Mudanças no perfil do aluno EaD Redução na faixa etária e desafios para aprendizagem online.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Advertisements

PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância
Censo da Educação Superior. 2 IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior DISCUSSÃO - GRUPO II.
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
Prof. Carlos Longo, PhD Universidade Positivo Diretor da ABED
Programa Internacional de Avaliação de Alunos
Princípios de Marketing, 12/E
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL – CARREIRA Projecto de Educação para a Saúde Ano lectivo 2010/2011 Resultados do inquérito realizado aos alunos.
TABLET EDUCACIONAL - MEC. MÓDULO II  Apresentação do Tablet  Utilização do Tablet na educação - Discussão  Recursos Pedagógicos.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
PNAD 2013 Trajetória da Extrema Pobreza. Todas as taxas de extrema pobreza calculadas por diferentes instituições convergem ao longo dos anos.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
ENSINO SUPERIOR ENSINO SUPERIOR Desafios e Oportunidades Ozires Silva Reitor UNIMONTE COMISSÃO SENADO DO FUTURO 28 Novembro 2013.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC -
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SST.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Análise dos dados do Censo Escolar 2008 Encarte Saúde Fevereiro de 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Campanha Universalização de Notebooks Campanha Universalização de Notebooks.
SEGMENTO DE CONSTRUÇÃO E PROJETOS, JUNHO 2015
FUTURO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SISTEMA ELÉTRICO x CONSUMIDOR Julio Shigeaki Omori Novembro de 2015.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Wilson de Matos Silva, março/ A Escola de Tempo Integral é pressuposto essencial para o desenvolvimento de um país, pois, não existe nação.
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
BALANÇO DE METAS 2014 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2015 Escola da Advocacia-Geral da União.
1 EPIDEMIOLOGIA DO VIH/SIDA CABO VERDE, Programa de Luta contra a SIDA do Ministério da Saúde Praia, Novembro de 2005.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 Escola da Advocacia-Geral da União.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Prof.(a) Aurélia A. de Melo. O Índice Geral dos Cursos é um indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação de Instituições de.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
FORMAÇÃO PROFISSIONAL PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA Prof. Fernando Amorim.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
E DUCAÇÃO E APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA Ana Lygia Cunha Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
SITUAÇÕES DE DEMANDA DEMANDA NEGATIVA *Grande parte do mercado não gosta do produto e pagaria para evitá-lo. Ex: cirurgias, serviços funerários, ex-presidiários.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Angelita Marçal Flores
O retrato do Censo para a graduação a distância
VARIAÇÃO DE PREÇOS x ‘INFLAÇÃO DA SAÚDE’
Evasão e Redução de Matrículas: Os desafios na área de Administração
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: AS OBSCURIDADES DA RESOLUÇÃO CNE Nº 1/2018
Transcrição da apresentação:

Mudanças no perfil do aluno EaD Redução na faixa etária e desafios para aprendizagem online

O retrato do MEC para a graduação a distância

Média de idade 33 anos 26 anos

Distribuição de ingressantes: Ensino Presencial x EaD 76,6% 23,4% Mkt Share

¹Valores corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor IPCA O valor de Cada ano se refere à Mediana dos preços praticados, considerados todos os cursos. Fonte: Estudos de Sistema Educativo Hoper Educação Curso de Graduação Presenciais Evolução do valor médio das mensalidades 180 U$D

Fonte: Estudos de Sistema Educativo Hoper Educação Cursos de Graduação a Distância Evolução do valor das mensalidades Carreiras de Graduação 76 U$D

Onde estão os problemas nestes números?

O MEC misturou ‘ lé ’ com ‘ cré ’ nos dados do Censo 76,6% 23,4% Mkt Share

A base de oferta na EaD não é a mesma do Presencial

O Mkt Share da EaD muda radicalmente Basta considerar a mesma base de cursos

O Mkt Share da EaD cresce ainda mais no setor privado:

Os alunos da EaD estão cada vez mais jovens

Os dados do INEP com a mudança na média de idade na EaD

A Demografia do aluno EaD em 2014

Queda na média de idade na EaD

Queda na média de idade dos alunos a distância

Cenário Demográfico do Ensino Médio x Ensino Superior - Ciclo de 2003 a

Ciclo Demográfico do Ensino Médio x Ensino Superior Ciclo de 2003 a A inversão no gráfico é matematicamente impossível. Teremos alunos cada vez mais jovens.

Será que vem aí uma aproximação radical entre presencial e EaD? Hábitos da nova geração de alunos: Migração acelerada para modelos de Aprendizagem Online

A – Como lidar com universitários ‘nativos digitais’? B – Como atrair alunos mais jovens na graduação e na pós? C – Como utilizar as novas tecnologias & estratégias para marketing digital? D – Como adaptar o funcionamento dos polos ‘semipresenciais’ ao novo cenário? E – Como sobreviver na guerra de preços e multiplicidade de produtos? F – Como ajustar os modelos de oferta ao cenário do Triplo Canal de Entrega? Como lidar com os alunos mais jovens?

Obrigado.