Harmonia III Prof. Rodolfo Coelho de Souza 1a. Aula: Combinando a Harmonia de Graus com a Harmonia Funcional
Qualidade das tríades o aluno deve saber reconhecer auditivamente a diferença de qualidade sonora entre as diversas tríades. Deve também perceber que a alternância de qualidades entre os acordes formados nos diversos graus da escala confere variedade, riqueza e interesse tanto para a harmonia tonal quanto para os sistemas modais. Só no século vinte os compositores trabalharão sobre a hipótese de harmonias monocromáticas (isto é, com acordes todos de uma mesma qualidade) como ocorre por exemplo na escala de tons inteiros
Graus e Funções em Posição Fundamental
Graus e Funções em Primeira Inversão: os acordes em primeira inversão de modo geral substituem funcionalmente bem os acordes correspondentes em posição fundamental (exceto vi6 ou VI6 que em cadências soam mal).
Graus e Funções em Segunda Inversão: os acordes em segunda inversão de modo geral NÃO substituem funcionalmente os acordes correspondentes em posição fundamental. Eles são usados principalmente em três situações: como apogiatura cadencial, como acorde de passagem e como acorde ornamental sobre baixo pedal.
Qualidade dos acordes de sétima: os mais frequentes: e dois casos raros de acordes de sétima:
e ainda dois casos que pareceriam possíveis mas que não existem porque são enharmonicamente equivalentes a inversões de outros acordes de sétima:
Exemplos em posição fundamental: ( em Dó Maior ou dó menor: )
As Inversões dos acordes de sétima: Resumo das cifras de Inversão em Funcional e em Graus posição Fund. 1a. Inv. 2a. Inv. 3a. Inv. FUNÇÃOF 7 F 7 F 7F GRAU G 7 G 5 G 3G 2 ou G
Acordes diatônicos de sétima: em Maior: em menor:
Exercício em classe I :
Exercício em classe II :
Exercício em classe III:
Exercício em classe IV: