Séries Estatísticas Aula 2. Aula passada Variável Discreta:só assume valores pertencentes ao um conjunto enumerável. (Inteiros) Variável Discreta:só assume.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatística Conceitos básicos1.
Advertisements

SÉRIES ESTATÍSTICAS.
Estatística Conceitos básicos1.
Variáveis Quantitativas Contínuas
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
Prof. Marcello M. Amaral Física Experimental I.
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
Número de Classes = raiz quadrada do número total de elementos
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução ao PDS  Sinais, Sistemas e Processamento de sinais  Elementos básicos de um Sistema de PDS  Classificação.
Introdução à Bioestatística
Aula 7 Validando os Modelos Prof. José Valentim Machado Vicente, D.Sc.
O Método Estatístico: Da amostragem ao tratamento dos dados.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Inferência Estatística
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade (Extra) Camilo Daleles Rennó
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
Projeções de Séries Temporais – Econometria dos Mercados Financeiros Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial FGV / EPGE Prof. Eduardo.
MEDIDAS DE DISPERSÃO ENEM MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em.
HEP 175 – Bioestatística Prof a Dra. Denise Pimentel Bergamaschi Aula 4 Medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão ou de variabilidade.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
Sequência Numéricas: Termos e Ordem
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
Relação do Desempenho Escolar e Sua Relação com Dados Socio-econômicos no Município de São Paulo.
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL - Moda A aproximação das pessoas na área urbana levou ao desejo de imitar: enriquecidos pelo comércio, os burgueses passaram.
Instituto de Educação a Distância Interativa Coordenação Acadêmica: Prof. Wander Garcia.
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA II Elaborado por: Manuel Miranda da Mota em Set./2010 O RISCO E OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Evolução da Gestão do Risco - Métodos Risco.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Matemático Parte 1.
Revisão de conceitos de Estatística Psicometria Dr. Ricardo Primi, Universidade São Francisco.
Estatística Prof. Augusto Santana. Noções Básicas de Excel Inserindo dados (idade, sexo, peso, altura, imc) Barra de menus Barra de ferramentas Nomear.
Ciência da Computação Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Aula 07 Inferência Difusa Sistemas de Controle Difuso Max Pereira.
PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.
Medidas de Dispersão (Variância, Desvio-Padrão, Amplitude, Coeficiente de Variação) Estatística Aplicada - Componente Prática.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Variáveis Aleatórias Camilo Daleles Rennó
Prof.(a) Aurélia A. de Melo. O Índice Geral dos Cursos é um indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação de Instituições de.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Carlos Aurélio Dilli Gonçalves 2015 unipampa
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 3 05/11/2010.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
DOCUMENTOS/PORTA-DOCUMENTOS UNIVERSIDADE DE COIMBRA | Administração | DGEEI - Divisão de Gestão de Edifícios Equipamentos e Infra-estruturas.
Prof a Ana Carla Bittencourt Reis 1 Teoria das Filas.
Algoritmos Grupos de Slides No 6. Prof. SIMÃO Estrutura de Repetição “faça até” do until Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto.
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
VARIÁVEL É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. As variáveis podem ser: Qualitativas: Seus valores são expressos por atributos. Ex: cor da.
Instruções SIMADE – Maio / 2012
Pesquisa SENSOR Maio/2016. Fonte: FIESPElaboração: Depecon/FIESPFonte: FIESPElaboração: Depecon/ Indicadores de Maio * Os indicadores variam de 0 a 100.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Medidas de Tendência Central Aula 7. Moda É o valor com maior frequência em um conjunto de dados É o valor com maior frequência em um conjunto de dados.
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA
Profa. Dra. Andreia Adami
ESTATÍSTICA Tabelas simples e em classes
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DE PROBABILIDADES
Transcrição da apresentação:

Séries Estatísticas Aula 2

Aula passada Variável Discreta:só assume valores pertencentes ao um conjunto enumerável. (Inteiros) Variável Discreta:só assume valores pertencentes ao um conjunto enumerável. (Inteiros) Distribuição de frequência: Distribuição de frequência: X if i , ,54 54

Distribuição de Frequência ( Variável Contínua ) Para a seguinte valores de X: Para a seguinte valores de X: –X = 3; 4; 2,5; 4; 4,5; 6; 5; 5,5; 6,5; 7; 7,5; 2; 3,5; 5; 5,5; 8; 8,5; 7,5; 9; 9,5; 5; 5,5; 4,5; 4; 7,5; 6,5; 5; 6; 6,5; 6.

Distribuição de Frequência ( Variável Contínua ) ClasseIntervalo de Classefifi

Distribuição de Frequência ( Variável Contínua ) Conceitos: Conceitos: –Amplitude Total de Uma Sequência: é a diferença entre o maior e o menor elemento da sequência.  A t = X máx – X mín.  No exemplo: A t = 9,5 -2 = 7,5

Distribuição de Frequência ( Variável Contínua ) –Intervalo de Classe: é qualquer subdivisão da amplitude total de uma série estatística.  No exemplo: de 2 a 4, 4 a 6, 6 a 8 e 8 a 10. –Limite de Classe: São os valores que limitam os intervalos de classe – Limite inferior (l) e Limite Superior (L).  No primeiro intervalo: l = 2 e L = 4.

Distribuição de Frequência ( Variável Contínua ) –Amplitude do intervalo de classe (h) : é a diferênça entre o limite superior e o limite inferior da classe.  h = L – l  No exemplo: h = 4 – 2 = 2 –Número de Classes: no curso – Critério da raiz.

Critério da raiz Se a sequência estatística contém n elementos e se indicamos por K o número de classe a ser utilizado, então: Se a sequência estatística contém n elementos e se indicamos por K o número de classe a ser utilizado, então:  K = raiz quadrada de n  Opções: inteiro mais próximo, um a menos ou um a mais.

Critério da raiz –A amplitude do intervalo (h) é determinada por :  h = A t /K  Onde K pode ser o número inteiro mais próximo da raiz de n, um a mais ou um a menos.  DEVE-SE OPTAR PELO h MAIS FÁCIL DE SE OPERAR.

Exemplo de variável contínua X = X =

Exemplo –n = 70 –k = 8,37; possibilidades: 8, 7 ou 9. –A t = = 78. Porém 78 não é divisível por 7, 8 e 9. (Ajustar). –A t = = 80. Divisível por 8 (resultando em 8 classes). –h = A t /K = 80/8 = 10.

Exemplo Distribuição de frequência (contínua): Distribuição de frequência (contínua): ClasseIntervalo de Classefi