A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
O céu de estrelas foi a primeira tela a seduzir os olhos do homem e para ele que a humanidade lançava suas perguntas e projetava seu instinto de criar.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira. Vai já pra dentro menino! Vai já pra dentro estudar! É sempre essa lengalenga Quando o que eu quero é brincar...
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Centro Educacional Unificado
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O ensino de História: teoria e prática
Gestão democrática; Lei da mordaça; Reforma do Ensino Médio
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Projeto Político Pedagógico - PPP
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Coleção Vitória-Régia
PRINCÍPIOS BÁSICOS Princípios Éticos Princípios Políticos
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Tema Números..
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
Perfil dos alunos Gestão curricular e
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
BNCC e Educação Infantil
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Competências Gerais da BNCC
Competências Gerais da BNCC
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino

Objetivo do texto ◦Pensar junto “as diferentes áreas do currículo e a inclusão das crianças de seis anos de idade no ensino fundamental” (CORSINO, 2007, p. 59) ◦Criança ◦Professor ◦Conhecimento

Diferentes áreas do conhecimento ◦Eixos das propostas pedagógicas das escolas segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998): ◦Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum ◦Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à ordem Democrática ◦Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais ◦Trabalho pedagógico com as crianças de 6 anos: garantir estudo articulado das Ciências Sociais, Ciências Naturais, Noções Lógico-Matemáticas e Linguagens

◦Ciências Sociais: Desenvolver a reflexão crítica dos grupos humanos, suas relações, suas histórias, suas organizações ◦Ciências Naturais: Objetiva ajudar a criança a pensar e desenvolver atitudes de observação, de estudo e de comparação das paisagens, do lugar onde habita, das relações entre o homem, o espaço e a natureza. ◦Noções Lógico-Matemáticas: Encorajar as crianças a identificar semelhanças e diferenças entre diferentes elementos, classificando, ordenando, e seriando; a fazer correspondências e agrupamentos; a comparar conjuntos; a pensar sobre números e quantidades de objetos quando esses forem significativo para elas, operando com quantidades e registrando as situações-problemas. ◦Linguagens: Assegurar o conhecimento sobre a natureza e o funcionamento do sistema da escrita, compreendendo e apropriando-se dos usos e convenções da linguagem escrita nas suas mais diversas funções.

Vygotsky e aprendizagem ◦Linguagem: relações no nível interpsíquico e intrapsíquico ◦Elo central do processo de aprendizagem: formação de conceitos ◦Conceitos espontâneos ◦Conceitos científicos ◦Deslocar os conceitos do plano da ação para o plano do pensamento ◦Crianças precisam AGIR ◦Professores precisam pensar em panos de representação e consequente tomada de consciência dessa ação ◦Desenvolvimento ◦Nível de desenvolvimento real ◦Nível de desenvolvimento potencial ◦Zona de desenvolvimento proximal

Trabalho com projetos ◦Forma de vincular o aprendizado escolar aos interesses das crianças ◦Permite ir além do currículo: interdisciplinaridade e a transversalidade ◦Valorizam o trabalho e a função do professor ◦Tipos de projetos ◦Projeto Político Pedagógico ◦Projetos Institucionais: permanentes ou pontuais ◦Projetos por segmento, por ano e por turma ◦Participação dos alunos, professor, pais e comunidade escolar “(...) o trabalho com projetos torna-se eficaz quando articulado com a proposta pedagógica da escola e quando, (...), são estabelecidas as finalidades do trabalho e apontada a construção de conceitos”. (CORSINO, 2007, p. 67)

“Um trabalho de qualidade para as crianças nas diferentes áreas do currículo exige ambientes aconchegantes, seguros, encorajadores, desafiadores, criativos, alegres e divertidos nos quais as atividades elevem sua autoestima, valorizem e ampliem as suas leituras de mundo e seu universo cultural, agucem a curiosidade, a capacidade de pensar, de decidir, de atuar, de criar, de imaginar, de expressar; nos quais jogos, brincadeiras elementos da natureza, artes, expressão corporal, histórias contadas, imaginadas, dramatizadas, lidas etc. estejam presentes.” (CORSINO, 2007 p. 67)

Referência ◦CORSINO, Patrícia. As Crianças de Seis Anos e as Áreas do Conhecimento. In: BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização de J. Beauchamp, S. D. Pagel, A. R. do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, P