AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE AS METAS PARA A LDO 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Advertisements

AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
Lei Orçamentária Anual - LOA
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação das Metas Fiscais Município de Registro 1º Quadrimestre de 2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação das Metas Fiscais Município de Pinheiro 1º Quadrimestre de 2013.
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Audiência Pública 3º Quadrimestre 2015 Leonardo Rodrigues de Sousa Contador 26 de fevereiro de 2016 Leonardo de Oliveira Secretario da Fazenda.
Secretaria de Planejamento AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO – 2017 Juraci Martins de Oliveira Prefeito Municipal Rio Verde-GO, 13 de abril de
MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA-MT RELATORIO DE GESTÃO FISCAL 1º QUADRIMESTRE DE /01/2011 a 30/04/2011 E RECEITAS E DESPESAS DOS ULTIMOS 12 MESES.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PELOS MUNICÍPIOS.
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Relatório de Gestão.
O CONTROLE EXTERNO DA RECEITA PÚBLICA E DOS BENEFÍCIOS FISCAIS Facilitador: Valter Albano da Silva Conselheiro do TCE/MT Abril 2005 Goiânia - GO I Ciclo.
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 16/2015.
PREFEITURA DE quixeramobim. Apresentação dos gastos em educação no exercício de 2015, pelo município de Quixeramobim.
. AUDIENCIA PUBLICA 2º QUADRIMESTRE 2015 METAS FISCAIS JORGE LUIZ QUEGE Prefeito Municipal JOAO PAULO NEGRELLI Vice – Prefeito Municipal.
19 de fevereiro de 2009 DEMONSTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 3º QUADRIMESTRE 2008 Em atendimento ao artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade.
LDO 2017 Art. 1º Incumbe ao Chefe do Poder Executivo protocolizar na Assembleia Legislativa: I - até 15 de setembro, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias;
II Simpósio de Planejamento Institucional “Gestão Estratégica Alinhada ao PDI” Junho 2016 Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento O PPA como Instrumento.
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei Orçamentária Anual 2017.
AUDIÊNCIA PÚBLICA L.D.O Lei de Diretrizes Orçamentárias Quixeramobim, maio/2016.
1 Processo Participativo LOA 2015 Agosto/ Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento – CPPO Garantir a participação popular nos instrumentos.
Audiência Pública LDO 2011 Zenildo Pacheco Sampaio Prefeito Municipal.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
Audiência Pública 1º QUADRIMESTRE – 2012 (LRF art.9º § 4º)
RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL Avaliação e Cumprimento de METAS 1º Quadrimestre de 2016.
RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
Flávio Tonelli Vaz. Rumo a agendas que nunca emergiriam do crivo das urnas  Remodelação do papel do Estado  Desmonte da capacidade do Estado intervir.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI AUDIÊNCIA PÚBLICA – 1° QUADRIMESTRE 2015 AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DE METAS.
CACOAL - ROCACOAL - RO RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS METAS ATINGIDAS NO 1º QUADRIMESTRE DE 2012 EM CUMPRIMENTO AO PPA, LDO E LOA VISA ANALISAR O DESEMPENHO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS 1º QUADRIMESTRE 2012.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. L.R.F ESTABELECE NORMAS DE FINANÇAS PÚBLICAS PARA A RESPONSABILIDADE NA GESTÃO FISCAL, COM AMPARO NO CAPÍTULO II DO TÍTULO.
AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 3º QUADRIMESTRE DE 2015 AUDIÊNCIA PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PREFEITURA DO MUNICIPIO EDÉIA ADMINISTRAÇÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
LDO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA. É A SUPER LEI OBEDECE CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
Equilíbrio Financeiro e Atuarial
CONSELHO CURADOR FEAM DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS 2016 PLANEJAMENTO 2017 Fernanda Roveda Lacerda Costa Superintendente de.
Tópicos Especiais da Contabilidade Pública
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2017
COMO SAIR DA CRISE? ALTERNATIVAS PARA O RS
PREFEITURA DO MUNICIPIO EDÉIA
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO 09 de fevereiro de 2017
LOA – 2017 LEI ORÇAMENTÁRIA DE INVESTIMENTOS.
INSTITUTO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DE CAMPO LARGO
CONTABILIDADE PÚBLICA
Contabilidade e Orçamento Público
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
INSTITUTO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DE CAMPO LARGO
AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 2º QUADRIMESTRE
Vice – Prefeito Municipal
INSTITUTO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DE CAMPO LARGO
2016 RANCHO ALEGRE D´OESTE.
INSTITUTO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DE CAMPO LARGO
MUNICÍPIO DE CORBÉLIA-PR Art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/00
CÂMARA MUNICIPAL DE CARAMBEÍ
CÂMARA MUNICIPAL DE CARAMBEÍ
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
Coordenação-Geral de Contabilidade da União/SUCON/STN
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
Avaliação Metas 3º Quadrimestre 2017
O Orçamento Público e o Cidadão. Entendendo o Orçamento Público A importância do Orçamento Público p/ o Cidadão Compreendendo o ciclo orçamentário no.
AUDIÊNCIA Pública 3º quadrimestre 2018
Administração Financeira e Orçamentária
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Transcrição da apresentação:

AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE AS METAS PARA A LDO 2017

Audiência Pública uma questão de transparência e responsabilidade fiscal.

Base Legal Constituição Federal; Lei Federal 4320/64; Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal); Lei Orgânica do Município; Instruções Normativas do Tribunal de Contas do Estado e da Secretaria do Tesouro Nacional.

CONVITE A administração Municipal de Videira, através da Secretaria de Finanças, tem a honra de convidar V.Sª, para participar da Audiência Pública para discussão e elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2017, estabelecidas para o Município de Videira em cumprimento ao estabelecido no § único do art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Local: Câmara de Vereadores de Videira Dia: 20 de junho de 2016 Horário: 14:00 horas

PLANO DE AÇÃO Instrumentos de Planejamento PPAPPALDOLDO LOALOA PlanejarOrientarExecutar Políticas Públicas e Programas de Governo Políticas Públicas e Programas de Governo

PPA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LEI LOA

LDO – LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS Prevista no Art. 165, inciso II da CF, a LDO é o elo entre o Plano Plurianual - PPA e a Lei Orçamentária Anual - LOA. Principal função da LDO - selecionar, dentre as ações previstas no PPA, aquelas que terão prioridade na execução do orçamento do ano seguinte.

OBJETIVOS DA LDO  Estabelecimento de diretrizes, metas e prioridades da administração;  Orientar a elaboração da proposta orçamentária;  Compatibilizar as políticas, objetivos e metas estabelecidas no PPA;  Adequação entre receitas e despesas.

Disporá também a LDO sobre: equilíbrio entre receitas e despesas; critérios e formas de limitação de empenhos; avaliação dos resultados; condições para transferências para o setor privado.

Contém o Anexo de Metas Fiscais onde são estabelecidas: as metas anuais para receitas e despesas; resultado nominal e primário; montante da dívida pública para o exercício a que se referirem; avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; evolução do patrimônio líquido, destacando a origem e aplicação dos recursos obtidos com a alienação dos ativos; demonstrativo da estimativa e compensação da renuncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.

METAS ANUAIS PARA RECEITAS Previsão ReceitaAno % 2017 Receitas Correntes ,00 98,37 Receita Tributária ,00 17,66 Receita de Contribuições ,00 4,71 Receita Patrimonial ,80 11,50 Receita de Serviços ,00 0,11 Transferências Correntes ,755,2053,96 Outras Receitas Correntes ,00 2,19 Rec. Intra-Orçamentária ,00 8,24 Receitas de Capital ,001,63 Operações de Crédito ,00 0,06 Alienação de Bens ,00 0,01 Amortização de Empréstimos ,00 0,10 Transferências de Capital ,00 1,46 TOTAL ,00 100,00

METAS ANUAIS PARA DESPESAS Previsão DespesaAno % 2017 Despesas Correntes ,00 78,10 Pessoal e Encargos Sociais ,00 46,22 Juros e Encargos da Dívida ,00 3,47 Outras Despesas Correntes ,00 28,41 Despesas de Capital ,00 10,06 Investimentos ,00 8,52 Inversões Financeiras 500,00- Amortização da Dívida ,00 1,54 Reservas ,0011,84 Reserva do RPPS ,00 11,75 Reserva de Contingência ,00 0,09 TOTAL ,00 100,00

META DE RESULTADO PRIMÁRIO E NOMINAL Especificação Ano 2017 Receita Total ,00 Receitas Primárias(I) ,20 Despesa Total ,00 Despesas Primárias (II) ,00 Resultado Primário = (I-II) ,80 Resultado Nominal ,00 Dívida Pública Consolidada ,00 Dívida Consolidada Líquida ,00

RESULTADO PRIMÁRIO Resultado Primário > Indica se os níveis de gastos orçamentários dos entes são compatíveis com sua arrecadação, ou seja, se as Receitas Primárias são capazes de suportar as Despesas Primárias. Receitas Primárias > Corresponde ao total da receita orçamentária deduzidas as operações de crédito, os rendimentos de aplicações financeiras, as alienações de ativos e as amortização de empréstimos. Despesas Primárias > Corresponde ao total da despesa orçamentária, deduzidas as despesas com juros e amortização da dívida interna e externa.

RESULTADO NOMINAL Resultado Nominal > Representa a diferença entre o saldo da dívida fiscal líquida em 31 de dezembro de determinado ano em relação ao apurado em 31 de dezembro do ano anterior. Dívida Consolidada > Refere-se o montante total apurado das obrigações financeiras decorrentes de emissão de títulos, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados, operações de crédito para amortização em prazo superior a doze meses ou que, embora de prazo de doze meses, tenham constado como receitas no orçamento e precatórios judiciais emitidos a partir de 05 de maio de 2000 e não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos; Dívida Consolidada Líquida > Correspondem à dívida pública consolidada menos as deduções, que compreendem o ativo disponível e os haveres financeiros, líquidos dos Restos a Pagar Processados.

UNIDADE/FUNDOS/AUTARQUIA VALOR Gabinete do Prefeito ,00 Secretaria da Assessoria Jurídica ,00 Secretaria de Administração ,00 Secretaria de Finanças ,00 Secretaria de Desenvolvimento Econômico ,00 Secretaria de Planejamento e Urbanismo ,00 Secretaria de Educação ,00 Secretaria de Saúde e Ação Social ,00 Secretaria de Infraestrutura ,00 Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ,00 Secretaria de Turismo e Cultura ,00 Fundo p/ Reequipamentos Bombeiros Voluntários ,00 Fundo Municipal de Saneamento Básico ,00 Fundo Rotativo Habitacional ,00 Fundo Municipal Direitos da Criança e Adolescência ,00 Fundo Municipal Assistência Social ,00 Fundo Municipal de Saúde ,00 Fundo de Assistência Médica ,00 Fundação Municipal de Esportes ,00 Instituto de Previdência do Município de Videira ,00 Câmara Municipal de Videira ,00 TOTAL LDO ,00

FUNÇÕES DE GOVERNO VALOR % 01 – Legislativo ,000,99 04 – Administração ,006,72 06 – Segurança Pública ,000,64 08 – Assistência Social ,003,12 09 – Previdência Social ,006,56 10 – Saúde ,0012,97 12 – Educação ,0025,05 13 – Cultura ,001,35 15 – Urbanismo ,0014,05 16 – Habitação ,000,27 17 – Saneamento ,000,42 18 – Gestão Ambiental ,000,29 20 – Agricultura ,002,61 22 – Indústria ,000,35 26 – Transportes ,003,68 27 – Desporto e Lazer ,001,15 28 – Encargos Especiais ,008,54 99 – Reserva de Contingência ,0011,24 TOTAL LDO ,00100

AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS RELATIVAS AO ANO ANTERIOR Previsão ReceitaMetas Previstas 2015 Realizado 2015 Diferença % Receitas Correntes , ,69 14,66 Receita Tributária , ,65 31,91 Receita de Contribuições , ,30 46,50 Receita Patrimonial , ,23 33,55 Receita de Serviços , ,37 -13,86 Transferências Correntes , ,34 3,89 Outras Receitas Correntes , ,71 129,83 Rec. Intra-Orçamentária , ,09 17,55 Receitas de Capital , , ,46 Operações de Crédito ,00 0,00-100,00 Alienação de Bens , , ,98 Amortização de Empréstimos , ,29 -19,65 Transferências de Capital , ,51 -87,04 TOTAL , ,59 6,85

AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS RELATIVAS AO ANO ANTERIOR Previsão DespesaMetas Previstas 2015 Realizado 2015 Diferença % Despesas Correntes , ,43 12,07 Pessoal e Encargos Sociais , ,35 9,73 Juros e Encargos da Dívida , ,15 0,46 Outras Despesas Correntes , ,93 16,17 Despesas de Capital , ,32-19,16 Investimentos , ,86-23,14 Amortização da Dívida , ,46 14,38 Reservas , ,00 Reserva do RPPS , ,00 Reserva de Contingência , ,00 TOTAL , ,75 -5,11

PRIORIDADES PREVISTAS PARA 2017 Pagamento dos subsídios, salários e encargos sociais; Manutenções diversas necessárias para o desenvolvimento das Secretarias; Aquisição de equipamentos e mobiliários em geral; Aquisição de veículos; Construções, ampliações e reformas; Manutenções diversas dos programas da saúde; Manutenções diversas dos programas da área social; Aquisição de merenda para alunos da rede municipal de ensino. Manutenções básicas para o desenvolvimento do ensino fundamental;

PRIORIDADES PREVISTAS PARA 2016 Manutenções básicas para o desenvolvimento do ensino infantil; Transporte dos alunos da rede municipal e estadual do ensino fundamental; Outras manutenções básicas para o desenvolvimento do ensino infantil; Pavimentação urbana; Outras manutenções básicas para o desenvolvimento do desporto amador; Pagamento de inativos, pensionistas, indenizações e restituições, sentenças judiciais, juros da dívida, amortização da dívida; Pagamento de contribuições.

OBRIGADO PELA PRESENÇA!