Audiência Pública Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal: Desafios do PLANSAB Leis 11.445/2007 e 12.305/2010 Dezembro 2015 Enga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento DE – Diretoria de Projetos Especiais Elaborado por Engº Edwin Fabiano Carreira Alves GOVERNO DO ESTADO.
Advertisements

Superintendência de Resíduos Sólidos, Gás e Energia - SRS
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Engo. ELEUSIS BRUDER DI CREDDO.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
METAS 3, 4 E 5 PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PMGIRS MUNICÍPIO DE CAPIVARI DE BAIXO AUDIÊNCIA PÚBLICA.
C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
Teodora Tavares Curriculum vitae. Experiência Mais de 20 anos de advocacia em consultoria a empresas privadas e a entidades do terceiro setor, nas áreas.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
DIAGNÓSTICO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PMGIRS MUNICÍPIO DE CAPIVARI DE BAIXO 2ª Oficina Técnica.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
1 Audiência Pública ISS Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. 03 de Dezembro 2013.
Desafios da regulação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no Brasil 9° Congresso Brasileiro de Regulação Brasília – Agosto de 2015.
Financiamento e garantias Prof. Dr Fabio Doria Scatolin Sec. Planejamento CTBA.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Agenda regulatória dos resíduos sólidos 1 AUDIÊNCIA PÚBLICA Política Nacional de Resíduos Sólidos Plano Nacional de Resíduos Sólidos Diógenes Del Bel Diretor.
A regionalização como indutor da elaboração dos PMSBs Maio de 2016 Panorama atual dos PMSBs no Brasil: o que fazer após a edição do decreto 8.629/2015?
Edson Aparecido da Silva Sociólogo Coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental Assessor de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Urbano Dario Rais Lopes Secretário Nacional do Transporte e da Mobilidade Urbana Ministério das Cidades.
DEMANDA RDR 10/2015 POLÍTICA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DA CDR EM 2015: SANEAMENTO E PLANSAB RDR 28/2015 PLANO DE TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE POL. PÚBLICAS:
IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL Autoras: Carolinne.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO “ASPECTOS SINGULARES DA REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS AUTARQUIAS E OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS” DALTO.
2013 Meio Ambiente CONDIÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS CUMPRIREM A LEGISLAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SANEAMENTO.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
POLITICA DE SANEAMENTO PARA O RIO GRANDE DO SUL RIO GRANDE DO SUL.
Mario Guilherme Sebben Diretor Presidente Desafios e Oportunidades da Logística Reversa como instrumento da Política.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Audiência Pública: Qualidade da telefonia móvel e providências para sanar os problemas ARTUR COIMBRA SECRETARIA DE TELECOMUNICAÇÕES MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
Senado Federal Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo 05 de novembro de 2015 Financiamento da universalização dos serviços de saneamento básico.
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em 25 de março de 2015 Disponibilidade e liberação de recursos do Programa.
A ERRADICAÇÃO DE LIXÕES E INCLUSÃO SOCIAL DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. O papel das instituições federais e do Ministério das Cidades MINISTÉRIO.
MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO JOSÉ LUIZ ALVES Presidente da ASSEMAE – Regional Minas Gerais Presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento.
SEMINÁRIO REGIONAL Política e Plano de Saneamento Básico PORTO ALEGRE/RS, 14 de agosto de 2014.
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
VISÃO CRÍTICA DECORRENTE DO DIAGNÓSTICO DE RSU DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS Filipe Franz Teske Janaína Mattos Dieter Wartchow 18/05/2016 XX Exposição de Experiências.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Audiência Pública: Logística Reversa. Foi instituída pela Lei /10 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10 A PNRS fixou obrigações para União, Estados.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DE METAS 1º QUADRIMESTRE 2013.
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Facilitador: Jairo Meneses Bezerra Gerente Executivo do SISAR/PI Fortaleza (CE), 20 de Maio de 2016 SISAR/PI SISTEMA INTEGRADO DE SANEAMENTO RURAL DO PIAUÍ.
- I Fórum Regional de Educação Ambiental Pólo da CIEA : Ubá Tema Central : Interatividade Socioambiental da Bacia do Pomba Data : 30 de outubro a 01 de.
A Limpeza Urbana do DF e a regulação da prestação dos serviços 9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília - DF agosto 2015 A Limpeza Urbana do DF e.
Licitações Sustentáveis Teresa Villac Pinheiro Barki Apresentação complementar à contratação sustentável de serviços de limpeza II CURSO DE LICITAÇÕES.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
Clauber Leite Eliana Vileider Rossana Filetti Soranz.
SANEAMENTO DESEMPENHO GLOBAL RESULTADOS 2007 A JUNHO/2011.
Carlos RV Silva Filho Produção e Consumo Urbanização Crescimento Populacional.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA SECRETARIA EXECUTIVA MEIO AMBIENTE, INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Brasília, 10 de Outubro de 2007.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
CORSAN Bacia do Rio do Sinos Seminário sobre Esgoto e Resíduos Sólidos 1 - A visão Econômica do Investimento em Esgoto 2 - “CASES” Pró-Guaíba : Cachoeirinha/Gravataí.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
O Banco da Amazônia e as oportunidades para investimentos na Região SUDAM ITINERANTE.
Transcrição da apresentação:

Audiência Pública Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal: Desafios do PLANSAB Leis /2007 e /2010 Dezembro 2015 Enga. Heliana Kátia Tavares Campos Diretora Geral SLU DF Coordenadora da Câmara Temática Nacional de Resíduos da ABES 1

Quanto custa a infra estrutura para zerar déficit do setor? Quanto custa a operação dos serviços? Faltam recursos (onerosos ou não) para investimentos? Faltam recursos financeiros para operação? Quem paga pelos serviços prestados? Quem paga pela logística reversa de embalagens? Qual o papel dos governos (F/E/DF/M)? Qual o papel dos órgãos de fiscalização e controle? Qual o papel do legistlativo? Como será apurado nos diversos níveis os cumprimentos das metas estabelecidas? Qual o papel da sociedade? GARGALOS NA GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RSU 2

 Medidas Estruturais: R$ 247,7 bilhões  Medidas Estruturantes: R$ 173,1 bilhões

Implantação de medidas estruturais e estruturantes para 2030 (zerar o deficit): R$ Implantação de medidas estruturais e estruturantes para 2030 (zerar o deficit): R$ Despesa anual dos Serviços MRSU: R$ Despesa anual dos Serviços MRSU: R$ % do investimento anual = deficit do setor 80% do investimento anual = deficit do setor Exemplo do DF: Aterro Sanitário Exemplo do DF: Aterro Sanitário Investimento construção: R$ 27 mi. Investimento construção: R$ 27 mi. Custo operacional anual: R$ 21 mi. Custo operacional anual: R$ 21 mi.

Taxas de Manejo dos RSU: 53,4% da população Taxas de Manejo dos RSU: 53,4% da população Autosuficiência para o MRSU: 48% Autosuficiência para o MRSU: 48% Custo médio per capita anual do MRSU: R$ 105,00 Custo médio per capita mensal do MRSU: R$ 8,75 Taxa Anual MRSU = Tarifa mensal de AA e ES ou Tarifa mensal de EE ou conta de um celular

Taxa de cobertura da coleta dos RSDO em relação à população urbana 6

Municípios participantes do SNIS 2013 que importam ou exportam RDO 7

Municípios participantes do SNIS 2013 que importam ou exportam RSS 8

Formas de disposição final utilizada pelos municípios participantes do SNIS

Unidades de processamento utilizadas pelos municípios participantes do SNIS

Balança para pesagem RDO+RPU:20 % 11

Cobrança pela prestação dos serviços em função da região SNIS

Evolução da despesa per capita por região do Brasil 2013: R$105,77 13

Estimativa do SNIS para

E no Distrito Federal? Encaminhando para o encerramento das atividades ilegais do Aterro do Jóquei e inauguração do Aterro Oeste e o compartilhamento do tratamento dos RSU com o CORSAP. 15

DE LIXÃO AO ATERRO CONTROLADO DO JÓQUEI: PASSIVO SOCIAL 16

ATERRO CONTROLADO DO JÓQUEI : PASSIVO AMBIENTAL ≈ 35 Milhões Ton Resíduos enterrados 17

A LOCALIZAÇÃO DO ATERRO CONTROLADO DO JÓQUEI 18

19 Legenda InícioConclusão 30/04/201509/12/ /04/201515/09/ /06/201512/06/ /04/201508/07/2016 Encerramento atividades irregulares Aterro Controlado do Jóquei Início da operação do Aterro Oeste

20 Aterro Sanitário Oeste – 2015

21 Aterro Sanitário Oeste – 2015

670 mil hab. 1,9 milhões hab. 890 mil hab. 22 OBRIGADA! Heliana Kátia Tavares Campos Diretora Geral – SLU Coordenadora Nacional da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES r r