Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. O QUE É IDEOLOGIA ‘’Sistema de ideias peculiar a determinado grupo social, condicionado quase sempre pela experiencia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Advertisements

Diferenças, desigualdades e violências: desafios éticos no processo de formação Profª. Vera Lúcia Bertoline E.mail: Núcleo Interinstitucional.
Karl Marx ( ). HISTÓRIA E VIDA DE KARL MARX Karl Heinrich Marx, filosofo alemão, nasceu em 05 de Maio de Cursou Filosofia, Direito e História.
Introdução à Comunicação Profª Margaret Carino Aula 9.
Pesquisa de Mercado Ellen Ferraz 2 PPM. Problemática Qual a visão de estereótipo que os universitários têm de si mesmo e dos estudantes de outras graduações?
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
PUBLICIDADE A publicidade pretende chamar a atenção, informar e persuadir o público-alvo a adotar determinado comportamento.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Oficina de vídeo junto à disciplina
CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Quem Somos? A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma entidade civil: sem fins lucrativos apartidária independente de governos e.
Docente, Débora Christina. Data: CRN8-7641
MARKETING HOLÍSTICO Com as novas tecnologias e o acesso à internet facilitado, o consumidor está mudando bastante ao longo dos anos.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Teoria Lasswell Bruna Nieradka Ferreira Juliana Lopes de Souza
MASS COMMUNICATION RESEARCH TEORIAS DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA PESQUISAS COM BASE FUNCIONALISTA Profa. Dra. Cláudia Lago.
Comunidade de Aprendizagem
TEORIA HIPODÉRMICA OU TEORIA DA BALA MÁGICA
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Marx – Ideologia Sociologia.
Fronteiras parte extrema de uma área, região etc., a parte limítrofe de um espaço em relação a outro. o marco, a raia, a linha divisória entre duas áreas,
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
HOUSE ORGAN.
Projeto Multiplicadores
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
A novela nas ondas do rádio
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Cezar Augusto, graduando de licenciatura em Ciências sociais
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
COMUNICAÇÃO RURAL 2 COMUNICAÇÃO RURAL Alguém diz alguma coisa a alguém. Este é o princípio da comunicação humana. Com algum objetivo Com conseqüências.
A postura profissional é formada por aspectos como 
Os Fascismos Itália Alemanha
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Comunicação comunitária
30anos CENPEC.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Cronograma.
Metodologia do Trabalho Científico
Aula 3.2.
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Pesquisa Bibliográfica
ESTABILIDADE E MUDANÇA SOCIAL
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
PERCEPÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
um desafio contemporâneo
I – inTrodução à linguística:
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Posicionamento e Comunicação Pessoal
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
A ESCOLA DE FRANKFURT INTRODUÇÃO
Modelagem de Sistemas
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Liderança e Supervisão
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

O QUE É IDEOLOGIA ‘’Sistema de ideias peculiar a determinado grupo social, condicionado quase sempre pela experiencia e interesses desse grupo. A função da ideologia consiste na conquista ou conservação de determinado status social no grupo. Atitudes ou dotrinas politicas, economicas, ou filosoficas desempenham geralmente funçoes de ideologia. Uma ideologia pode estar em harmonia com valores que prevaleçem na propria sociedade, ou opor-se a eles’’

PROPAGANDA Visa influenciar a atitude de uma audiencia Apresenta os fatos seletivamente Formadora de opinião

IDEOLOGIA Conjunto de ideias, pensamentos ou visoes de mundo de um individuo ou grupo Contem tres tipos basicos de ideias (representaçoes, valores, normas) Difusão de ideias para as classes sociais

O QUE É PROPAGANDA IDEOLOGICA BUSCA POR MEIO DA PROPAGANDA DIFUNDIR ideias, comportamentos e visoes de mundo. Levanta uma bandeira, uma ideia, uma organizaçao, uma prestação de serviços ligada á utilidade publica, Busca disseminar uma pratica ou ideia Não tem fins comerciais Ela pode identificada em campanhas eleitorais, mobilizaçoes ligadas á saude, ao meio ambiente e á segurança.

DESENVOLVIMENTO Envolve um processo complexo com ter:mos e fases distintas: O ‘’emissor’’ realiza a ‘’elaboração ‘’de sua ideologia para que as ideias nela contidas pareçam corresponder aos seus interesses. ________________ Começa então um trabalho de ‘’codificaçao ‘’o qual transforma as ideias em mensagens que atraiam a atenção e sejam facilmente compreensiveis e memorizaveis. ____________________________ Atraves do controle ‘ideologico ‘’ o emissor manipula todas as formas de produção e difusao de ideias, garantindo a exclusividade na emissao das suas proprias. Dessa forma, evita a possibilidade de que os receptores venham a receber, ou mesmo produzir, outra ideologia que os oriente contra os interesses do emissor _______________

A partir de então as mensagens são emitidas atraves da ‘’ difusao’’, que procura atingir o mais rapido possivel um maior numero de pesssoas.

OBJETIVOS Orientar o comportamento social, sem que seja percebido, para que pareça uma escolha natural Neutralidade aparente, as noticias são previamente selecionadas e interpretadas de modo a favorecer determinados pontos de vista.

EFEITOS Difunfida inicialmente pela propaganda, as ideologias são retransmitidas em diversos espaços sociais: Na familia Escola Religiao Em nivel institucional De uma classe para outra

ANTES Foi levada ao extremo por regimes politicos totalitarios Golpe do 64 Construção de imagens ‘’positivas ‘’ dos presientes Novos slogans Censura, controle absoluto do gonverno

HOJE Na maioria dos países democraticos,a propaganda ideologica deve respeita a ética profissional não pode veincular informações inganossas nem sita violensia

EXENPLOS UM EXEMPLO DA ULTILIZAÇÃO DA PROPAGANDA IDEOLOGICA FOI O REGIME NAZISTA, HITLER UTILIZAVA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA DIVULGAR A SUPREMACIA DO POVO ALEMÃO E INFERIORIDADE DOS SEUS INIMIGOS.

CONCLUSÃO SE ADAPTA AS CONDIÇÕES DE ENTENDIMENTE DO SEU PUPLICO ALVO. USA UMA MASCARA DA REALIDADE SELEÇÃO DE CONTEUDO E INTEPRETAÇÃO POR MEIO DE CAMPANHAS PUBLICAS MUITO MAIS PERIGOSA DO QUE QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPAGANDA.