MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS NA CADEIA DE SUPRIMENTO Modal Marítimo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODAIS DE TRANSPORTES Transporte: é o meio de satisfação de necessidade coletiva de deslocar bens e de ser deslocado de um ponto para outro. Significa.
Advertisements

Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Transportes Internacionais
Transporte, Armazenagem e Movimento de materiais
10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.
Modais de Transporte O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações,
Transportes Israel
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
A CONTRIBUIÇÃO DA UNESP PARA O DINAMISMO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS  A UNESP, desempenha um papel importante no dinamismo econômico dos municípios onde.
Palmas, 21 de outubro de Tocantins - TO Eng. Adalberto Tokarski Diretor da ANTAQ.
REVISÃO! Prof. Thiago Costa. No Brasil, a história da Logística é ainda muito recente, e podemos destacar os seguintes fatos:  Iniciativas no setor automobilístico,
Importância dos Transportes
Transportes e Modais Profª Helena Rosa - SENAI
PROF. MSc. ALEXANDRE FERREIRA REFERÊNCIA: ANDRADE, Eduardo L. de. INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL, 3 a. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, PROBLEMAS.
TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO
Custos Transportes Rodoviários
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Armazenamento de materiais
Sistema Computacional. Veículo Submarino para inspecção da plataforma continental Sistema Computacional Hardware e software responsável pelo controlo.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Modais de Transportes Os 05 modais básicos de transporte são:
Unidade 03 Gestão de Transporte
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
IMPACTOS ECONÔMICOS DA COMPETITIVIDADE DO GÁS NATURAL Luciano Losekann Grupo de Economia da Energia Economia/UFF.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina Câmara para Assuntos de Transporte e Logística O Transporte Mundial de Cargas Cenário Atual e Tendências.
Câmara dos Deputados Audiência Pública Comissão de Viação e Transportes (CVT) Requerimento nº 171: Novo Marco Regulatório do Setor Ferroviário.
Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Cabotagem.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II 1 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais.
ADMINISTRAÇÃO DE SUPRIMENTOS – PROF. RODOLPHO WILMERS Logística na cadeia de suprimentos Logística Parte do processo da cadeia de suprimentos que PLANEJA,
O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009.
1 1 Brasília, 12 de NOVEMBRO de 2013 AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO Portos Organizados de Belém, Santarém e Vila do Conde Carlos.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
PNV-2616 Aspectos políticos, legais, ambientais e práticos do uso do mar 23 de fevereiro de 2016.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
Logística Internacional
Portos e Vias Navegáveis
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
Operação de Transporte Orientador: Tiago Campos da Silva Alunos:Éder Denésio Corrêa Fabio Pessi Johrel dos Santos Rodrigo de Oliveira.
VEICULO DE CARGA URBANO SUSTENTÁVEL LOGÍSTICA REVERSA E GESTÃO DE TRANSPORTES.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DA FIESC AÇÕES 2013 e AGENDA /02/2014.
Distribuição Física Parte I. 2 Conceito Ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais.
- Orçamento de Produção
LOGÍSTICO INTERNACIONAL PLT
O setor externo Aula 11.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Logística de Transportes
Lavratti.com Slide 1/19 Modal ferroviário Vantagens Samir Keedi a)Menor custo de transporte em face do mesmo ser, normalmente, movido a energia elétrica.
TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Logística e Operações Internacionais I 1 Logística e Operações Internacionais I Aulas 05 e 06.
Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) TRANSPORTE INTERNACIONAL.
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS NA CADEIA DE SUPRIMENTO Modal Marítimo

O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional. No Brasil responde por mais de 90% do transporte internacional. Possibilidade de navegação interior através de rios e lagos. Inclui tanto os navios que realizam tráfego regular, pertencentes a Conferências de Frete, Acordos Bilaterais e os outsiders, como aqueles de rota irregular, os “tramps”. O transporte marítimo é aquele realizado por navios em oceanos e mares, podendo ser de cabotagem ou longo curso.

Vantagens Maior capacidade de carga; Transporta qualquer tipo de carga; Menor custo de transporte. Desvantagens Necessidade de transbordo nos portos; Distância dos centros de produção; Maior exigência de embalagens; Menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos.

Apesar de ser considerado um dos modais mais importantes para a indústria e a logística no Brasil, o transporte marítimo ainda não tem todo o seu potencial devidamente utilizado. Sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração de novos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional. Apesar de todas as dificuldades que enfrenta o setor movimenta mais de 350 milhões de toneladas ao ano.

Categorias de Transporte Marítimo Convencionais: com capacidade para, ou toneladas. Porta-contêineres: existem containeres para todos os tipos de mercadorias.

Tipos de Navios Cargueiro Graneleiro Tanque Porta-contêiner Roll-on/Roll-off Sea-bea

Navio Cargueiro: para o transporte de carga geral, com os porões divididos de forma a atender diferentes tipos de carga.

Navio Graneleiro: visando o transporte de granéis sólidos.

Porta-contêiner: exclusivo para o transporte de contêineres, que são alocados através de encaxes.

Roll-on: apropriado para o transporte de veículos. Navio sea-bea: é o mais moderno tipo de navio mercante, pois pode converter-se em graneleiro ou porta-contêiner.

Tipos de Navegação Cabotagem: navegação realizada entre portos ou pontos do território brasileiro. Navegação interior: realizada em hidrovias interiores ou lagos, em percurso nacional ou internacional. Navegação de Longo Curso: realizada entre portos brasileiros e estrangeiros. Tipos de Frete Frete básico: valor cobrado segundo o peso ou o volume da mercadoria. Ad-valorem: percentual que incide sobre o valor FOB (Free On Board) da mercadoria. Sobretaxa de combustível: percentual aplicado sobre o frete básico, destinado a cobrir custos com combustível. Taxa para volumes pesados: valor atribuído às cargas cujos volumes individuais, excessivamente pesados (normalmente acima de 1500 kg).

Taxa para volumes com grandes dimensões: aplicada geralmente a mercadorias com comprimento superior a 12 metros. Sobretaxa de congestionamento: incide sobre o frete básico, para portos onde existe demora para atracação dos navios. Fator de ajuste cambial:utilizado para moedas que se desvalorizam sistematicamente em relação ao dólar norte- americano. Adicional de porto: taxa cobrada quando a mercadoria tem como origem ou destino algum porto secundário ou fora da rota.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Fica evidente a importância do modal marítimo no transporte de produtos, sobretudo no que diz respeito ao transporte e distribuição de mercadorias, de variados tipos, a nível internacional. Esse modal ainda exige rigoroso controle de embalagens a serem transportados e padece com uma deficiente infraestrutura de portos e centros de distribuição. Adicionalmente, viu-se também que o modal marítimo é um importante instrumento de integração com outros modais de transporte existentes. O modal marítimo é fundamental para o comércio internacional, pois transporte produtos em larga escala e em longo curso por todo o globo.