Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Castas, Estamentos E Classes Sociais.
Advertisements

Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Curso de Direito Disciplina: Sociologia Jurídica Aula.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Atividade 3 - A teoria de Max Weber
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Para Kelsen: - A economia, assim como outras ciências, podem até influenciar o legislador na fabricação de normas, mas isso não interesse ao estudioso.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
ÉTICA E MORAL
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Investimentos.
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Aula 2.b. IED Bloco I Objetivo: apresentar idéias básicas, porém extremamente relevantes, para o estudo do Direito.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Estratificação e Mobilidade Social Professor Aníbal.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÕES AMBIENTAIS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EA é Educação e a introdução do termo ambiental propõe o resgate do que parecia esquecido.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
IDENTIFICAÇÃO DE DROGA\S VEGETAIS. SIGNIFICADO Antes de utilizarmos qualquer droga no preparo de medicamentos, devemos submetê-la a uma análise rigorosa.
Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 PROCESSOS DECISÓRIOS Profa. Josy Júdice.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Economia Fauzi T Jorge FOCO: ORIGEM, CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PROBLEMAS E TEMAS RELEVANTES DA ECONOMIA – PARTE III.
Psicologia aplicada ao trabalho
Somos todos seres sociais
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
O QUE É FILOSOFIA?.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Individualismo e Coletividade
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos resultados da Pesquisa de Imagem - MP Paraná Proposta Pesquisa Imagem Nacional.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Trabalho e Sofrimento Psíquico
CONCURSO DE CRIMES Conceitos e análise. Conceito - sistemas Concurso de crimes – significa a prática de várias infrações penais por um só agente ou por.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
A Integração das Ações para Controle do Tabaco Clayton Hillig DEAER/CCR/UFSM
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
2. A sociologia e a dinâmica das relações sociais: ferramentas conceituais e caminhos interpretativos 2.1 – A dimensão social da ação individual: em busca.
Oficina Reações Químicas
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social Weber definia a Sociologia como "uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social”. Por ação social, Weber entendia uma modalidade de conduta dotada de sentido e voltada para a ação de outras pessoas. A ação social seria a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo; portanto, é uma espécie de conduta que envolve significado para o próprio agente. Nem toda espécie de ação, constitui uma ação social. Por exemplo, não há contato social no fato de duas pessoas se cruzarem em uma rua. Nesse tipo de encontro casual não há propriamente ação social. Haveria apenas no caso de essas pessoas se cumprimentarem, ou de conversarem, ou de entrarem em conflito, ou ainda no caso de ambas praticarem qualquer ato com significado próprio voltado para uma terceira pessoa.

Relações Sociais As relações entre os seres humanos que vivem em sociedade são chamadas de relações sociais. Elas constituem a base da sociedade. Vale dizer que sem elas a sociedade não existiria. Essas relações supõem a existência de pessoas que interagem reciprocamente. Não são relações fixas e imutáveis. São relações dinâmicas que se transformam com as mudanças na sociedade, ao mesmo tempo que as estimulam e interferem nelas.

Max Weber (1864 – 1920) Em sua obra, Weber procurou destacar que as diferentes esferas da vida social (pessoal, religiosa, profissional, afetiva, jurídica, artística, entre outras) são autônomas, mas se influenciam de forma constante. Weber procurava, através de uma perspectiva racional, entender o sentido, a motivação e os padrões das ações humanas. Dentre os importantes conceitos elaborados por Weber através dessa perspectivas de análise, está o de ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL.

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL – Divisão da sociedade em grupos, camadas ou classes de forma hierarquizada, segundo algumas categorias. Na busca por critérios objetivos de análise do processo de estratificação social, MAX WEBER propôs um entendimento distinguindo três dimensões. Ordem Social – Referente aos Estamentos – relações estabelecidas . através do prestígio social, tradição, influência, poder. Ordem Econômica – Referente às Classes Sociais - relações . estabelecidas através posse, bens, rendimentos. Ordem Política – Referente às influências Políticas - participação e . influência junto ao poder político.  

Consciência de Estamento ou “Status” Algumas características que distinguem alguns grupos dos demais Adotam estilo de vida e convenções coletivas que são impostas aos membros do grupo Ex: Sociedades da Antiguidade e da Europa medieval (feudal), sociedade indiana (castas) Para Weber, essas sociedades são estamentais porque os indivíduos se identificam quase que exclusivamente através da consciência de “status”, ou seja, através de uma identificação na ordem social.