Negociações internacionais, propriedade intelectual e transferência tecnológica Aula 7_As formas jurídicas da propriedade intelectual e seus impactos para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação e difusão tecnológica
Advertisements

Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
PROPRIEDADE INTELECTUAL, ÉTICA E CIDADANIA Luís Bernardo C. Cascão 2011.
Noção, Natureza E Regime Jurídico
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
Trabalho 2 – Sistemas de Informação e Tecnologia Indústria Fonográfica
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 2: Industria Fonográfica Cláudio José de Sousa Matos Abril 2012.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Conceitos de Informação Tecnológica
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PROPRIEDADE INTELECTUAL NA GESTÃO DA QUALIDADE
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Patentes e Software Lucas de Almeida Gama Paixão
Direito e informática F Histórico F Definições F Generalidades F Considerações.
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
Segurança em documentos eletrônicos Softplan/Poligraph
Propriedade Intelectual
© 2005 Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados. Formas de proteção de software Maria Moura Malburg
Aula 2 Ambiente de Marketing.
XII REUNIÃO ANUAL DA ABEU
GAP Grupo Anti-Pirataria Pirata, to fora! Só original.
Rio de Janeiro – outubro/2005
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
FACULDADE PITÁGORAS Prof. Humberto Magno. TERMO DE RESPONSABILIDADE A Editora Rideel alerta que este conteúdo é parte integrante da obra, um acessório.
Desafios do Setor Autoral
Como a internet e a criação colaborativa estão tornando o direito autoral obsoleto Leonardo Cassio de almeida Silva.
Administração de e-Business
A pirataria moderna se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, portanto, apropriação da forma anterior.
Aplicações na Internet
Nathalie Giachini Abril O Problema Comercialização ilegal de música através de softwares, ignorando o pagamento de direitos autorais (copyright)
Direito Autoral e Economia da Cultura.
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Lei de Proteção da Propriedade Intelectual de Programa de Computador
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
Seminário sobre Economia da Saúde em HIV/AIDS
A tecnologia e a propriedade intelectual Matheus Anversa Viera
AULA 2 LICENÇA DE SOFTWARE LEGISLAÇÃO APLICADA A INFORMÁTICA
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
DIREITO AUTORAL Geraldo Seifert da Silva Júnior Orientador: Aires José Rover Copyright © 1999 LINJUR. Reprodução e distribuição autorizadas desde que.
Marcas & Patentes Lei da Propriedade Industrial -
LEGISLAÇÃO APLICADA A INFORMÁTICA. FACULDADE PITÁGORAS Prof.Humberto Magno.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Administração 2°semestre - Aula 1
Sistemas de Informações Gerenciais
O Direito de Propriedade Intelectual nas Novas Tecnologias de Comunicação Digital Clarice Marinho Martins de Castro O Direito de Propriedade.
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
PROPRIEDADE INTELECTUAL APOSTILA 2 – DIREITOS DE AUTOR
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
Tecnologias assistivas e ajudas técnicas
5º semestre – Matutino – A modalidade de licitação é forma específica de conduzir o procedimento licitatório, a partir de critérios definidos.
19/04/2017.
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 16 – PROGRAMA DE COMPUTADOR
Ciência, tecnologia e sociedade
A propriedade intelectual na era digital
Conteúdo programático
1 A natureza dupla da propriedade intelectual “ To promote the progress of science and useful arts by securing for limited times to authors and inventors.
DIREITO E COMUNICAÇÃO Tema: Direito Autoral Conceito:
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
Contrato de cessão de direitos de uso de sistemas (Software) Ana Lúcia Domingues Cotrim Adriana de Souza Carine Batista Pinheiro Deise Rose Mariano Edilene.
CIBERCRIMES José Olino de Campos Lima Júnior (joclj) Engenharia da Computação Tiago Laurentino Wanderley (tlw) Engenharia da Computação.
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
A Economia do Conhecimento, o Comércio Multilateral e o Brasil Campinas, 19/12/05 CNPM - Embrapa.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
Negociações internacionais, propriedade intelectual e transferência tecnológica Aula 3_As formas jurídicas da propriedade intelectual e seus impactos para.
Negociações internacionais, propriedade intelectual e transferência tecnológica Aula 2_Propriedade intelectual, negociações internacionais e transferência.
Transcrição da apresentação:

Negociações internacionais, propriedade intelectual e transferência tecnológica Aula 7_As formas jurídicas da propriedade intelectual e seus impactos para a transferência de tecnologia: direito autoral profa. Maria Caramez Carlotto

[Aula 7] Quinta-feira, 09 de março de 2016 As formas jurídicas da propriedade intelectual e seus impactos para a transferência de tecnologia: direito autoral. Bibliografia básica:  DÍAZ, Rafael. (2008) “Los derechos de autor”. In. DÍAS, Rafael. América Latina y Caribe: la propiedad intelectual después de los tratados de libre comercio. Santiago do Chile: CEPAL, p Bibliografia complementar:  BRASIL. (1998). Lei n° de 19 de fevereiro de Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 10 de fevereiro de  Disponível aquiaqui

[Aula 8] Terça-feira, 15 de março de 2016 O regime de propriedade intelectual: tratados internacionais DEBATE COLETIVO DE PREPARAÇÃO PARA A PROVA Bibliografia básica Todas das aulas anteriores Quinta-feira, 17 de março de 2015 Prova

Direitos autorais e conexos: a que universo se aplica?  Livros  Música  Expressões visuais  Software  Conteúdo multimídia  Bases de dados O DA é a forma de PI mais próxima do nosso universo e mais atingida pela “era digital”.

Direito autoral e conexos

As funcionalidades do direito autoral, segundo Dias  1. Facilitar o funcionamento das indústrias criativas (propriedade industrial?)  2. Outorgar direitos de exploração econômica sem análise prévia (difusão)  3. Divulgar diretamente todo o conhecimento e a informação (com exceção do software)  4. Fornecer direitos comercializáveis embora na AL não se possa alienar o direito moral (significado social do direito autoral)

Dimensões dos direitos de propriedade intelectual  Vigência  Requisito de originalidade  Âmbito de aplicação e  Limites e exceções

Vigência  Trips: exige pelo menos uma proteção por 50 anos depois da morte do autor  ALC: exige pelo menos 70 anos depois da morte do autor  EUA: exige pelo menos 120 anos depois da morte do autor para “autoria corporativa” ou 70 anos para o autor  Brasil e a maioria dos países da AL: 70 anos Proteção dos grandes monopólios porque para 99% das obras, 85% do retorno se dá nos primeiros 20 anos de existência da obra

Requisito de originalidade  O direito autoral é o mais expansivo dos direitos. Se protege praticamente todo tipo de expressão cultural fixa em um meio físico, sem necessidade de registro prévio. (Desde que publicizada de alguma forma). Exemplos: CDs, fita cassete, vinil Papel, arquivo de word, slide lousa? Shows?

Âmbito de aplicação O que está protegido exatamente pelo direito autoral ?????? As ideias, procedimentos, métodos, fórmulas matemáticas conceitos em si não estão protegidos. Assim como os suportes em si mesmos também não.

Âmbito de aplicação O que está protegido então? A forma de expressão das ideias. Por isso o direito autoral tem um grau de exclusão menor do que a patente que, sim, protege a ideia e não a sua expressão. Além disso, quanto maior a difusão, maior o valor.

Sociedades de gestão do DA  Aliás, a ampla difusão coloca uma dificuldade para a arrecadação dos direitos autorais e conexos. Por isso surgem as sociedades de gestão do direito autoral para operar com os custos associados à arrecadação. Brasil: Ecad ou Escritório Central de Arrecadação e Distribuição Outros países da AL também têm problemas

Exceções e limitações do DA De novo, voltamos ao problema do EQUILÍBRIO entre proteção e acesso

Exceções e limitações do DA  1. obras que sempre deve estar em domínio público  2. Exceções reconhecidas por lei que não representam prejuízo: cópia pessoal e deficientes visuais  3. Licenças obrigatórias remuneradas  4. Fins acadêmicos e científicos ???

Disputas contemporâneas  Vão exatamente contra essas limitações e exceções porque a grande indústria do entretenimento alega que elas abrem portas para a “pirataria digital”  Na verdade, a internet conhece três tipos de cópia:  Cópias legais não autorizadas  Troca social não autorizada (PEER TO PEER)  Pirataria: que é a distribuição ou venda com fins comerciais!!  Nesse contexto surgem novas formas de proteção: medidas tecnológicas de proteção como o DRM

Quando o DRM não é possível, surgem o que chamamos de novos modelos de negócios  1. Experience goods??  1.1 condicionamento do cliente e controle de mercado  Ex. microsoft  1.2. consumo de experiência  Ex. megastores de música e livro  2. Distribuição do produto e venda de serviço  Ex. Hed Hat e música alternativa (my space)  3. Redução de preços para superar os custos de cópia e organização  Ex. Expressão popular e clássicos da MPB  4. Venda associada a outros produtos e serviços (diferenciação)  Ex. Biscoito fino e Cosac Naif

Questões relevantes sobre os direitos autorais  Direito autoral x copyright  A justificação do direito autoral  As formas de licenciamento e seus desdobramentos  Evolução tecnológica e direitos autorais  A complexidade dos estudos sobre os impactos da cópia não autorizada

Lei de direito autoral brasileira 1998 LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

Lei de software LEI Nº 9.609, DE 19 DE FEVEREIRO DE Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências