Cronograma Sistemas de Informação 1º termo – 3º período.

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Transcrição da apresentação:

Cronograma Sistemas de Informação 1º termo – 3º período

Datas de Provas 02/03/2010 – Prova – Valor 20 pontos Matéria: Conceito de sistemas, princípios gerais de sistemas, Dado, Informação e Conhecimento, Conceito de Sistemas de Informação, Componentes de SI, SPT e SE. 30/03/2010 – Prova – Valor 20 pontos Matéria: SAD, SAE (EIS), A empresa vista como sistema, A organização e suas relações ambientais, Modelos de gestão, Funções organizacionais, Informação nas organizações, Sistemas abertos e sistemas fechados. 20/04/2010 – Prova – Valor 30 pontos Matéria: SIG, ERP, Ciclo de desenvolvimento de SI, Diagnóstico de SI, Desenvolvimento de projeto físico e lógico e Projetos de Implantação.

Trabalhos / Seminários (20ptos) Grupo 1: 09/03/2010 – Sistemas de Informação Gerencial: Definição, principais fontes de dados, abrangência, objetivos, características, sua relação com sistemas de gestão empresarial integrados e caso real de uso. Responsável – Paulo Vitor. Grupo 2: 11/03/2010 – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A ABRANGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO (PESSOAL, GRUPAL, ORGANIZACIONAL, INTERORGANIZACIONAL E GLOBAL) – Definições, como os sistemas de informação agregam valor às atividades em cada classificação, exemplos de sistemas de cada um dos tipos, existem integração entre os tipos? Explique, casos reais de uso. Responsável – Kamila.

Trabalhos / Seminários (20ptos) Grupo 3: 12/03/2010 – ERP: Definição, Histórico, Principais benefícios, estudo de viabilidade, processo de escolha de produtos (com exemplos) e parceiros, e fatores críticos de sucesso para implantação. Responsável – Ricardo. Grupo 4: 16/03/2010 – Ciclo de desenvolvimento de sistemas de informação: Os cinco estágios do processo de solução de problema (O’BRIEN, 2001), Compreensão de questões relacionadas com cada estágio, O pensamento crítico é um atributo importante de uma tomada de decisão inteligente, Correlação dos estágios para solução de problema com a análise e projeto de sistemas de informação, Identificar as etapas genéricas de desenvolvimento de sistemas de informação (REZENDE, 2001), Compreender a seqüência de atividades que ocorrem em cada uma das etapas, Envolvimento dos componentes pessoas, organização e tecnologia no processo de desenvolvimento de sistemas, Em sistemas maiores, as atividades das etapas podem ser realizadas por muitas equipes e, conseqüentemente, podem ocorrer em tempos diferentes, explique. Responsável – Rafael.

Trabalhos / Seminários (20ptos) Grupo 5: 18/03/2010 – Diagnóstico de sistemas de informação: Atividades do estudo preliminar, Objetivos de um estudo preliminar e seus limites, Definir o que é requisito funcional e não funcional, Levantamento de requisitos – Ferramentas de levantamento de dados (entrevista e JAD), Importância da gestão de requisitos para a engenharia de software, Verificar a importância da aprovação do usuário, Definir o nível de participação dos usuários no processo, Atividades principais da análise do sistema atual, Revisão do estudo preliminar, Detalhamento sobre a identificação do ambiente atual, Documentação do sistema atual, Definição da estratégia para o projeto lógico, e Aprovação da análise do sistema atual. Responsável – Julio. Grupo 6: 23/03/2010 – Projetos de implantação: Atividades do projeto de implantação, Estratégias de virada de sistemas: Big-ban ou faseada, Planejamento de datas para virada, Treinamento avançado de usuários-finais, Verificação final de recursos associados ao sistema, Acompanhamento pós- implantação e manutenção, Documentação final, Principais fatores de falha na implantação de sistemas, Resistência passiva e ativa, Plano de comunicação sobre o projeto de sistema e Envolvimento dos usuários no projeto. Responsável – Dórian.

Entregas Nos Seminários: 24 horas antes da apresentação: Disponibilização dos slides para os colegas de sala. No dia da apresentação: Slides (Apresentação) impressos, legíveis, no momento anterior à apresentação. No dia de aula posterior ao trabalho apresentado: Trabalho escrito (doc) + Apresentação, em mídia (não serão aceitos disquetes de qualquer espécie).

Forma de apresentação e avaliação:  Escolha do(s) componente(s) para apresentar;  Resumos individuais (04 obrigatórios) (4 pontos). Critérios de avaliação Apresentação (o conteúdo é parte integrante de todos os itens) (14 pontos):  Qualidade do material da apresentação (10%);  Apelos visuais (10%);  Apresentação discursiva (leitura) (20%);  Participação da equipe (20%);  Integração da equipe (20%);  Seqüência do trabalho (10%);  Atendimento aos itens solicitados (10%). Trabalho escrito (2 pontos):  Sequência do trabalho;  Apresentação de acordo com as normas ABNT.