Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner
Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos PROFISSÃO
Escolha profissional e Desenvolvimento “O pretérito, o presente e o futuro aparecem como presos pelo fio do desejo que passa através dele” (Freud, S.) “Futuro anterior” do jogo infantil “É um agora que não é presente, mas sim futuro, que lança o ser ao era, do passado indefinido”(Jerusalinsky, A.)
Vocação “Vocar” Idéia de ser convocado à existência e cumprir uma missão pessoal
Identidade Formada pelas relações que se estabelecem entre pessoas que desempenham papéis sociais importantes na vida de cada indivíduo
Identidade Imagem sobre mim Quem digo que sou Como me percebo Como cheguei a ser o que sou O que desejo ser, como, ocupando-me de que, porque e para que
Identidade Ocupacional Produto da ação do contexto social Auto-percepção em termos de papéis ocupacionais
Identidade Ocupacional Conjunto de expectativas do papel de um indivíduo Quando? Como? Onde? Com que? Com quem?
Identidade vocacional O que o objeto interno está reclamando? Conflitos inconscientes -Para que? -Por que? -Como?
Lutos Escola Infância Imagem ideal dos pais Fantasias onipotentes Corpo adolescente
Urgência na escolha profissional Renunciar é escolher por si mesmo Apegar-se a velhas escolhas Escolher não escolher Escolher sobre as bases de preconceitos, distorções ou conhecimentos parciais
INÍCIO DA VIDA ADULTA (20 aos 35 anos) ▪ Consecução da interdependência emocional, social e econômica; ▪ Introdução no trabalho, casamento e criação dos filhos; ▪ Aumento da auto-realização
▪ Auto-confiança e senso de competência; ▪ Alterações no auto-conceito; ▪ Estabelecimento de prioridades; (35 A 50 anos) ESTÁGIO INTERMEDIÁRIO DA VIDA ADULTA
▪ Progressos nas áreas vocacional,conjugal e sócio- econômica; ▪ Culminância na execução de suas obrigações ocupacionais; ▪ Descoberta de novas satisfações ocupacionais
▪ Declínios em saúde e desempenho ▪ Preocupações ocupacionais ▪ Autoconceito e identidade ▪ Questões sócio-culturais ESTÁGIO AVANÇADO DA VIDA ADULTA (50 a 65 anos)
(65 anos em diante) SENESCÊNCIA ▪ Diminuição de potenciais físicos, orgânicos e cognitivos ▪ Fatores biopsicossociais e culturais
▪ Perdas ▪ Integridade x Desesperança (Erikson) ▪ Idoso na família e na comunidade