Simulado – Políticas Públicas Luciléia Colombo. O papel da burocracia na formulação das políticas públicas, conforme modelos de análise contemporâneos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Advertisements

Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Estrutura Organizacional
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
Introdução à Administração
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Orçamento Público – Thiago Ribeiro de Oliveira
Brasília,5 de junho de 2013 XXVI Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Papel da RIPSA no apoio a produção de indicadores de interesse da saúde e do.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Avaliação de desempenho
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
ADMINISTRADOR PÚBLICO: AGENTE DA MUDANÇA SOCIAL E DO DESENVOLVIMENTO “Nenhum profissional carece mais do que o administrador de disciplinar a sua imaginação.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Liberalização e Privatização: aprendendo lições na utility regulation Sessão 7.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
ASPECTOS INSTITUCIONAIS DA REGULAÇÃO KLEBER Q. DE OLIVEIRA REGULADOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS – ADASA/DF 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO 17 a 20 de Agosto.
Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016.
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal) Dispositivo público para um novo modelo de gestão Arthur Chioro.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Controle interno municipal: identificando os problemas e apontando soluções TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Cincinato Marques de Souza Junior
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO A experiência do Governo do Estado do Espírito Santo.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Teoria da Burocracia.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
A Integração das Ações para Controle do Tabaco Clayton Hillig DEAER/CCR/UFSM
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre “CIDADES E TERRITORIOS” MESTRADO EM POLÍTICAS SOCIAIS – UNICSUL 5a feira – 17h00 2º SEMESTRE 2008.
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
Regulação Baseada em Riscos Sessão 7. O que é? A última ‘moda’ em regulação! Alocando recursos proporcionalmente aos riscos sociais – impacto E probabilidade.
Governança regulatória como fator de melhoria de gestão do setor público ou Quo vadis regulador? ALKETA PECI EBAPE/FGV Brasilia, 18/08/2015.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Simulado – Políticas Públicas Luciléia Colombo

O papel da burocracia na formulação das políticas públicas, conforme modelos de análise contemporâneos, é (A) restrito aos funcionários que ocupam as posições mais altas na hierarquia e participam das arenas de decisão política. (B) inexistente, pois os burocratas preponderantemente implementam as políticas públicas. (C) inexistente, pois a burocracia apenas implementa as políticas públicas. (D) compartilhado entre funcionários de alto e baixo escalão que formulam e implementam políticas públicas. (E) restrito aos funcionários de alto e baixo escalão que formulam e implementam políticas públicas.

Top-down e bottom-up são modelos para (A) analisar os resultados de políticas públicas. (B) estudar a formulação das políticas públicas. (C) estudar a implementação das políticas públicas. (D) avaliar políticas públicas. (E) implementar políticas públicas.

O modelo racional e o modelo incremental se diferenciam porque (A) o primeiro avalia as alternativas de forma comparada, e o segundo avalia as alternativas de acordo com as metas a serem alcançadas. (B) o primeiro considera todas as alternativas de políticas, e o segundo considera as melhores alternativas. (C) o primeiro define as metas de acordo com critérios técnicos, e o segundo define as metas de acordo com critérios sociais. (D) o primeiro define o problema de forma completa, e o segundo define e redefine o problema ao longo do processo. (E) o primeiro se aplica à formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, e o segundo se aplica apenas à implementação das políticas públicas.

No conceito de racionalidade limitada, as limitações à racionalidade devem-se aos fatores: (A) individuais (como as preferências) e organizacionais (como a hierarquia). (B) individuais (como a memória) e econômicos (como a eficiência). (C) organizacionais (como a disponibilidade de informações e de tempo) e individuais (como a cognição). (D) organizacionais (como o ambiente organizacional) e individuais (como as emoções). (E) econômicos (como a efetividade) e individuais (como os valores).

O transporte público na cidade de São Paulo representa uma política pública (A) regulatória. (B) distributiva. (C) redistributiva. (D) empreendedora. (E) majoritária.

Respostas: 1 – A 2 – C 3 – D 4 – C 5 - B