O conceito de modernidade e pós-modernidade e a relação ciência,tecnologia e sociedade. Acadêmicos: Allan Ramos Cristina da Silva Eduardo Marques.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade.
Advertisements

Prof. Sergio Medina RESENHA É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor.
Profa. Therezinha Conde
PROCESSO FUNDAMENTAL PARA TODOS OS SETORES! Regina Panazzo Processos Gerencias.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória A história do conhecimento não pode ser contada.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
Comportamento Humano nas Organizações
A estruturação da personalidade
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
fotos/imagens devem ser em alta resolução
- Introdução à Semiótica -
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
DA LEI DIVINA OU NATURAL
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
É INÚTIL (QUASE INÚTIL?) TENTAR MUDAR A ESCOLA SEM, AO MESMO TEMPO, AGIR PARA MUDAR A SOCIEDADE! UMA SOCIEDADE ORGANIZADA PARA O BEM DE TODOS NÃO TERÁ.
O CARÁTER DO NEOLIBERALISMO Prof
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O CAMPO ELÉTRICO.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Dra Lucieli D. P. Chaves Maio/2015
As origens da Sociologia
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
A FELICIDADE PARADOXAL
O objetivo é elencar as contradições existentes nas Metodologias Ativas no contexto brasileiro.
Psicologia e psicologia do senso comum
Comportamento do Consumidor
Ciência da vida mental Consciência
Realidade e Senso Comum
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Introdução ao estudo da Química
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Psicologia e psicologia do senso comum
XVII Jornada Científica de Jornalismo
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Profa.Maria Angela Moreira Vieira
Mapa 1: Micro-região da AMESC
A organização da vida social na visão de Karl Marx
FENOMENOLOGIA.
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Título e subtítulo minúsculo e negrito
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Metodológicos
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
Título e subtítulo minúsculo e negrito ÁREA TEMÁTICA – nome do GT
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
SINAES Mudança de paradigmas
DO DISCURSO ALHEIO EM TEXTOS ACADÊMICOS
Prof: Emanuel Domingos dos Santos
A Crítica da Razão Prática
Émile Durkheim Filipe Ferreira E Shayane Krapf.
Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça
Nome do autor – Instituição a que se vincula
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018
Reflexividade e formação de professores
BIOÉTICA.
Metodologia do Ensino de Física I
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
Proteção à Saúde e Vigilância Sanitária
XV Jornada Científica de Jornalismo
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

O conceito de modernidade e pós-modernidade e a relação ciência,tecnologia e sociedade. Acadêmicos: Allan Ramos Cristina da Silva Eduardo Marques

Sobre a obra de Harvey, David: A obra é organizada em quatro capítulos. Neles, o autor leva o leitor a um caminho reflexivo sobre o conjunto de situações construídas no espaço e tempo do homem contemporâneo, com resultados efetivos em suas ações cotidianas, movimentadas por uma nova dinâmica da ordem financeira.

Sobre a obra de Bauman, Zigmunt: O texto de Zygmunt Bauman é uma crítica inteligente à pós-modernidade, convidando, pela sua contundência, à reflexão. Que significam, na prática, os diversos conceitos de modernidade e pós-modernidade? Será que esses novos tempos trouxeram apenas malefícios? É preciso efetivamente romper com as tradições ligadas ao “mundo antigo”? As pessoas que se encontram em meio ao atual turbilhão relatado por Bauman são as primeiras a passar por isso? O consumismo é exclusivamente um mal?

A condição pós-moderna gerou, segundo Harvey, “Espaços e tempos individuais na vida social [...]” (p. 196), nos quais contemplam as sutilezas e as complexidades que implicam em processos de reprodução e de transformação das relações sociais.

O ter faz o ser, razão pela qual somos solicitados a ter a posse de coisas e de pessoas, classificando-se o indivíduo pela marca de sua roupa, pelo cargo que ocupa, pelo carro que tem ou pela quantidade de pessoas que dirige. O lema é ser feliz, embora o princípio dessa felicidade seja estabelecido externamente, por coisas que estão além do indivíduo.

A sociedade da modernidade líquida, diferentemente da que a precedeu,não se comporta como produtora, em que os indivíduos tendem a consumir apenas o imprescindível para atender às suas necessidades básicas. Não, na vida organizada em torno do consumo a pessoa orienta-se por desejos e quereres ilimitados. Se na sociedade produtora a sensação de desejar o luxo constituía um pecado, na sociedade consumidora o luxo não faz sentido, pois a idéia é tornar os luxos de hoje nas necessidades de amanhã.

O que aconteceu ao modernismo entre os séculos XX e XXI? De vários modos, prosperou e cresceu para além de suas próprias esperanças selvagens. Na pintura e na escultura, na poesia e no romance, no teatro e na dança, na arquitetura e no design, em todo um setor de mídia eletrônica e em um vasto conjunto de disciplinas científicas que nem sequer existiam um século atrás. (...) O pensamento moderno, desde Marx e Nietzsche, cresceu e se desenvolveu, de vários modos; não obstante, nosso pensamento acerca da modernidade parece ter estagnado e regredido.

O individualismo (satisfação dos desejos pessoais) tem uma posição peculiar dentro do sistema em que se encontra inserido, qual seja, o do consumo desenfreado, não apenas como satisfação de seu querer, mas, também, para a construção de uma imagem social.

Referencias Bibliográficas Modernidade Líquida: análise sobre o consumismo e seus impactos na Sociedade da Informação. HARVEY, David Condição pós-moderna São Paulo: Edições Loyola, p.