecer vantagens Controle de recursos e recompensas Recom- pensa Temor de represálias ou perda de vantagens Força, ameaça de aplicação de sanções Coerção LegitimaçãoBasePoder

Valores de um líder O valor do conhecimento O valor da conquista O valor da inteligência emocional O valor da autocrítica O valor da humildade

Dimensões situacionais da liderança A partir da relação de tempo de convivência e sinergia do grupo: Técnica Administrativa Psicossocial Política/estratégica

Ser chefe e ser líder Os Chefes empurram Os líderes puxam Os Chefes comandam Os líderes comunicam Os Chefes são mestres Os líderes são maestros Os Chefes são comandantes Os líderes são treinadores Os Chefes são os donos da voz mais alta Os líderes dos ouvidos mais acurados O Chefe administra O líder inova Os Chefes é um cópia O líder é um original O Chefe mantém O líder desenvolve O Chefe focaliza os sistemas e a estrutura O líder inspira confiança

Ser chefe e ser líder O Chefe pergunta "como" e "quando“. O líder pergunta "o quê" e "por quê?“ O Chefe convive melhor no "status-quo“. O líder desafia, muda O Chefe é um bom soldado. O líder é ele mesmo O Chefe faz a coisa corretamente. O líder faz a coisa certa O Chefe obtém resultados através - ou apesar - das pessoas. O líder desenvolve pessoas e grupos. O Chefe quer segurança e estabilidade. O líder quer desafios O Chefe busca "status" de vida. O líder privilegia qualidade Os Chefes são obedientes. Os líderes contestadores Os Chefes são fazedores. Os líderes criativos. O Chefe veste a camisa da empresa. Os líderes participam dos negócios da empresa

Liderança “A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes.” (Peter Drucker)

Liderar e gerenciar.... Gerenciar é colocar para trabalhar os seus empregados no seu negócio; Gerenciar é obter e manter empregados que ajam e trabalhem como empregados; Gerência é a arte de fazer com que os outros façam algo que você está convencido que deva ser feito; É a arte de mobilizar os outros a trabalhar; É a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados.

GESTÃO DE CONFLITOS O conflito é inevitável na vida humana; Conflito é um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante;

GESTÃO DE CONFLITOS O conflito não é bom e nem ruim, depende da forma como lidamos com ele; Nas organizações, pode ser definido como conflito, quando as partes da empresa procuram exercer o seu poder em busca de objetivos ou metas; Como não é possível viver sem conflito, as pessoas e as organizações precisam saber administrá-lo e resolvê-lo.

EFEITOS POSITIVOS DOS CONFLITOS Expressões de reivindicações, oportunizando o acerto de contas; Feedback; Atenção ao problemas existentes; Desenvolvimento de diferentes pontos de vista, interesses e valores.

EFEITOS NEGATIVOS DOS CONFLITOS Desperdício de energia humana e tempo; Competitividade excessiva; Desenvolvimento de sentimentos ruins como: frustração, hostilidade e tensão; Quando não resolvido, prejudica o resultado da organização.

DETECTANDO O CONFLITO... Existência de grupos que realizam trabalhos diferentes e específicos; Necessidade de compartilhar recursos humanos, materiais ou financeiros; A interdependência de atividades;

RESOLVENDO O CONFLITO Foco no resultado; Foco no relacionamento; Integração; POSSÍVEIS RESULTADOS Perde-perde; Perde-ganha; Ganha-ganha;

A resolução de um conflito leva a novos e diferentes conflitos e assim indefinidamente. Uma das maneiras de avaliar a eficácia da solução é verificar o caráter dos novos conflitos que dela ocorrem. Nas empresas, é fundamental a atuação da alta liderança, mas também a disciplina da autoliderança, ou seja, se reconhecer como indivíduo e aceitar as diversidades.

“MUITOS EMPRESÁRIOS E LÍDERES PROCURAM EMPREGADOS COM PERSONALIDADE SEMELHANTE. MAS SE NÓS VEMOS TUDO DA MESMA MANEIRA, UM DE NÓS É DESNECESSÁRIO”. Stephen Covey