Cintilografia e Exames Cintilográficos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÚSCULO ESQUELÉTICO KATARINA GALVÃO.
Advertisements

Instrumento perfuro contundente
Murilo Alvarez. NA SUA CASA DE BANHONA limpeza da sua casa de banho tenha uma atenção especial às zonasque envolvem as torneiras, aos ralos e ao chão.Limpe.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
3.1.1.Calor Específico molar do gás
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA.
AIDS Universidade Estácio de Sá Faculdade de Medicina Seminário Integrado – M8 Rio de Janeiro, Outubro de 2007.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL
ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SISTEMA MUSCULAR No corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, dos mais variados tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme.
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Quadril – Respostas Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Profa. Dra.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Guia de Relatório de Vendas e Vendas Pendentes Bem-vindo à Cappta!!! Junho, 2013.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
AULA RESUMO EM POWER POINT
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Cintilografia óssea- Instrumentação Rodrigo Pina Monitor de Medicina Nuclear e Imagem Molecular Universidade.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Posicionamento para Exames
PLACAS INTEROCLUSAIS L.Rodrigues
Método dos Elos – adequação de layout de processos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
Processamento Digital de Imagens Definição: “Manipulação de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a saída do processo são imagens” Usar operações.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
MEDICINA NUCLEAR INTRODUÇÃO À MEDICINA NUCLEAR - Reconstrução de imagem Prof. F. Godinho e Prof. Luís Freire PROTECÇÃO CONTRA RADIAÇÕES. ASPECTOS LEGAIS.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
ALAVANCAS Sistema Biológico.
Genius X nos Exercícios de Memória. O cérebro é um órgão, na realidade, o maior do corpo humano. Além destas características ele é sozinho, o responsável.
Ortopedia Osteomielite
LINGUAGEM Curso de Aperfeiçoamento – Psicobiologia 2012.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Enf:saray.
Distúrbios Circulatórios Parte II
ALTERAÇÕES DE POSICIONAMENTO REMUNERATÓRIO Lei n.º 12-A/08, de 27/2.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Criação do pneumoperitônio mediante punção com agulha de Veress no hipocôndrio esquerdo: ensaio clínico prospectivo e randomizado. Jorge Luís Wilson Jr.,
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
Caso Clínico Cintilografia de Esforço do Miocárdio com
ÚLCERAS DE PRESSÃO “ESCARAS”
CAPACIDADES COORDENATIVAS
WORKSHOP REGIONAL. PROGRAMAÇÃO MANHÃ | EXPOSIÇÃO  Recursos SAJ e produtividade  Impacto do uso recomendado TARDE | OFICINA  Como implantar as boas.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de móveis Inventor: Ciro José.
Rodrigo Pina e Elisa Hilgemberg
Cintilografia da Tireoide
Vera Andrade
Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular
Rodrigo Pina Monitor de Medicina Nuclear e Imagem Molecular Universidade Federal Fluminense.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Cintilografia e Exames Cintilográficos Rodrigo Pina Elisa Hilgemberg Monitores da Disciplina de Medicina Nuclear e Imagem Molecular Universidade Federal Fluminense

Conceitos Importantes Cintilografia: do latim scintilla (centelha, fagulha) + do grego graphos (escrita, documento) Designa a imagem obtida na câmara gama. Envolve a participação de engenheiros, técnicos e físicos para o bom funcionamento do equipamento Procedimento Cintilográfico: o modo de fazer um conjunto de cintilografias. Compreende o preparo do paciente, o preparo e a administração do radiofármaco, a aquisição e o processamento das imagens Exame Cintilográfico: procedimento cintilográfico acrescido de laudo pelo médico nuclear

Fase Hemodinâmica Cintilografia do Fluxo Sanguíneo Aquisição de imagens sequenciais da região de interesse imediatamente após a injeção e a cada segundo Angiografia Radioisotópica O campo de visão da câmara é limitado, portanto é importante que o médico solicitante especifique a região a ser pesquisada

Fase Hemodinâmica em paciente maratonista com dor na perna direita - Fratura de estresse

Fase de Equilíbrio Cintilografia do Pool Sanguíneo Realizada entre 5 e 10 minutos após a injeção As concentrações na microvasculatura, no espaço extravascular e extraósseo se mantém em equilíbrio por alguns minutos, o que permite a aquisição de diversas imagens Possibilidade de identificar áreas de hiperemia

Fase de Equilíbrio em paciente maratonista com dor na perna direita - Fratura de estresse

Contraste e o Momento de realizar a Cintilografia do Esqueleto Contagem máxima X Contraste máximo A contagem máxima do radiotraçador nos ossos ocorre 60 minutos após a injeção. No entanto, nesse momento ainda há muito radiotraçador nos tecidos moles  pouco contraste O contraste máximo do osso ocorre 12 horas após a injeção. Entretanto, esse também não é o momento ideal para adquirir as imagens, devido: - ao maior tempo de espera -tempo de aquisição prolongado – baixa radioatividade -nitidez das imagens prejudicada -aumento do tempo de utilização da máquina

Aquisição da Fase Óssea - Qual o melhor momento? Considerar o contraste do órgão, o contraste da lesão, o decaimento da emissão de fótons e os inconvenientes práticos da espera Momento ideal: de 2 a 3 horas após a injeção  as imagens dos ossos já se destacam dos tecidos moles (background) e a emissão de fótons pelo esqueleto é suficiente para gerar imagens de boa qualidade Cintilografia tardia: imagens adquiridas após 24 horas da injeção. Importante para o estudo da bacia, pois a a ausência de radiotividade na bexiga facilita a visualização de sacro, ilíacos e sínfise púbica

Fase Óssea (ou Fase Tardia) em paciente maratonista com dor na perna direita - Fratura de estresse

Cintilografia de varredura de corpo inteiro Par de imagens em projeções anterior e posterior com o paciente em decúbito dorsal Especialmente importantes na identificação de lesões poliostóticas , poliarticulares e silenciosas Imagens de aquisição obrigatória, pois permitem a visão do esqueleto completo em um só documento

Cintilografia de Corpo Inteiro em paciente com osteomielite da tíbia esquerda – Identificação de provável foco infeccioso

Cintilografia de varredura de corpo inteiro Paciente em decúbito dorsal. Imagens planas adquiridas em projeções anterior e posterior. Movimento de translação horizontal da câmera ou mesa em direção cranial ou caudal.

Imagens localizadas de uma paciente jovem com foco infeccioso alveolar, provável porta de entrada de bactérias causadoras de osteomielite da tíbia esquerda.

Cintilografia de varredura de corpo inteiro Aquisição obrigatória. Proporciona visão do esqueleto completo em um só documento. A partir das imagens de varredura de corpo inteiro, o médico nuclear decide a realização de imagens localizadas ou de tomografias radioisotópicas (SPECT).

Imagens localizadas Complementam a cintilografia de corpo inteiro – detalhar as lesões, desfazer superposições com outros ossos, partes moles ou cavidades. São imagens planas adquiridas com a câmara estacionária. São usados colimadores multicanais ou imagens planas ampliadas (colimador pinhole). São feitas em diversas projeções: anterior, posterior, perfis, oblíquas, apical(crânio), cócoras (bacia).

Imagens localizadas A B A B As imagens superiores foram adquiridas com colimadores multicanais e as inferiores com colimador pinhole. (A) Paciente com quadril direito irritável. (B)Paciente com quadris normais.

Colimador estacionário Imagens localizadas Colimador Pinhole Colimador estacionário Cintilografia de tireóide

Cintilografias Tomográficas - SPECT Realizada com a câmara em movimento circular de 360 graus, tendo o corpo do paciente como eixo. Câmara programada para parar e adquirir imagens em ângulos escolhidos. Computador: processamento da imagem com aquisição de imagens em diferentes profundidades. Cortes rotineiros : frontais, transversais e sagitais.

Cintilografias Tomográficas - SPECT Indicações: desfazer superposições, localizar lesões ou identificar alterações não visíveis nas cintilografias de corpo inteiro ou localizadas. Com as imagens obtidas no SPECT, a computação é capaz de construir imagens tridimensionais.

Cintilografias Tomográficas - SPECT Apenas exame cintilografico de paciente com artrite de articulações apofisárias lombares.

Cintilografias Tomográficas - SPECT Cortes tomográficos do mesmo paciente..

Tipos de exames cintilográficos Exame simples: cintilografia de varredura de corpo inteiro Exame composto: cintilografia de varredura + imagens localizadas +imagens tardias de 24h + tomografias radioisotópicas + reconstituições tridimensionais Exame trifásico: cintilografia de fluxo + cintilografia do pool sanguíneo + imagens de varredura do corpo inteiro Exame de múltiplos radiotraçadores: cintilografia com fosfonatos marcados com 99mTC + cintilo com outros radiotraçadores (67mGa ou 111mI)

Obrigado! Obrigado! rodrigopina03@gmail.com Contatos medicina.nuclear@huap.uff.br Elisa.hilgemberg@gmail.com rodrigopina03@gmail.com