FORMAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL. O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, CIDADANIA E JUSTIÇA NO MUNDO GLOBALIZADO: UM ESTUDO VOLTADO AOS.

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FORMAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL

O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, CIDADANIA E JUSTIÇA NO MUNDO GLOBALIZADO: UM ESTUDO VOLTADO AOS EFEITOS DAS AÇÕES DE IMPRENSA E MICROPOLÍTICAS FUNDADAS NO ESPAÇO LOCAL 1. MÍDIA EM TEMPO DE GLOBALIZAÇÃO: A BUSCAR POR NOVOS MEIOS DE COMBATER A INDIVIDUALIDADE 1. MÍDIA EM TEMPO DE GLOBALIZAÇÃO: A BUSCAR POR NOVOS MEIOS DE COMBATER A INDIVIDUALIDADE 2. O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, CIDADANIA E JUSTIÇA 2. O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, CIDADANIA E JUSTIÇA 3. DOS EFEITOS DAS AÇÕES DE IMPRENSA E MICROPOLÍTICAS FUNDADAS NO ESPAÇO LOCAL 3. DOS EFEITOS DAS AÇÕES DE IMPRENSA E MICROPOLÍTICAS FUNDADAS NO ESPAÇO LOCAL A mídia, como visto, contribui – e muito – na formação e construção da democracia cidadania e justiça no país, uma vez que propicia o exercício desses ideais aliados a sempre necessária e fundamental participação popular. Como verdadeira aliada na busca pela democracia, cidadania e justiça, proporciona o combate ao esquecimento social, fortalecendo a participação popular como forma de garantia de direitos, fazendo com que se deixe de a democracia meramente representativa e se adote um modelo que dá prevalência a aproximação do cidadão à realidade governamental.

PODER COMUNICATIVO, ECOSSISTEMAS DIGITAIS, E CIDADANIA DIGITAL a apropriação social da tecnologia, o que supõe empregá-la para fins não só de excelência técnica, mas também de relevância social; a utilização consciente do impacto das TIC sobre a democracia, avançando desde suas atuais formas representativas até novas formas de democracia participativa; a expansão de uma quarta geração de direitos humanos, na qual se incluiria o acesso universal à informática, à difusão de ideias e crenças sem censura nem fronteiras e por meio das redes, o direito a ter voz no desenho de tecnologias que afetam nossas vidas, assim como acesso permanente ao ciberespaço por redes abertas e a um espectro aberto (Open Spectrum); a promoção de políticas de inclusão digital, entendendo como inclusão não o simples acesso e compra de produtos e serviços de informática, mas o processo de criação de uma inteligência coletiva que seja um recurso estratégico para inserir uma comunidade ou um país em um ambiente globalizado; o desenvolvimento criativo de serviços de governo eletrônico que aproximem a gestão dos assuntos públicos dos cidadãos; a defesa do conceito de procomun (commons, bens comuns), conservando espaços de desenvolvimento humano cuja gestão não está submetida às leis do mercado e especuladores. a extensão da luta contra a exclusão digital e outras exclusões históricas de caráter cultural, econômico, territorial e étnico que ferem, na prática, o exercício de uma plena cidadania; a aposta no software livre, no conhecimento livre e no desenvolvimento de múltiplas formas de cultura popular a apropriação social da tecnologia, o que supõe empregá-la para fins não só de excelência técnica, mas também de relevância social; a utilização consciente do impacto das TIC sobre a democracia, avançando desde suas atuais formas representativas até novas formas de democracia participativa; a expansão de uma quarta geração de direitos humanos, na qual se incluiria o acesso universal à informática, à difusão de ideias e crenças sem censura nem fronteiras e por meio das redes, o direito a ter voz no desenho de tecnologias que afetam nossas vidas, assim como acesso permanente ao ciberespaço por redes abertas e a um espectro aberto (Open Spectrum); a promoção de políticas de inclusão digital, entendendo como inclusão não o simples acesso e compra de produtos e serviços de informática, mas o processo de criação de uma inteligência coletiva que seja um recurso estratégico para inserir uma comunidade ou um país em um ambiente globalizado; o desenvolvimento criativo de serviços de governo eletrônico que aproximem a gestão dos assuntos públicos dos cidadãos; a defesa do conceito de procomun (commons, bens comuns), conservando espaços de desenvolvimento humano cuja gestão não está submetida às leis do mercado e especuladores. a extensão da luta contra a exclusão digital e outras exclusões históricas de caráter cultural, econômico, territorial e étnico que ferem, na prática, o exercício de uma plena cidadania; a aposta no software livre, no conhecimento livre e no desenvolvimento de múltiplas formas de cultura popular

SUJEITOS E CIDADÃOS NO MUNDO DIGITAL Se nada for feito, a Internet de hoje poderá ser um lugar de formas amplamente utilizadas de vigilância panóptica, muito úteis para alguns, mas debilitantes para as perspectivas, a longo prazo, da subjetividade livre necessária para sustentar as sociedades democráticas. Se nada for feito, a Internet de hoje poderá ser um lugar de formas amplamente utilizadas de vigilância panóptica, muito úteis para alguns, mas debilitantes para as perspectivas, a longo prazo, da subjetividade livre necessária para sustentar as sociedades democráticas. É verdade que, atualmente, a maioria dos professores universitários encontra casos óbvios de plágio, como a cópia de materiais a partir de páginas web, entre outros. Caso alguém fosse fazer uma varredura com o TurnItIn nos meus escritos e no meu jeito de falar do dia-a-dia, eu provavelmente seria “reprovado”. É verdade que, atualmente, a maioria dos professores universitários encontra casos óbvios de plágio, como a cópia de materiais a partir de páginas web, entre outros. Caso alguém fosse fazer uma varredura com o TurnItIn nos meus escritos e no meu jeito de falar do dia-a-dia, eu provavelmente seria “reprovado”. Como alternativa para o estado de vigilância policial do TurnItIn, um desafio fascinante se apresenta. A tarefa interessante é procurar entender como os jovens usam a web em sua aprendizagem e em seu trabalho. Sim, eles estão usando materiais livremente, mesmo descontroladamente, de todos os lugares, da Wikipédia, dos blogs, das páginas web e de uma grande variedade de outras fontes. Pessoas educadas em tempos mais antigos têm dificuldade para entender o que tais práticas envolvem. Como alternativa para o estado de vigilância policial do TurnItIn, um desafio fascinante se apresenta. A tarefa interessante é procurar entender como os jovens usam a web em sua aprendizagem e em seu trabalho. Sim, eles estão usando materiais livremente, mesmo descontroladamente, de todos os lugares, da Wikipédia, dos blogs, das páginas web e de uma grande variedade de outras fontes. Pessoas educadas em tempos mais antigos têm dificuldade para entender o que tais práticas envolvem. O desafio, no meu ponto de vista, é lançar propostas ativas e criativas para ampliar o commons informacional disponível para pessoas no seu cotidiano, e fazer isso de uma forma que enriqueça as oportunidades de participação direta na democracia. O desafio, no meu ponto de vista, é lançar propostas ativas e criativas para ampliar o commons informacional disponível para pessoas no seu cotidiano, e fazer isso de uma forma que enriqueça as oportunidades de participação direta na democracia.

AMBIVALÊNCIAS, LIBERDADES E CONTROLE DE CIBERVIVENTES Todo o discurso da sociedade de informação, da era informacional e de uma sociedade em rede está baseado em práticas globais ocidentais que carregam valores vinculados à doutrina liberal, à ideia de que o poder político estatal deve respeitar os direitos individuais: a propriedade privada, a livre iniciativa econômica e as liberdades fundamentais, entre elas a liberdade de expressão, de associação e de imprensa. Todo o discurso da sociedade de informação, da era informacional e de uma sociedade em rede está baseado em práticas globais ocidentais que carregam valores vinculados à doutrina liberal, à ideia de que o poder político estatal deve respeitar os direitos individuais: a propriedade privada, a livre iniciativa econômica e as liberdades fundamentais, entre elas a liberdade de expressão, de associação e de imprensa. “Era uma vez uma rede anárquica chamada internet, conhecida como ‘terra sem lei’. Ela continua anárquica, mas está cada vez mais protegida pela legislação. “ “Era uma vez uma rede anárquica chamada internet, conhecida como ‘terra sem lei’. Ela continua anárquica, mas está cada vez mais protegida pela legislação. “ Refletir sobre palavras como copyright,ciberbulling Refletir sobre palavras como copyright,ciberbulling Biopoder tecnológico: Grande parte da nossa sociabilidade está sendo realizada a partir das redes informacionais. A comunicação mais relevante de nossa sociedade passa a ser intermediada por máquinas de processar informações. Por isso, códigos, softwares e protocolos tecnológicos penetram em nosso cotidiano social e cultural. A Internet, essencial sob os mais diversos aspectos sociais, é um arranjo comunicacional baseado em protocolos tecnológicos. Biopoder tecnológico: Grande parte da nossa sociabilidade está sendo realizada a partir das redes informacionais. A comunicação mais relevante de nossa sociedade passa a ser intermediada por máquinas de processar informações. Por isso, códigos, softwares e protocolos tecnológicos penetram em nosso cotidiano social e cultural. A Internet, essencial sob os mais diversos aspectos sociais, é um arranjo comunicacional baseado em protocolos tecnológicos.