 N2 Terceiro Setor e Governança Global Profa. Aline Borghi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
DIREITO CIVIL I PESSOA JURÍDICA SOCIEDADES: As sociedades são pessoas jurídicas com fins econômicos. Podem ser: sociedades simples.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
1 Audiência Pública Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Brasília, Seguro Agrícola.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
1 Direito da Infância e Adolescência Aula 09 Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
PERCURSO 3 – Organizações internacionais mundiais.
Sumário Panorama do comércio exterior brasileiro
DIAGNÓSTICOS SOCIOECONÔMICO DE DESASTRES E GRANDES EMPREENDIMENTOS:
Aplicativo e Gestão Integrada a favor de RIO LARGO
A história dos regimes e organizações internacionais
Administração financeira
Plano de Projeto Imprimindo Vida
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
INSTITUCIONAL Escritório composto por advogados e consultores qualificados, com formação multidisciplinar, que atuam com excelência em áreas específicas.
Orientação estratégica na governação do ES em Moçambique
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Revisão do Conceito de Marketing
Curso Técnico em Agronegócio Prof. Odivar Marcos Bonetti
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Profa. Nina Ranieri TGE II
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Exportação Prof. Felipe Borini.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE
Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2017
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Relatório de Autoavaliação Institucional
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Direito da Infância e da Juventude
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Terceira Parte.
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
SOBRE O AFS Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos.
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
70ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Introdução à Logística: Conceito e evolução
REDES SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: SETOR PÚBLICO, PRIVADO, TERCEIRO SETOR; SOCIODIVERSIDADE: MULTICULTURALISMO, TOLERÂNCIA, INCLUSÃO / EXCLUSÃO.
Planejamento Estratégico em Logística
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
I Exercício Escolar À luz das premissas do Prof. McGuire:
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
RISCO DE CHEIAS E INUNDACOES
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
PROPOSTA DE ANÁLISE SEGUNDO A TEORIA DA MUDANÇA1
TEMA: CRIME, MORAL E ÉTICA
Parceiros institucionais - agregando esforços na execução do programa
Desenvolvimento sustentável para MPE
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Nome ou título do caso Nome da Organização.
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Conheça a Defensoria Pública
PROGRAMAS PROFISSIONAIS Coordenador de Área Paulo J. P
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat
Transcrição da apresentação:

 N2 Terceiro Setor e Governança Global Profa. Aline Borghi

 Discutir sobre as contribuições, desafios e limites do Terceiro Setor, refletindo acerca da atuação do setor público e das corporações e buscando enfatizar a importância das funções sociais do Terceiro Setor e de que forma é possível criar um arranjo político por meio da governança global, superando, com isso, a simples dicotomia entre "Estado" e "Mercado", ao introduzir a dimensão da responsabilidade social das instituições e da conscientização dos cidadãos.. Objetivos do trabalho

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover a reflexão acerca do projeto de vida do estudante como cidadã/cidadão consciente na sociedade Criar um ambiente favorável ao posicionamento crítico quanto às ações do setor público e das empresas privadas em temas de interesse social Pensar sobre a prática das Organizações Não-Governamentais e da busca pela governança Avaliar as possibilidades de atuação e desafios enfrentados pelas ONGs no cenário brasileiro e internacional Estudar a temática do Terceiro Setor e da Governança Global à luz dos seguintes temas de relevância social: Educação e Proteção das Crianças e Adolescentes, Defesa e Promoção de Direitos Humanos, Direitos das Mulheres, Acesso à energia de fontes sustentáveis, Cidades e assentamentos urbanos, Tráfico de Seres Humanos, Tráfico de Drogas, Direitos dos Animais, Combate à pobreza e Promoção da saúde para populações carentes ou em áreas de conflito.

 N1: Seminários – Apresentação Trabalho escrito N2: Reflexão sobre os desafios da gestão pública e privada, relacionando questões de governança, responsabilidade social, Estado, Mercado, ONGs e políticas públicas.

 N2: Projeto de criação/gestão de uma ONG - Área de atuação - Diagnóstico da situação - Falhas/falência do Estado/corporações na área - Público-alvo e local - Classificação da ONG (Assistência Social, Desenvolvimento e Defesa de Direitos, Educação e Pesquisa, Saúde, Outras Instituições Privadas sem Fins Lucrativos, etc.) - Atividades da ONG - Propostas - Objetivos - Divulgação - Responsabilidade/marca social - Função (denúncia/capacitação/treinamento/assistência) - Parcerias - Estatuto (conjunto de regras destinadas a sua administração)  (nome da entidade, seus fins e sede;  requisitos para admissão e exclusão do associado;  direitos e obrigações do associado;  fontes de recursos para sua manutenção;  Composição e funcionamento dos órgãos deliberativos e administrativos)

 OBJETIVOS (escolher alguns desses): Promoção da assistência social; Promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; Promoção gratuita da educação; Promoção gratuita da saúde; Promoção da segurança alimentar e nutricional; Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; Promoção do voluntariado; Promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; Experimentação, não lucrativa, de novos modelos sócioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito; Promoção de direitos estabelecidos, construção de novos direitos e assessoria jurídica gratuita de interesse suplementar; Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; Estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades anteriormente mencionadas; e Estudos e pesquisas para o desenvolvimento, a disponibilização e implementação de tecnologias voltadas à mobilidade de pessoas, por qualquer meio de transporte.

 Nota 2: Valor 9,0 (composição das apresentações dos trabalhos + entrega dos trabalhos, que podem ser de dois tipos): Opção 1: Projeto de criação de uma ONG Opção 2: Vídeo (com duração de 15 minutos, em grupo de até 4 componentes, apresentando de forma criativa problemas de gestão pública e alternativas por outros meios de gestão) Apontar as falhas de gestão pública, possibilidades de gestão por meio de ONGs, responsabilidade social das empresas, etc.

 Mulher que deu à luz durante voo nos Estados Unidos é deportada sem o bebê

 Ação Fome Zero A Ação Fome Zero é uma estratégia de valorização das boas administrações públicas na área de alimentação escolar, destacando o que de bom tem sido feito nesta área, além de incentivar o controle social e a fiscalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar é considerado uma premiação pedagógica. Nessa edição foram 56 cidades finalistas que receberam visita técnica. Para chegar a esta etapa, o projeto da cidade passa por uma avaliação criteriosa com etapas quantitativas e qualitativas. As cidades são premiadas em categorias que, sem hierarquia entre elas, são estrategicamente definidas em função dos pontos mais relevantes do Programa de Alimentação Escolar e para os quais há necessidade de investimento do gestor municipal.

 Médicos Sem Fronteiras “ MSF existe para levar cuidados de saúde essenciais onde seus serviços são mais necessários – em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais e exclusão do acesso a serviços de saúde. Todas essas situações pedem resposta rápida e profissionais médicos e logísticos especializados. Mas nós também administramos projetos de longo prazo, combatendo crises e prestando suporte às pessoas onde há enormes necessidades e falta assistência adequada. Atualmente, atuamos em cerca de 70 países”.