A importância da Tutoria e Mediação na Promoção da Leitura Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning Olga Emília Eustáquio Gomes Valério.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DO USO DO IDB Brasília, 07/12/2011 Rede Interagencial de Informações para Saúde 23ª OTI.
Advertisements

Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
Modelo de Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS) Estados e DF Março 2016.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Base Nacional Comum Curricular
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal:
Metodologia de investigação
Ações comemorativas Março/17 a Março/18
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Tema e problema de pesquisa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
22ª Reunião Técnica – Porto Velho/RO
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Informações importantes
Avanços do Projeto 21 de Janeiro – Fevereiro 2016
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Observações importantes
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Avanços no Projeto 26 de maio a 30 junho de 2016 Brasil
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
PRÉ-PROJETO CURSO: MCE – Mestrado em Ciência da Educação PERÍODO: NOME: Javan Jessé Ferreira da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Pereira.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Trabalhos científicos
Sessão de Informação/Formação sobre a Implementação do Programa
Fatores críticos de sucesso na implementação e gestão de programas de educação a distância através da Internet Proposta de Dissertação Maurício G. Testa.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
IV Conferência Estadual
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Realizar Formação Continuada
Aprender com a biblioteca escolar: apresentação Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar.
O GCAL em perspectiva… Ano
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Semana de iniciação científica da UFMG
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Em 1999 – por meio do Projeto Estratégico Nacional – iniciou a elaboração de um conjunto de métodos que fossem capazes de subsidiar a formação com base.
Pesquisa Científica
Transcrição da apresentação:

A importância da Tutoria e Mediação na Promoção da Leitura Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning Olga Emília Eustáquio Gomes Valério 26 julho 2016

Estrutura  Pertinência do tema  Problemática  Objetivos  Hipóteses  Opções metodológicas  Estado da arte  Resultados

Pertinência do tema A leitura é uma competência base do cidadão com repercussões em toda a sua vida. É fundamental analisar e validar as formas de apoio na aquisição da competência leitora.

Problemática Diversificação de situações de leitura como forma de promoção da mesma, nomeadamente através de voluntários tutores.

Objetivo geral Verificar em que medida o projeto de Voluntários de Leitura conseguiu ter uma «massa crítica» de participantes durante o período de elaboração da tese de mestrado (2014/16).

Objetivos específicos a) Perceber as principais caraterísticas da rede de stakeholders que sustenta o projeto Voluntários de Leitura. b) Averiguar quais as linhas que estruturam a implementação do projeto de promoção da leitura e quais os aspetos funcionais que mais contribuem para a sua eficácia. c) Explorar e sistematizar os focos de satisfação dos envolvidos no projeto, face às expetativas.

Hipóteses H1 – Será que a estrutura de funcionamento do projeto de promoção de leitura está claramente delimitada e sustentada? H2 – Será que a gestão das plataformas digitais do projeto de promoção de leitura, se destacam como essenciais para a eficácia do projeto? H3 – Poderá a significância da rede de stakeholders do projeto de promoção de leitura, assegurar a continuidade do mesmo no tempo? H4 – Verificar-se-á um grau de satisfação geral dos que se envolvem no projeto de promoção de leitura, face às suas expetativas?

Opções Metodológicas PESQUISA QUALITATIVA Três perspetivas de análise que se complementam entre si Opinião de intervenientes/ avaliação de site/ avaliações externas  aspectos subjetivos da investigação  caráter exploratório e minucioso sobre determinado contexto social

Opções Metodológicas INSTRUMENTO DE RECOLHA  Entrevistas semi-estruturadas aplicadas a representantes das áreas do projeto (amostra não aleatória) Guião de entrevista 12 entrevistas Frequência de indicadores Análise de conteúdo

Opções Metodológicas INSTRUMENTO DE RECOLHA  grelha de avaliação de sites de acordo com o modelo W3C que apura a usabilidade, informação e autoridade.

Opções Metodológicas INSTRUMENTO DE RECOLHA  grelha comparativa das avaliações externas referentes ao impacto do projeto no triénio

Estado da arte ESTUDOS A diferença de nível no domínio da competência leitora advém do acesso a livros, da multiplicidade de experiências positivas nesse campo e do acompanhamento individualizado que o leitor recebe, mais do que dos métodos usados pelo docente na iniciação à leitura ou do nível social familiar. A mediação com maiores benefícios assenta na atenção individualizada, frequente e acompanhada por especialistas. Através de estratégias de motivação intrínseca e dando à criança o seu espaço e tempo de exploração da leitura, poderemos ter leitores proficientes. Desenvolvimento sociocognitivo Para isso contribui a plasticidade do cérebro humano assim como as relações sociais que se estabelecem na interação entre mediadores de leitura e destinatários.

Resultados H1 - Explicações sobre a origem, caraterísticas e formas de funcionamento atuais, assim como a evolução do projeto Voluntários de Leitura, estão expressas no site em formato digital. Os entrevistados conhecem o seu papel e o da restante rede de colaboradores. H2 - As plataformas digitais levam o projeto ao mundo, elevam o seu valor e tornam-no praticável. Têm utilidades para dimensões de coordenação, operacionais e de curiosidade social. H3 - Rede de parceiros descrita no site. Pretende-se que cresça e integre elementos diversificados e em maior quantidade. A rede é apontada como responsável por “fazer trabalhar” e cumprir os objetivos. H4 - As expetativas revelam-se altas e a satisfação transversal e contagiante. Números cada vez mais elevados, registados nos relatórios de avaliação. Testemunhos entusiasmados no site e enquanto entrevistados desta investigação. Possíveis melhorias, o reforço da comunicação com docentes das escolas de acolhimento e a possibilidade de contato com os pais. Os resultados são interessantes para apoiar a continuidade e o reforço de iniciativas não esporádicas na área da educação.