Teoria da Burocracia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO 1. Administração Científica 2
Advertisements

Abordagem Estruturalista da Administração
Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração.
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA
Características Principais:
LINHA DO TEMPO AUTORES AUTOCRÁTICOS PROFESSORES DE TGA.
Abordagem estruturalista
Escola Burocrática.
A contribuição de Max Weber
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
Faculdades de Ciências Sociais e Humanas Sociologia das Organizações
A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES
Burocracia X Estruturalismo
APO Administraçao por objetivo
A ABORDAGEM DA BUROCRACIA
Max Weber em 1864 * Sistema econômico e sociedade
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Ferramentas da Administração
Administração Geral - Aula 03
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Homem, Cultura e Sociedade
ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Burocracia O sistema de garantias é uma criação humana, um modelo ideal, dentro de uma concepção política do funcionamento da sociedade em relação a.
Luís Vitorino Mário Paracana Rúben Antunes Sara Santos
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral da Administração
Capítulo 6 A Teoria da Burocracia.
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Modelo Burocrático de Organização
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
TEORIA ESTRUTURALISTA
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
Modelo Burocrático de Organização
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Fundamentos de Burocracia
Estrutura e Dinâmica Social
Os desdobramentos da Abordagem Estruturalista
Abordagem Estruturalista
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
Modelo Burocrático de Organização
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Curso de Administração Disciplina: TGA
BUROCRACIA DE MAX WEBER Prof. Helenita R. da Silva Tamashiro Curso: Administração Turma: 2ª Etapa.
Senso comum associado ao termo versus significado original Etimologia – “bureau” (francês) + “krátias” (grego); governo dos técnicos 2.
O Público e o Privado na Economia Contemporânea Professor: Dr. Rinaldo Ribeiro Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.
O «Estado» em Karl Marx. Segundo O’Connor, o estado é empurrado a assumir um compromisso crescente em termos de «despesas pelo capital social» (infraestruturas,
Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA As mudanças na estrutura organizacional existem para satisfazer a necessidades,
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
Metáfora 1 Imagens da Organização Cap. 2 As organizações como máquinas Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo.
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Introdução à Administração
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
ADMINISTRADOR PÚBLICO: AGENTE DA MUDANÇA SOCIAL E DO DESENVOLVIMENTO “Nenhum profissional carece mais do que o administrador de disciplinar a sua imaginação.
Psicologia aplicada ao trabalho
1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Profª. Graziela Fátima Pereira CRA/MG
Fundamentos da Administração
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
ADMINISTRAÇÃO BÁSICA.
Aula 4 Burocracia Weberiana.
Transcrição da apresentação:

Teoria da Burocracia

Max Weber Sociólogo alemão; Maximilian Carl Emil Weber – 1864-1920 Sociólogo alemão; Professor: universidades de Friburgo e Heidelberg; 1940 – tradução de alguns dos seus livros. The Protestant Ethic and the Spirit of Capitaliysm – A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo; The Theory os Social and Economic Organization – A Teoria da Organização Social e Econômica

Teoria da Burocracia - Origens A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas; A necessidade de um modelo de organização racional; O crescente tamanho e complexibilidade das empresas; O ressurgimento da Sociologia da Burocracia.

Teoria da Burocracia Tipos de Autoridade Característica Legitimação Tradicional Não é racional. Poder é herdado ou delegado. Baseado no “senhor”. Tradição, hábitos, usos e costumes. Carismática Não é racional, nem herdada, nem delegável. Baseada no carisma. Características pessoais e carismáticas do líder. Racional Racional, legal, impessoal, formal. Baseada no mérito. Justiça da lei. Promulgação e regulamentação de normas legais previamente definidas.

Teoria da Burocracia Tipos de Sociedade Característica Legitimação Tradicional Patriarcal e patrimonial. Conservadorismo. Clã, tribo, família. Carismática Centrada numa pessoa, mística e arbitrária. Revolucionária. Partidos políticos, nações em revolução. Racional Racionalidade de meios e objetivos. Estados modernos, grandes empresas.

Teoria da Burocracia Fatores para o desenvolvimento Desenvolvimento da economia monetária; Crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno; A superioridade técnica do modelo burocrático – em termos de eficiência.

Teoria da Burocracia - Características Base da Burocracia Caráter legal das normas; Caráter formal das comunicações; Divisão do trabalho; Impessoalidade nas relações; Hierarquização da autoridade; Rotinas e procedimentos; Competência técnica e meritocracia; Especialização da administração; Profissionalização; Previsibilidade do funcionamento. Consequências Previsibilidade do comportamento humano; Padronização do desempenho dos participantes. Objetivo Máxima eficiência da organização.

Teoria da Burocracia - Vantagens racionalidade; Precisão na definição do cargo e na operação; Rapidez nas decisões; Univocidade de interpretação; Uniformidade de rotinas e procedimentos; Continuidade da organização; Redução do atrito entre as pessoas; Constância; Confiabilidade; benefício para as pessoas.

Teoria da Burocracia - Disfunções Internalização das normas; Excesso de formalismo e papelório; Resistência a mudanças; Despersonalização do relacionamento; Categorização do relacionamento; Superconformidade; Exibição de sinais de autoridade; Dificuldades com o cliente. Imprevisibilidade do funcionamento.

Teoria da Burocracia - Críticas Excessivo racionalismo; Mecanicismo; Conservantismo; Abordagem de sistema fechado; Abordagem descritiva e explicativa; Críticas multivariadas: organização informal, tipos de autoridade, conflito interno; Terceiro pilar da Teoria Tradicional;

Taylor – meios e métodos científicos para realizar o trabalho rotineiro das organizações – gerência; Fayol – estudava as funções de direção; Weber – características da burocracia – organização, considerada como um todo.

na estrutura organizacional. Teoria da Burocracia Ênfase na estrutura organizacional. Concepção do Homem organizacional – ser isolado que reage como ocupante de cargo – incentivos materiais e salariais. Resultados Almejados máxima eficiência.

Teoria da Burocracia Conceito popular A empresa burocrática é visualizada como uma organização onde o papelório se multiplica e se avoluma impedindo as soluções rápidas e eficientes.