EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?

SURGIMENTO A origem desse movimento pode ser explicada pelas consequências decorrentes do impacto da ciência e da tecnologia na sociedade moderna e, portanto, na vida das pessoas, colocando a necessidade de os alunos adquirirem conhecimentos científicos que os levem a participar como cidadãos na sociedade, de forma ativa e crítica, pela tomada de decisões.

OBJETIVO DO ENFOQUE CTS Formação de cidadãos capazes de compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade e assim ampliar as possibilidades de compreensão e participação efetiva no mundo em que vivem.

QUESTÕES IMPORTANTES Como são escolhidos os temas das pesquisas científicas? Para que um cientista faz Ciência?

Foco CTS MUDANÇA DE VALORES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA e SOCIEDADE – CONTEÚDO ATITUDINAL

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos; Compreensão da ciência como produção humana; Compreensão do impacto da ciência e da tecnologia sobre a sociedade e vice-versa.

TOMADA DE DECISÕES

MITOS CTS Superioridade do modelo de decisões tecnocráticas; Perspectiva salvacionista da C e T; Determinismo científico e tecnológico;

ASPECTOS IMPORTANTES A Ciência evoluiu e ainda evolui em paralelo à Tecnologia. O próprio conhecimento científico e a investigação se tornam possíveis devido à existência de técnicas. A tecnologia está nitidamente mais presente na vida das pessoas.

ASPECTOS IMPORTANTES CTS pode ser caracterizado como o ensino do conteúdo de ciências no contexto autêntico do seu meio tecnológico e social, no qual os estudantes integram o conhecimento científico com a tecnologia e o mundo social de suas experiências cotidianas. A proposta curricular de CTS corresponderia a uma integração entre educação científica, tecnológica e social, em que os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e sócio-econômicos

ASPECTOS IMPORTANTES Não se trata de mostrar as maravilhas da ciência, como a mídia já o faz, mas de disponibilizar as ideias que permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas

TOMADA DE DECISÕES - Eficiência do produto? - Valor econômico? - Aparência Efeito na saúde? Impacto ambiental? - Valor econômico? Ética da produção? Ética da comercialização? Contrabando? Mão de obra? - Conheço essas informações?

INTER-RELAÇÕES CTS Ciência e Tecnologia – compreendidas como domínios distintos que se influenciam mutuamente na construção de conhecimentos, e que tanto promovem modificações nas formas de vida da sociedade, como podem ser influenciadas por esta sociedade através de políticas públicas.

SÍNTESE INTER-RELAÇÕES CTS ASPECTOS DE CTS ESCLARECIMENTOS 1- Efeito da Ciência sobre a Tecnologia A produção de novos conhecimentos tem estimulado mudanças tecnológicas. 2- Efeito da Tecnologia sobre a Sociedade A tecnologia disponível a um grupo humano influencia sobremaneira o estilo de vida deste grupo. 3- Efeito da Sociedade sobre a Ciência Por meio de investimentos e outras pressões a sociedade influencia a direção da pesquisa científica. 4- Efeito da Ciência sobre a Sociedade O desenvolvimento de teorias científicas podem influenciar a maneira como as pessoas pensam sobre si próprias e sobre problemas e soluções. 5- Efeito da Sociedade sobre a Tecnologia Pressões públicas e privadas podem influenciar a direção em que os problemas são resolvidos e, em consequência, promover mudanças tecnológicas. 6- Efeito da Tecnologia sobre a Ciência A disponibilidade dos recursos tecnológicos limitará ou ampliará os progressos científicos

REQUISITOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA CTS Trabalhar com temas e assuntos científicos e tecnológicos socialmente relevantes. Desenvolver o pensamento crítico com os alunos: Desmitificar situações que envolvem Ciência e Tecnologia; Observar os fatos cotidianos sob diferentes pontos de vista, sem render-se ingenuamente às modas pré-fabricadas de pensamento, aos jargões e chavões de opinião coletiva, aos modismos e ao consumo sem reflexão e crítica.

POSSIBILIDADE DE PASSO A PASSO PARA O ENSINO NA PERSPECTIVA CTS introdução de um problema social; (2) análise da tecnologia relacionada ao tema social; (3) estudo do conteúdo científico definido em função do tema social e da tecnologia introduzida; (4) estudo da tecnologia correlata em função do conteúdo apresentado; (5) discussão da questão social original.

HABILIDADES IMPORTANTES PARA UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA CTS Investigar; Refletir; Criticar.

ABORDAGEM CTS NÃO É O MESMO QUE CONTEXTUALIZAÇÃO

POSSÍVEIS TEMAS CTS PARA O ENSINO exploração mineral e desenvolvimento científico, tecnológico e social; ocupação humana e poluição ambiental; o destino do lixo e o impacto sobre o ambiente; controle de qualidade dos produtos químicos comercializados; produção de alimentos e a fome; desenvolvimento da agroindústria e a questão da distribuição da terra do meio rural e monocultura; o processo de desenvolvimento industrial brasileiro, globalização; fontes energéticas do Brasil, efeitos ambientais e os seus aspectos políticos; preservação ambiental, políticas do meio ambiente e desmatamento.