História do Mountain Bike Como tudo começou. A História do Mountain bike, teve o seu início em meados dos anos 70. Época do rock’n roll, jovens com cabelos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa
Advertisements

Bicicleta – O que é? A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio ciclista através de pedais. Foi inventada.
Desporto radical: Downhill.
Trabalho realizado por: Fausto vasconcellos nº5 Igor costa nº8
E.E.E.F. Rui Barbosa Esportes Radicais!
A bicicleta e a Física Aplique os conceitos estudados em movimento circular uniforme ao funcionamento de uma bicicleta. Física 1 - Movimento circular uniforme.
História do ciclismo: Olimpíadas Rio 2016
A História da Bicicleta PRESSIONE “ENTER” PARA MUDAR DE PÁGINA.
Este trabalho foi adaptado e traduzido por Geo Apresenta a partir do Material de apoio pedagógico. a partir do Material de apoio pedagógico. Quinto Ano.
OLIMPÍADAS LONDRES 2012 Imagem 1.
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS. Inicialmente observemos alguns conceitos sobre palavras primitivas e derivadas e palavras simples e compostas: Inicialmente.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física BARCO A VAPOR.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física A RODA.
JOGOS PARALÍMPICOS EDUCAÇÃO FÍSICA. Quando surgiu? O Desporto Adaptado surgiu no início do século XX, de forma muito tímida. Na primeira década do século,
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ASA DELTA.
Notas Melódicas ( NM) Revisão. Notas melódicas São notas que não são membros do acorde. Dessa forma, para identificá-las, é necessário antes analizar.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física AVIÃO.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física VELOCÍMETRO.
Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações empregadas em referência ao rol de direitos dos autores sobre suas obras intelectuais,
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
7. Movimento Circular Uniforme Professor Sandro Dias Martins.
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE AULA: 05/09/2016. Conceito, História e Evolução da Gestão de Qualidade.
Metodologia do Ensino de Atletismo PROF. JOÃO VAGNER CAVALARI.
Princípios Economia Solidária
NA ERA DOS EMOJIS. NA ERA DOS EMOJIS Na era dos Emojis Escola: Escola de Educação Infantil e Fundamental Bê a Bá / Colégio Interligado Cidade: Dois.
Industrialização.
Estudando para o Enem de forma invertida
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Olá sou Willian Marques, natural de Minas Gerais que atualmente mora na cidade São Paulo. Programador.
Decisões sobre terceirização
Ciências da Natureza e suas
Características da agricultura no Brasil
Análise Substituição da Perimetral
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
MATEMÁTICA PARA AS CIÊNCIAS
Historia Skate no mundo
Antigas brincadeiras.
Área dos conhecimentos 1º período 7º ano
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
A "origem" do Universo e do homem
A Capoeira.
Ciências da Natureza e suas
INFLUÊNCIA DO DESIGN DO PUNÇÃO NA ESTAMPABILIDADE
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Área dos Conhecimentos
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Modelos de Gestão.
(Baseado no texto de James Baldwin)
FM CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
A Queda Recente da Desigualdade de Renda no Brasil
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
Contagem Aula 2, ciclo 1.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Esportes Radicais E.E.E.F Rui Barbosa
Criado por : mariano e wellington
Speed Eco Performance sustentável.
ATLETISMO (SALTOS).
Orquídeas de MOYOBAMBA
3º ANO Material de apoio – consulta e aprofundamento
Revoluções e Estados liberais conservadores
Esportes radicais e esportes de aventura
HISTÓRICO HANNAH MAMEDE. BECQUEREL, 1896 As substancias radioativas utilizadas na Medicina Nuclear são chamadas de traçador e, porque sua passagem pelo.
Tênis de Quadra Alunos: Graziella Lorena Luís João F. José Julia Yan.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Guerra dos Cem Anos.
História das máscaras carnavalescas
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
Gerenciamento de Projetos Aula 1 - Histórico Prof. Sérgio Baltar.
Transcrição da apresentação:

História do Mountain Bike Como tudo começou

A História do Mountain bike, teve o seu início em meados dos anos 70. Época do rock’n roll, jovens com cabelos compridos, corpos esbeltos esculpidos pela alimentação, bem mais natural naquela época. Era o tempo da filosofia da “paz e amor”.

Mas a história do esporte não pode ser contada, sem antes conhecermos a evolução da bicicleta. O instrumento da prática do mountain bike teve o seu surgimento muito tempo antes. Então vamos voltar no tempo para conhecermos o início e a evolução da Bicicleta.

No século XVIII, ano de 1790, o conde francês Mede de Sivrac idealizou o “CELERÍFERO” (do latim “Celer” = rápido e “Fero” = transporte). Era um veículo primitivo, com 2 rodas ligadas por uma ponte de madeira, com apoio para as mãos na parte frontal e acionado por impulsos dos pés no chão.

A evolução deste veículo começa então: 1816 – Ocorre a primeira mudança, quando o alemão Karl Friedrick Christian Ludwig Von Drais, instala sistema de direção no Celerífero, surgindo assim o primeiro guidão e um novo modelo de bicicleta, batizado de Draisiana.

Durante as próximas quatro décadas, muitos avanços ocorreram, como a criação de pistão acionado pelos pés, que impulsionava a bicicleta. Em seguida foram adaptados pedais a esse pistão, o que melhorou o conforto para o ciclista, pois exigia menos força em seu acionamento. Nessa ocasião, a bike pesava cerca de 45 kg e surgia o velocípede.

Dois anos depois Von Drais apresenta seu invento à sociedade, percorrendo a distância entre as cidades francesas de Beaun e Dijon, a uma velocidade média de 15km/h, conquistando assim o primeiro “recorde ciclístico” com a sua Draisiana – Von Drais adapta a Draisiana para crianças, criando a primeira bicicleta infantil do mundo.

1868 – Acontece a primeira prova de Velocípede, em Paris, vencida pelo inglês James Moore – É fundada a primeira fábrica de bicicletas do mundo, a Companhia Michaux, com 200 operários fabricando 140 bicicletas por ano. Cada uma era vendida pelo exorbitante valor de 450 francos (cerca de R$ 782,00)

1877 – A corrente é inserida, aumentando assim a velocidade da bicicleta – Cem anos após a invenção da corrente, um novo acessório revoluciona. James Boyd Dunlop cria o pneu – O francês Michellin, inventa o primeiro pneu desmontável.

A partir de 1900 o Ciclismo ganha mais força e a bicicleta recebe várias modificações técnicas, entre elas a roda livre, a câmara de ar tubular e o sistema de câmbio de velocidade, proporcionando incrível conforto e velocidade ao ciclista.

O ciclismo hoje O ciclismo que é praticado hoje em dia, se divide em muitas modalidades, que são basicamente agrupadas em 3 estilos: -Ciclismo tradicional (de velocidade) -BMX (Bicicross) -MTB (Mountain Bike)

Apesar da história da bicicleta ser antiga, o Mountain bike, como conhecemos hoje, só surgiu na década de 1970, quando alguns ciclistas como Tom Ritchey e Gary Fischer, começaram a descer as montanhas de San Francisco, na Califórnia (EUA).

Na época as bicicletas não eram adequadas para as trilhas e descidas de montanhas, portanto, eles utilizam as “Cruiser bikes”, pois eram menores e mais resistentes.

Provavelmente, os nomes mais importantes do esporte, sejam Tom Ritchey e Gary Fischer, que além de praticantes, foram os pioneiros na fabricação das Moutain Bikes. Ritchey contribuiu para o desenvolvimento de novos materiais, desenvolvendo o primeiro protótipo do quadro diamante. Modelo muito usado até hoje.

Enquanto Ritchey desenvolvia os modelos de Mountain bikes, Gary Fischer foi responsável pela adaptação de novas peças e popularização do esporte.

MOUNTAIN BIKE NO BRASIL No Brasil, o Mountain bike começou a ser introduzido a partir da década de 80. A primeira prova foi realizada em 1988, no Rio de Janeiro, mas ganhou força em 1990, com a abertura do mercado brasileiro aos produtos estrangeiros, possibilitando um avanço tecnológico no esporte. Assim surgiram novas categorias:

CATEGORIAS DO MTB O mountain bike se divide em 7 categorias 1.CROSS COUNTRY Provas de longa distância, com terreno irregular, variando entre subidas e descidas, na forma de circuitos fechados ou trilhas.

2. UPHILL Provas realizadas em terrenos íngremes, com grande esforço do atleta. Utilizando bicicletas muito leves, para facilitar a subida.

3. DOWNHILL Provas realizadas em descidas íngremes, em terrenos acidentados e com muitos obstáculos. Nessas provas a técnica e coragem dos atletas são determinantes, pois o percurso e veloz (vence quem fizer o percurso em menos tempo) e com alto nível de dificuldade. Existem duas maneiras de se praticar o downhill.

DOWNHILL URBANO Onde se aproveitam ladeiras, escadas, etc…

DOWNHILL EM TRILHA Nesse tipo de prova, o terreno é natural aproveitando os obstáculos já existentes, como raízes, pedras e trechos mais fechados pela vegetação. O que não impede de haver alterações para dificultar ou viabilizar algum trecho da pista.

4. SLALON Prova baseada em descida por duplas (Dual Slalon) ou quartetos (4X), quatro pilotos descem de uma só vez, o que é o mais usual atualmente. Realizada em terrenos íngremes, com obstáculos, tais como rampas e curvas acentuadas. Um misto de bmx e downhill.

DUAL SLALON

4X

5. BIKETRIAL Nessa categoria é explorado o equilíbrio e técnica do ciclista sobre a bicicleta. O objetivo é a transposição de obstáculos como lixeiras, mesas, escadas, muros, etc… sem tocar os pés no chão. Pode ser executado em pistas preparadas ou livremente, na rua (Freetrial). As bikes utilizadas podem ser aro 20 ou 26.

Trial na cidade / Trial na Natureza