O léxico da Língua Portuguesa. De acordo com Fiorin e Savioli (1999, p.93), o léxico consiste no repertório de palavras de que uma dada língua dispõe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Sergio Medina RESENHA É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor.
Advertisements

SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M. T. La terminología: teoria, metodologia, aplicaciones. Barcelona: Empúria, 1993.
Palavras gramaticais e as flexões: gênero e número.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 14. Massas Atômicas e Moleculares.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Química e seu ensino Metodologia do Ensino II Profª Tathiane Milaré.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Curso da LCN Prof. Leonardo Deble
Introdução e Conceitos.
Sistema de avaliação de ensino
6 - Ferramentas de análise para melhoria de processos - Tabelas
Conceitos de GEOGRAFIA
Tutorial: Como acessar o Portal
para conhecerem pessoas novas.
ARTIGO CIENTÍFICO Acadêmico Orientador.
Ciências da Natureza e suas
LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Presente (Aqui e agora)
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
Fundamentos de Eletricidade
AMBIGUIDADE.
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Reunião Comitê Consultivo
- Introdução à Semiótica -
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Antonio Simões Silva Coordenador.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
MOTIVAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
A esfera celeste e a orientação pelas estrelas
Prof. Klecius Celestino
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Trabalho de Língua Portuguesa
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Estudando para o Enem de forma invertida
Tecnologias e Linguagens
“As Emoções Não São Causas” “O Uso Prático da Emoção”
MÉTODOS CIENTÍFICOS 1. Método dedutivo
O QUE É CIÊNCIA PARA VOCÊ ?
Título do trabalho ESPÍNDOLA, M.F. ¹ ; PONTES, V.¹ ; MARTINS A.B.¹
Proposta de totem interativo para o aprendizado da etimologia das palavras no Museu da Língua Portuguesa Camila Santana RA: Susana Mieko RA:
Metodologia Científica
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO O UNIVERSO DA LINGUAGEM
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Classes de palavras.
Variação Linguística Observações.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
FENOMENOLOGIA.
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
Cartografia: ciência ou arte?
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Pesquisa Bibliográfica
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Alef Mafioletti Natan do Rosário
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
Metodologia Científica e Tecnológica
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA (ASD)
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

O léxico da Língua Portuguesa

De acordo com Fiorin e Savioli (1999, p.93), o léxico consiste no repertório de palavras de que uma dada língua dispõe. Em sentido amplo, podemos considerar o léxico como sinônimo de vocabulário. Sob esse olhar, o léxico do português brasileiro compreende a infinidade de vocábulos que utilizamos nos mais diversificados contextos sócio-comunicativos. Basílio (2004, p.9) explica que o léxico não pode ser concebido como um conjunto fechado de palavras, uma vez que se compõe, também, de inúmeras unidades (os afixos, a título de exemplo) que permitem a formação de novas palavras em decorrência da necessidade de novas designações comunicativas. O léxico apresenta, portanto, um caráter dinâmico, que possibilita a sua constante ampliação.

O léxico da Língua Portuguesa Há diferentes vocábulos que se fazem presentes, especificamente, em uma ou outra região brasileira, constituindo os diversificados dialetos. Em Minas Gerais, utiliza-se com frequência a interjeição “uai”, que exprime surpresa. É interessante observar que se trata de uma palavra que foi dicionarizada. É utilizado, também, o substantivo “trem” como designador de qualquer objeto, do qual se esqueceu do nome no momento da fala ou por opção mesmo. No Rio Grande do Sul, por exemplo, há expressões como “tchê”; “piá”, referindo-se a “menino”; “guri” ou “guria”, referindo-se a jovens. Na Bahia, as palavras “Meu rei”, “ó xente” e os diminutivos “painho”, “mainha”, “voinha” são utilizados constantemente. Há palavras que designam o mesmo objeto, porém recebem nomeações diferentes, dependendo do estado brasileiro. Um exemplo é a fruta “mexerica”, também chamada de “bergamota” e “tangerina”.

O léxico da Língua Portuguesa Há também as chamadas “gírias”, criadas sobremaneira por adolescentes: “Falô!” (resposta confirmativa ou despedida) ou “Tipo assim” (empregada para especificar algo, funcionando como sinônimo de “por exemplo”). Existem, também, as palavras que se inserem em determinado ramo profissional e/ou científico e que, por isso mesmo, são partilhadas pelos especialistas nas referidas áreas. Assim, à medida que os conhecimentos teóricos e práticos vão se aperfeiçoando, vocábulos vão surgindo para a designação dos novos conceitos. São os denominados jargões.

O léxico da Língua Portuguesa Em suma, o léxico é a terminologia empregada para se referir aos diferentes vocábulos que integram a nossa língua e aos inúmeros itens lexicais (afixos, por exemplo), a partir dos quais novas palavras vão surgindo. Diversas são as motivações para o aparecimento de novas palavras: avanço da ciência e da tecnologia, regionalismos (palavras específicas de cada região), as gírias... O caráter dinâmico do léxico viabiliza a ampliação dos vocábulos e, consequentemente, dos horizontes. Cumpre-se enfatizar que diferentes variações linguísticas integram o nosso país, enriquecendo-o. Portanto, é fundamental respeitá-las, rompendo com qualquer tipo de estigma.