É o cliente quem determina o que uma empresa é. Pois é o cliente e somente ele quem, por estar desejoso e disposto a pagar um bem ou serviço, transforma.

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Transcrição da apresentação:

É o cliente quem determina o que uma empresa é. Pois é o cliente e somente ele quem, por estar desejoso e disposto a pagar um bem ou serviço, transforma recursos econômicos em riqueza, coisas em bens. Não é de primordial importância o que uma empresa pensa que produz – principalmente não para o futuro da empresa e para o seu bom êxito. O que é decisivo é o que o cliente pensa que está comprando, o que ele considera “valor” – isto é o que determina o que uma empresa é, o que ela produz e se ela prosperará.” ( Peter Drucker )

MARKETING NO NOVO E CONECTADO MILÊNIO

Como era antigamente? Mercado Local / Oportunidades internas Empresas pequenas / nacionais Mesmo idioma, mesma moeda, mesmas pessoas... Relativa estabilidade política, econômica e social O MUNDO EM CONSTANTE MUTAÇÃO Mas mudanças acontecem... E o mundo não é mais como era antigamente TRANSFORMAÇÃO

E hoje como está o mercado? Impacto do avanço tecnológico / Velocidade Globalização / Informação Mudanças sociais e Políticas Responsabilidade Social e Ambiental, legislações “A mudança tornou-se uma vantagem competitiva. E se, o mercado muda, aqueles que o atendem devem mudar também” Kotler

Marketing “É A CIENCIA E ARTE DE CONQUISTAR E MANTER CLIENTES E DESENVOLVER RELACIONAMENTOS LUCRATIVOS COM ELES” ( Kotler ) Marketing & TI: FOCO NO CLIENTE  A TI PERMITE QUE A EMPRESA MUDE RAPIDAMENTE  PODEROSOS BANCO DE DADOS COM VALIOSAS INFORMAÇÕES SOBRE OS CLIENTES, INTERATIVIDADE, INTERFACES, INFORMAÇÕES ONLINE.  NOVAS MANEIRAS DE CRIAR PRODUTOS SOB MEDIDA PARA AS NECESSIDADES DOS CLIENTES, OTIMIZAR A DISTRIBUIÇÃO E COMUNICAÇÃO.  REDE DE RELACIONAMENTO: NOVAS FORMAS DE CONEXÃO COM CLIENTES, PARCEIROS, FORNECEDORES, ETC  INTERNET: NOVO MODELO DE FAZER NEGÓCIOS

VENDAS X MARKETING Orientação de vendas Orientação de marketing PartidaFocoMeiosFins ProduçãoProdutos existentes Vendas e Promoção Lucros obtidos pelo volume MercadoNecessidades do cliente Marketing Integrado Lucros obtidos pela satisfação do cliente

Marketing em Transformação VELHO PENSAMENTO DE MARKETINGNOVO PENSAMENTO DE MARKETING RELAÇÃO COM O CLIENTE Foco nos produtos e nas vendasFoco na satisfação e no valor para o cliente Praticar marketing de massaFocalizar individuos ou segmentos de mercado selecionados Vender para os clientesDesenvolver relacionamentos com os clientes Conquistar novos clientesManter os clientes antigos Aumentar participação no mercadoAumentar participação do cliente Comunicar-se através da mÍdia de massaConectar-se diretamente com os clientes Produtos padronizadosProdutos customizados / personalizados RELAÇÃO COM PARCEIROS Deixar a satisfação e o valor para o cliente com depto. de Vendas e MKT Engajar todos os departamentos na causa da satisfação e do valor para o cliente Caminhar sozinhoSer parceiro RELAÇÃO COM O MUNDO Mercado localMercado global Assumir responsabilidade pelos lucrosAssumir responsabilidade social e ambiental Somente para empresas com fins lucrativosIncluir empresas sem fins lucrativos Conduzir comercio em mercados reaisConduzir comércio eletronico em mercados virtuais

TECNOLOGIA E QUALIDADE TRANSFORMAM OS PRODUTOS EM IGUAIS SOCIEDADE DO EXCEDENTE COMPETIMOS PELA ATENÇÃO: MINDSHARE + HEARTSHARE Mercado Altamente Competitivo FERRAMENTAS DE MARKETING PARA CRIAR E OFERECER VALOR / DIFERENCIAL / INOVAÇÃO

FERRAMENTAS DE MKT: Foco nos Serviços Foco na Conectividade Foco em Pessoas Foco na Logística Foco na Personalização Foco na Responsabilidade Sócio-ambiental FOCO NO CLIENTE Marketing em Logística Inovar e criar valor aos clientes ( B2B e B2C )

Foco nos Serviços Todo produto agrega um serviço e/ou uma experiência Empatia Personalização Relacionamento duradouro Percepção do Cliente Marketing em Logística Inovar e criar valor aos clientes ( B2B e B2C )

Foco em Pessoas Funcionários, Fornecedores, Distribuidores Relação harmônica e consciente Estreitamento de parcerias Alianças Estratégicas Rede de Relacionamentos ( Network ) Marketing em Logística Inovar e criar valor aos clientes ( B2B e B2C )

Marketing em Logística Ferramentas para inovar e criar valor Foco na Conectividade Informações Online Poderosos banco de dados Interatividade com cliente Interfaces inteligentes INTERNET O NOVO MODELO DE NEGÓCIOS DO SECULO XXI

Foco na Conectividade Marketing individual ( one-to-one )

FOCO NA LOGÍSTICA Agilidade Canais de distribuição Cadeia Logística Redução de Custos Vantagem Competitiva Marketing em Logística Ferramentas para inovar e criar valor

Marketing em Logística Ferramentas para inovar e criar valor Foco na Responsabilidade Sócio-Ambiental Ética Cidadania Meio Ambiente Ações para Crescimento Mútuo

ORIENTAÇÃO DE MKT SOCIETAL CONSUMIDOR ( SATISFAÇÃO DOS DESEJOS ) EMPRESA ( LUCROS ) SOCIEDADE (BEM ESTAR DA HUMANIDADE )

Responsabilidade Sócio-Ambiental

Responsabilidade Sócio-Ambiental

Bibliografia KLOTER, Philip, ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro. Prentice-Hall do Brasil, PINHO, Jose Benedito. O poder das Marcas. São Paulo: Summus Editorial, 1996