Quem vende saúde merece respeito. Os números do mercado farmacêutico.

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Transcrição da apresentação:

Quem vende saúde merece respeito

Os números do mercado farmacêutico

População Brasileira 180 milhões Excluídos 30 milhões População compradora 150 milhões Farmácias Média de cliente por Farmácia = PopulaçãoXFarmácias Os números do mercado farmacêutico

Medicamentos bi Perfumaria bi Outros 900 mi Consolidado bi FaturamentoXFarmácias Projetado para 2004 Faturamento global do segmento

Grandes redes 28 % Farmácias diferenciadas 12% Independentes = 60% bi R$ ,00 mensal FaturamentoXFarmácias Fonte: Panorama Setorial Gazeta Mercantil Participação de venda por categoria de farmácia

Grande S. P PDV bi Interior S. P – PDV bi Total de 21.66% PDV PDV Total de 31.33% Fat bi FaturamentoXFarmácias No Estado de S. Paulo Fonte: Panorama Setorial Gazeta Mercantil Os números do mercado farmacêutico no estado de S. Paulo

Alvará Municipal Alvará Anvisa IPTU Anuidade do CRF Certificado de R.T ICMS Imposto Federal Encargos trabalhistas MunicípioEstadoFederaçãoCRFAnvisaCongresso Os impostos e taxas do segmento

Reforma tributária Benefício Fiscal Regulamentação de ICMS RDC 134/2003 RDC 199/2004 Lei 5991/73 Portaria 349 Farmacêutico em tempo integral LeisRDCPortariasReformas A regulamentação do segmento

A lucratividade do varejo no modelo atual de comercialização

Cálculo do ponto de equilíbrio de uma farmácia

Descontos 5% sobre faturamento2.750,00 Imposto Federal Simples 5.4% sobre faturamento 2.835,00 ICMS 17% (crédito débito 9.350,00) 3.980,45 Taxa Cartão de Crédito 20% da venda (4%) 418,00 Taxa Administração Convênio 20% da venda (5%) 522,50 Devolução cheque + Perda Fiado 20% da venda (3%) 313,50 Custo de pagamento da mercadoria31.585,62 CUSTO MÉDIO DE VENDAR$ ,07 DESPESAS COM PESSOAL 01 Serviço Geral500,00 02 Balconistas (R$ 800,00)1.600,00 01 Farmacêutico1.500,00 01 Proprietário2.500,00 FGTS + INSS Terceiro1.380,00 Total da folha pagamentoR$ 7.480,00 Aluguel máquina cartão crédito 150,00 Escritório contábil260,00 Suporte sistema operacional120,00 Material embalagem, impressos e escritório 300,00 Aluguel do prédio1.500,00 Conta Água e Luz300,00 Conta de telefone500,00 CRF - IPTU - Alvará – Associações300,00 Manutenção de instalações - Quebra e vencidos 500,00 Seguro da Empresa e de veículos150,00 Custo de dispensa de funcionários e benefícios 150,00 Investimento em propaganda e layout 250,00 Despesas financeiras e taxas bancarias 300,00 Total de despesas administrativasR$ 4.780,00 TOTAL GERAL DAS DESPESAS ,05

A inter-relação entre os setores do mercado farmacêutico

A Cadeia de comercialização do Mercado farmacêutico Indústrias Propaganda Médica OTC Genéricos Similares Perfumaria Acessórios Distribuidores Medicamentos- geral Medicamentos – Perfumaria Medicamentos- Similares C/ atuação no varejo Farmácias Grandes Redes Pequenas Redes Independentes Associativistas Franquias

Indústrias Distribuidores Redes Franquias Associações Independentes Vende para fazer volume, repassa condições comerciais e benefício fiscal, financia prazo Tem contrato de fornecimento com o franqueado, oferece condições iguais aos praticados por todos, financia prazos e direciona verba de marketing Não tem garantia de volume, financia parte dos custos da associação, financia prazo, direciona verba de marketing com baixo nível de retorno para indústria Sem regras de relacionamento, depende do volume e da capacidade de negociação do empresário Relação: Indústria X Distribuidor X Varejo

O Futuro

Como serão as farmácias do futuro Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos  Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos  Lay-out voltado para o auto-serviço  Com gestão financeira eficiente  Estar associada a uma marca forte (redes, franquias ou associativismo)  Não ser dependente da venda de similar  Comunicação e diálogo com o paciente

O Associativismo

 Grupo de participantes integrados e comprometidos com o modelo  Farmácias com boa saúde financeira  Lojas com padronização interna e externa Central com estrutura profissional para dar suporte aos associados  Diretoria remunerada  Com integração de dados  Eficiência na comunicação  Lay-out único para as lojas  Consultor de lojas  Com gestão de marketing  Fidelidade com as Indústrias  Gerenciamento de convênio  Central de compras  Com qualificação treinamento Como deverão ser nossas redes