Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.

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Transcrição da apresentação:

Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura. = o processo de produção são condicionados às condições históricas culturais.

Para compreender a Ciência Filosofia da Ciência = conjunto de reflexões sobre a evolução científica Filosofia da linguagem: analisa a construção e alcance do discurso epistemologia: estuda a veracidade do conhecimento... vídeo

O DISCURSO “em toda sociedade a produção do discurso é ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e distribuída por certo número de procedimentos que têm por função conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatório, esquivar sua pesada e temível materialidade” Michel de Foucalt: A Ordem do Discurso = a realidade é constituída por discurso que ela produz e pelas suas práticas.

CONHECIMENTO E PARADIGMA CONHECER:é apropriar-se das características do objeto PARADIGMA: modelo, padrão que é aceito como tal “ É aquilo que os membros de uma comunidade científica partilham e inversamente uma comunidade científica consiste em homens que partilham de um paradigma” Thomas Kuhn

Formas de conceber o conhecimento Integrador Metafísico Científico Dialético

Metafísico Grécia: busca racional e transcendental, do metafísico. Filosofia Idade Média: visão teocêntrica. Teologia

Sujeito Objeto submete Modo Metafísico Busca da razão última Fase = essência dos objetos “Princípio da identidade”

METAFÍSICO Crer para ver

Modo científico Civilização Ocidental... Partir do renascimento Naturalismo, experimentalismo... Separação: Filosofia e ciência

Modo científico Base razão, método experimental Paradigma científico; teoria newtoniana-cartesiana...  Fundamentos da ciência moderna  Ideário mecanicista determinista  Divisão material e mente  Especialização e fragmentação do conhecimento Positivismo: saber positivo (ordem/razão) “Princípio científico” Sujeito Objeto submete

CIENTÍFICO Ver para crer. “Aprenda olhando para a natureza, use-a como mentora” Leonardo da Vinci

Modo Dialético Século XIX – XX O sujeito em processo de mudança: Hegel Relação entre os opostos Evolução pela contradição = dialética MARX: aplicação na realidade Filosofia da praxis Homem: agente da história

Modo Dialético Sujeito Objeto Conhecimento: transformar a realidade se constituem reciprocamente pela evolução dialética “Princípio dialético”

DIALÉTICO Ver para transformar. O homem é o agente da História

Modo Integrador Segunda metade do século XX Visão Global e interativa – holística Interdisciplinaridade; integração Razão, emoção, sentimento “desconstrução da fragmentação”

Modo Integrador Sujeito Objeto aproximação Nova ordem no horizonte epistemológico Novo humanismo Pensadores: Fritjof Capra Boaventura de Souza Santos

INTEGRADOR Ver para viver melhor “ Hoje não se trata tanto em sobreviver como de saber viver. Para isso é necessária um outra forma de conhecimento, um conhecimento compreensivo e íntimo que não nos separe e antes nos uma pessoalmente ao que estudamos.” Boaventura de Souza Santos