Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Advertisements

Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
Introdução aos Sistemas de Informação. A TI era tratada e operacionalizada em uma visão muito estreita (CPD – Centro de processamento de dados); A.
Engenharia de Software Definição: Estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
INTEROPERABILIDADE DE C2
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
Tecnologia da informação e comunicação
Sistemas de Informação Capítulo 1
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática
Disciplina: Sistemas de Informação
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - NITERÓI
Sistemas Distribuídos
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Logística organizacional.
Mobile Virtualization Services (MVS)
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
Planejamento.
Definição da Estratégia Organizacional
Sistemas de Informação EM MARKETING
Administração de Gerência de servidores
Módulo de Administração
Distribuição Física.
Geoprocessamento.
O PROCESSO DE MEDIÇÃO.
Fundamentos de Sistemas de Informação
Áreas de Especialização da Gerência de Projetos
Gestão de Negócios aula 2
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód
MBA em Marketing e Comunicação
APROM Aplicação para Gestão de Projetos
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS
Aula 3 - Requisitos de software
Desenvolvimento em Camadas
Logística e Gerenciamento da
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Execução e Controle
Evolução dos Sistemas de Automação Jair Jonko Araujo
Software para Gestão Empresarial
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
AUDITORIA DE SISTEMAS WANDERSON OLIVEIRA SERVIO TÚLIO DISCIPLINA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
GESTÃO DE PROJETOS: A iniciação do projeto, a integração e o Encerrametno.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Joyce Larissa Samara Instrutora: Monica.
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
AI – Aplicativos De Informatizados
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Software para Gestão Empresarial
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc

Considerações gerais para administração de recursos de dados

 Administração de Bancos de Dados Uma importante função de gerenciamento de recursos de dados responsável pelo uso adequado da tecnologia de gerenciamento de bancos de dados. A administração de bancos de dados possui mais responsabilidades operacionais e técnicas do que outras funções de gerenciamento de recursos de dados.

Considerações gerais para administração de recursos de dados  Administração de Bancos de Dados Isto inclui responsabilidade pelo: Desenvolvimento e manutenção do dicionário de dados da organização Projeto e monitoração do desempenho dos bancos de dados Aplicação de padrões para uso e segurança dos bancos de dados.

Considerações gerais para administração de recursos de dados  Planejamento de Dados É uma função de planejamento e análise empresarial que se concentra no gerenciamento de recursos de dados.

Considerações gerais para administração de recursos de dados  Planejamento de Dados Ela inclui a responsabilidade pelo: Desenvolvimento de uma arquitetura global para os recursos de dados da empresa vinculada à sua missão, planos estratégicos e aos objetivos e processos de suas unidades de negócios. É um componente importante do processo de planejamento estratégico de uma organização. Ele é feito por organizações que assumiram um compromisso formal com o planejamento de longo alcance para o uso e administração estratégicos de seus recursos de dados.

Considerações gerais para administração de recursos de dados  Administração de Dados Envolve: O estabelecimento e execução de políticas e procedimentos para gerenciamento de dados como um recurso estratégico das empresas. A administração da coleta, armazenamento e disseminação de todos os tipos de dados de tal forma que os dados se tornem um recurso padronizado disponível para todos os usuários finais na organização.

Considerações gerais para administração de recursos de dados O planejamento e controle de dados no apoio às funções e objetivos estratégicos de uma organização. O estabelecimento de uma atividade de planejamento de dados para a organização. O desenvolvimento de políticas e definição de padrões para arranjos de concepção, processamento e segurança e seleção do software para gerenciamento de bancos de dados e dicionário de dados.

Considerações gerais para administração de recursos de dados  Benefícios e Limitações do Gerenciamento de Bancos de Dados Benefícios importantes: Redução da duplicação de dados Integração dos dados de forma que possam ser acessados por múltiplos programas e usuários. Os programas não dependem do formato dos dados e do tipo de hardware de armazenamento secundário que estão sendo utilizados.

Considerações gerais para administração de recursos de dados Os usuários são dotados de uma capacidade de consulta/resposta e relatório que lhes permite facilmente obter as informações de que necessitam sem terem de formular programas de computação. A programação é simplificada, porque os programas não dependem nem do formato lógico dos dados nem da localização de seu armazenamento físico.

Considerações gerais para administração de recursos de dados A integridade e segurança dos dados armazenados em bancos de dados podem ser aumentadas, já que o acesso aos dados e a modificação dos bancos de dados são controlados pelo software de sistema de gerenciamento de bancos de dados, um dicionário de dados e uma função de administração de bancos de dados.

Considerações gerais para administração de recursos de dados  Benefícios e Limitações do Gerenciamento de Bancos de Dados As limitações decorrem de: Sua maior complexidade tecnológica. Poder ser difícil e dispendioso desenvolver grandes bancos de dados de tipos complexos e instalar um SGBD. Maior capacidade de hardware é exigida, já que são maiores os requisitos de armazenamento para os dados da organização, os dados de controle das despesas e os programas SGBD.

Considerações gerais para administração de recursos de dados Tempos mais longos de processamento podem resultar de aplicações de processamento de transações de alto volume uma vez que existe uma camada extra de software (o SGBD) entre os programas de aplicativos e o sistema operacional. Se a organização utiliza bancos de dados centralizados, sua vulnerabilidade a erros, fraude e falhas é aumentada. Se a organização utiliza bancos de dados distribuídos, problemas de inconsistência de dados podem surgir.