O sistema de innovation scoring da COTEC Isabel Caetano COTEC Portugal Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial Julho de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação Institucional – Relato Integrado São Paulo, 1º de julho de 2013.
Advertisements

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Recursos Humanos para os NIT’s: Estrutura e Perfil da Equipe Proposta preliminar para discussão no FOPROP Cargo / Qualificação / Atribuições Analista de.
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Julho Joana dos Guimarães Júlio Faceira Guedes “ Certificação e acreditação dos Sistemas de Gestão de IDI”
Formulação de Indicadores Novembro/2012. O desafio (dos objetivos aos indicadores)... Objetivo Em alguns casos, o enunciado dos objetivos permite a identificação.
Controlo da Estratégia.  Estratégias - forward looking e baseadas em pressupostos  Controlo – resultados reais vs. esperados/standard  Necessidades.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
O Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial Julho de 2008 na Perspectiva da COTEC Reuniões de Trabalho com as Empresas Associadas da COTEC.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
Territórios sustentáveis
Projeto de Extensão Unisul
Inquérito adicional às Empresas Associadas
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Administração Financeira
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal:
Metodologia de investigação
Porquê Reflexão sobre Género e Qualidade no Ensino Superior?
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Relatório de auto-avaliação
22ª Reunião Técnica – Porto Velho/RO
Seminário Resultados da Ajuda Externa e Metodologias de avaliação da Comissão Europeia Manuela Afonso Lisboa, 9 de Março, 2007.
Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II
Timeline da Actividade |
Ana Maria Nhampule Maputo, 01 de Julho de 2015
Definições - Projecto - Equipa
Measuring Eco-Innovation René Kemp
Desenvolvimento Rural
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Aprendizagem do Século XXI
Projecto E-learningUP|
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DO VIH/SIDA E IST Projecto co-financiado pela Coordenação Nacional para a Infecção.
Processo de Auto-avaliação
BENCHMARKING.
1.
Relatório de auto-avaliação
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Laboratório – Check List
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Relatórios de Auditoria
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Proposta MINUTA DE RESOLUÇÃO COEX
29 a 31 de Outubro 2007 EMPREGOS: NÃO HÁ! TRABALHO: NÃO FALTA!
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Aprender com a biblioteca escolar: apresentação Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar.
A ambidextria organizacional em contexto de PME:
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Aprendizagem e Avaliação na Sociedade Digital
Prof. Wanderley Carneiro © / 47 Método dos Elos – adequação de layout de processos Estabelece a posição mais adequada para os postos de trabalho.
Transcrição da apresentação:

O sistema de innovation scoring da COTEC Isabel Caetano COTEC Portugal Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial Julho de 2008

1.Qual o objectivo 2.Como foi desenvolvido 3.Organização do Innovation Scoring Índice da apresentação

3 (página 26) Objectivo do projecto ND – Não Definido Instrumento de autodiagnóstico das capacidades e desempenho de inovação

1.Qual o objectivo 2.Como foi desenvolvido 3.Organização do Innovation Scoring Índice da apresentação

5 Elaboração e teste do sistema de innovation scoring Consolidação do innovation scoring Análise de benchmarking Analisar um conjunto diversificado de sistemas de innovation scoring e innovation metrics; Identificar boas práticas e obstáculos na sua aplicação e implementação; e Apontar orientações para as fases subsequentes do projecto. Analisar um conjunto diversificado de sistemas de innovation scoring e innovation metrics; Identificar boas práticas e obstáculos na sua aplicação e implementação; e Apontar orientações para as fases subsequentes do projecto. Estrutura construída em torno dos quatro eixos identificados; Recomendações resultantes da discussão com especialistas, académicos e empresários: Reduzir o número de questões ao mínimo indispensável; Indicar exemplos ilustrativos do tipo de práticas; e Aplicar um sistema de pontuação simples e útil. Estrutura construída em torno dos quatro eixos identificados; Recomendações resultantes da discussão com especialistas, académicos e empresários: Reduzir o número de questões ao mínimo indispensável; Indicar exemplos ilustrativos do tipo de práticas; e Aplicar um sistema de pontuação simples e útil. Aprendizagem decorrente das fases anteriores; Teste realizado em mais de uma dezena de empresas piloto; e Elaboração da versão final das questões, conjuntamente com as respectivas avaliações. Aprendizagem decorrente das fases anteriores; Teste realizado em mais de uma dezena de empresas piloto; e Elaboração da versão final das questões, conjuntamente com as respectivas avaliações. Etapas seguidas pela equipa de projecto

6 (página 26) Conclusão do desenvolvimento do Estudo de benchmarking (Fev 2007) 7 Propostas empresariais GRGartner Research SStrategos IRIIndustrial Research Institute BAHBooz Allen Hamilton CBI Cap Gemini Ernst & Young Center for Business Innovation (CBI) TIPThe Innovation Practice LLC KAKaiser Associates 10 Casos nacionais S I Singapura - Versão Inicial S II Singapura - Versão Actual CV Criar Valor - Portugal I+ INOVAR +' Diagnóstico da Inovação Tecnológica e Empresarial - Portugal IoL/PI Inovar On-Line, Plataforma Inovar - COTEC/IAPMEI - Portugal B Baldrige - USA CMID Canada’s Marketplace Innovation Directorate AIB Australia Innovation for Business FG Fraunhofer-Gesellschaft - Alemanha IE Inovação Empresarial na Bélgica 1) Análise de benchmarking

7 Vectores-chave: propostas empresariais 1) Análise de benchmarking

8 Vectores-chave: propostas nacionais 1) Análise de benchmarking

9 Singapura: Um modelo de referência (Spring Singapore) 1) Análise de benchmarking

10 2) Elaboração e teste do sistema Conclusão da primeira versão do innovation scoring (52 Questões) Abr 07 Mai 07 Workshop com especialistas Jun 07 Conclusão do segunda versão do innovation scoring Identificação da Empresa Dados Financeiros 49 Questões Exemplos práticos para cada questão Workshop com empresas-piloto da iniciativa Jul 07 Aplicação nas empresas piloto

11 3) Consolidação do innovation scoring Out 07 Versão final do questionário de innovation scoring Caracterização Geral e Indicadores de Actividade 43 Questões Manual de Apoio ao Preenchimento Glossário

12 Manual de Apoio ao Preenchimento do Sistema de Innovation Scoring da COTEC (página 9) Innovation Scoring O Manual de Apoio ao Preenchimento do Sistema de Innovation Scoring visa:  Balizar e facilitar a aplicação deste instrumento pelas empresas ou organizações.  Clarificar quais os aspectos que devem ser tidos em conta em cada entrada da grelha do scoring.  Fornecer elementos de referência, destinados a facilitar a interpretação dos conceitos envolvidos no sistema e as respectivas avaliações.  Balizar e facilitar a aplicação deste instrumento pelas empresas ou organizações.  Clarificar quais os aspectos que devem ser tidos em conta em cada entrada da grelha do scoring.  Fornecer elementos de referência, destinados a facilitar a interpretação dos conceitos envolvidos no sistema e as respectivas avaliações. 3) Consolidação do innovation scoring

13 Mai 08 Lançamento da plataforma on- line de acesso ao sistema de Innovation Scoring Jul 08 Disponibilização de BackOffice da plataforma para tratamento/avaliação dos exercícios (Associados e Rede) 3) Consolidação do innovation scoring

1.Qual o objectivo 2.Como foi desenvolvido 3.Organização do Innovation Scoring Índice da apresentação

15 Dimensões e vectores-chave

16 Manual de Apoio ao Preenchimento do Sistema de Innovation Scoring da COTEC (página 10) Abordagem e Aplicação

17 Manual de Apoio ao Preenchimento do Sistema de Innovation Scoring da COTEC (página 17) Pontuação Parcial

Pontuação Global

19 Cultura75 Liderança70 Estratégia75 Capital Humano55 Competências90 Relacionamentos Externos30 Estruturas45 Gestão de Actividades de IDI190 Aprendizagem e Melhoria Sistemática45 Protecção e Valorização de Resultados25 Condições Recursos Processos Financeiros e Operacionais85 Mercado160 Sociedade55 Resultados Total : 1000 Pontuação Global

20 Manual de Apoio ao Preenchimento do Sistema de Innovation Scoring da COTEC (página 25) São consideradas 3 vertentes:  Cultura  Liderança  Estratégia São consideradas 3 vertentes:  Cultura  Liderança  Estratégia Esta dimensão respeita aos aspectos culturais e estratégicos susceptíveis de influenciar os comportamentos empresariais no que concerne à inovação.

21 Manual de Apoio ao Preenchimento do Sistema de Innovation Scoring da COTEC (página 39) Apresenta 4 vertentes:  Capital Humano  Competências  Relacionamentos Externos  Estruturas Apresenta 4 vertentes:  Capital Humano  Competências  Relacionamentos Externos  Estruturas O objectivo desta dimensão é avaliar a contribuição dos diversos tipos de recursos de uma organização para fomentar uma maior dinâmica e desempenho inovador.

22 Manual de Apoio ao Preenchimento do Sistema de Innovation Scoring da COTEC (página 55) São considerados 3 grupos de processos:  Gestão de Actividades de IDI  Aprendizagem e Melhoria Sistemática  Protecção e Valorização de Resultados São considerados 3 grupos de processos:  Gestão de Actividades de IDI  Aprendizagem e Melhoria Sistemática  Protecção e Valorização de Resultados Esta dimensão pretende analisar os processos organizativos mais relevantes para a dinâmica inovadora na organização e o desempenho desta no plano da inovação.

23 Manual de Apoio ao Preenchimento do Sistema de Innovation Scoring da COTEC (página 67) Os resultados são considerados sob 3 pontos de vista:  Financeiros e Operacionais  Mercado  Sociedade Os resultados são considerados sob 3 pontos de vista:  Financeiros e Operacionais  Mercado  Sociedade Esta dimensão tem o intuito de analisar em que medida as condições, os recursos e os processos orientados para a inovação se traduzem em resultados.

24 Selecção de resposta mais adequada – escolha múltipla Justificação da selecção efectuada O preenchimento – resposta e justificação

25 O preenchimento – textos de apoio em cada questão Enquadramento genérico sobre o tema em análise Caracterização mais precisa da questão a avaliar Exemplos e métricas para cada um dos tópicos

26 Plataforma on-line de acesso ao Innovation Scoring

27 Plataforma on-line de acesso ao Innovation Scoring

28 Plataforma on-line de acesso ao Innovation Scoring

29 Plataforma on-line de acesso ao Innovation Scoring

Geração automática de relatório de Innovation Scoring

31 Empresas patrocinadoras da iniciativa

32 Empresas participantes na acção piloto do projecto 4

33 Isabel Caetano Telefone: Contacto