1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
CE_02_O que e para onde exportar?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Macroeconomia Aula 2.
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Comércio Internacional
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Análise do Meio Ambiente
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
Estrutura da cadeia logística
Fluxo Contínuo de Material- Grupo 4
SINATRADER Atuante desde 2001, pretende neste ano superar metas e atingir o sucesso, contribuindo para o comércio exterior Brasileiro de forma efetiva.
“Cada embarque é uma nova emoção”
Classificação de Mercadorias
EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP
CICB - ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL ABRIL / 2010.
Introdução ao Composto de Marketing
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Prof. Angello Reggio Neto
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
O CONSUMIDOR MODERNO ELE ESTÁ NO COMANDO!!! SABE DISSO!!! USA ISSO!!!
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Como estabelecer e organizar
INCOTERMS Termos do Comércio Internacional
A Importância da Informação
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
Douglas Pereira da Silva
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
A base – Inteligência de mercado
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
Administração Mercadológica IV
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino.
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
II Imposto sobre a Importação
SISTEMA SIM e CRM Aula 12.
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
DISTRIBUIÇÃO.
Comércio Importação Exportação Ltda.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
COMPRAS 0122.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
Transcrição da apresentação:

1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição “Como identificar mercados paraExportação” - Para quem e para onde posso vender meu produto?

2 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS O fato de uma empresa não realizar esse estudo não impede de exportar, mas a pesquisa de mercado evita riscos e investimentos desnecessários. A pesquisa de mercado é um investimento necessário, que propicia economia à empresa, fornecendo os instrumentos para aproximação com seu mercado consumidor. A pesquisa de mercado é um investimento necessário, que propicia economia à empresa, fornecendo os instrumentos para aproximação com seu mercado consumidor. Existem dois tipos de pesquisa: a pesquisa documental e a pesquisa de campo. As empresas buscam, com a pesquisa, identificar as oportunidades que se apresentam num determinado mercado, bem como os clientes em potencial. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

3 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Os resultados da pesquisa informam a empresa sobre: os maiores mercados para seus produtos; os maiores mercados para seus produtos; os mercados com crescimentos mais rápido; os mercados com crescimentos mais rápido; perspectivas e tendências do mercado; perspectivas e tendências do mercado; a competição existente no mercado. a competição existente no mercado. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

4 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS eliminação dos mercados que, por qualquer razão, não atendam às pretensões da empresa; eliminação dos mercados que, por qualquer razão, não atendam às pretensões da empresa; eliminação dos mercados com potencial de absorção desprezível, segundo critérios de volume de importação, barreiras comerciais, estabilidade política, etc; eliminação dos mercados com potencial de absorção desprezível, segundo critérios de volume de importação, barreiras comerciais, estabilidade política, etc; exame criteriosos dos mercados restantes, considerando relação entre as importações e o consumo de determinado produto, a competição interna e a tendência da economia do país. exame criteriosos dos mercados restantes, considerando relação entre as importações e o consumo de determinado produto, a competição interna e a tendência da economia do país. Uma pesquisa bem feita inclui as seguintes fases, de forma sucessiva Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

5 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS A pesquisa não termina com a escolha do mercado: avalia consecução dos objetivos da empresa, prevenir contra mudanças capazes de afetar o lucro; avalia consecução dos objetivos da empresa, prevenir contra mudanças capazes de afetar o lucro; indica a necessidade de alteração no produto; indica a necessidade de alteração no produto; alerta a empresa para ações dos concorrentes; alerta a empresa para ações dos concorrentes; avalia a eficiência do processo de exportação e indica se a empresa deve expandir ou retrair seu esforço exportador avalia a eficiência do processo de exportação e indica se a empresa deve expandir ou retrair seu esforço exportador Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

6 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Na analise de mercado, as estatísticas fornecem indicação preliminar sobre quais países estão vendendo produtos semelhantes e em que quantidades Secretaria do comércio exterior (SECEX) divulga informações estatísticas sobre o intercâmbio comercial do Brasil pelo sistema Alice (Análise das Informações de Comércio Exterior) ou Aliceweb, em ou em permitindo consultas on- line Secretaria do comércio exterior (SECEX) divulga informações estatísticas sobre o intercâmbio comercial do Brasil pelo sistema Alice (Análise das Informações de Comércio Exterior) ou Aliceweb, em ou em permitindo consultas on- line Profa. Ana Ushijima– Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

7 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Informações de diversas ordens períodos específicos, países, produtos, unidades federativas, etc. períodos específicos, países, produtos, unidades federativas, etc. Profa. Ana Ushijima– Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição disponibiliza por valor no local do embarque (US$ FOB), quantidade, peso e preço médio. disponibiliza por valor no local do embarque (US$ FOB), quantidade, peso e preço médio.

8 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS – Documental Questões prévias à realização de uma pesquisa documental: Pesquisa feita no país investigador: informações a partir de fontes documentais, publicadas ou não. Por que a informação é necessária? Em que será utilizada? Até que ponto vai o conhecimento acerca do assunto? O trabalho deve ser entregue um relatório para o solicitante? De que forma a informação precisa ser detalhada? Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

9 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS – Campo Ao planejar uma pesquisa de campo, a empresa deve levar os seguintes itens em consideração: Os objetivos da pesquisa. Tipos de pessoas que serão entrevistadas. Questionário de pontos a levantar. Se possível, marcar as entrevistas com antecedência. Idioma falado pelos entrevistados. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

10 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS – Campo Características de um bom questionário: Ser custo e simples, porém abrangendo todas as questões relevantes. Assegurar o máximo de respostas. Evitar informações inúteis. Ser de fácil avaliação e interpretação. Evitar nomes de produtos. Conter, apenas, questões que possam ser respondidas sem necessidade de consulta. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

11 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS – Campo Características de um bom questionário: Ser custo e simples, porém abrangendo todas as questões relevantes. Assegurar o máximo de respostas. Evitar informações inúteis. Ser de fácil avaliação e interpretação. Evitar nomes de produtos. Conter, apenas, questões que possam ser respondidas sem necessidade de consulta. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

12 São informações básicas sobre o mercado que se quer atingir: Participação do produto nacional nas vendas, em relação ao importado. Hábitos de compra do consumidor. Canais de distribuição. Tendências de mercado a médio e longo prazo. Influência de produtos similares. Preços praticados. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição Comércio Internacional – Importância da Informação

13 Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição São informações básicas sobre o mercado que se quer atingir: Existência de barreiras ao comércio. Níveis de qualidade do produto consumido, inspeção de qualidade e certificados requeridos por legislação específica a produtos estrangeiros. Meios de transportes. Impostos de importação e outros tributos incidentes sobre o produto importado, bem como os impostos aplicados aos nacionais. Principais fornecedores estrangeiros. Comércio Internacional – Importância da Informação

14 Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição São informações básicas sobre o mercado que se quer atingir: Tratamentos tarifários preferenciais em decorrência de Acordos Internacionais de Comércio. Legislação local de proteção a marcas e patentes de produtos Comércio Internacional – Importância da Informação

15 Comércio Internacional – Fontes de Informação Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição - Feiras Internacionais; - Potenciais compradores no exterior; - Pesquisa de Mercado; - Dados estatísticos do comércio exterior brasileiro; - Estatística de importação por país; - Acordos internacionais de comércio; - Regras de importação no mercado-alvo; - Sistema de financiamento; - Contratos comerciais;

16 Comércio Internacional – Fontes de Informação - Oportunidades de Investimentos; - Exportadores locais do seu produto; - Informações gerais sobre comércio exterior : MDIC/ Secex Internet, principalmente no portal do exportador: Aduaneiras (editora especializada em comércio exterior): Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição